A igreja eo esfriamento espiritual
Sermon • Submitted
0 ratings
· 25 viewsNotes
Transcript
texto: Ap 2.1-7
Introdução: Além disso, Éfeso construiu um templo para propagar a religião imperial de Roma. Em 89–90 d.C., a cidade inaugurou o templo dos Sebastoi (a família de Vespasiano, Tito e Domiciano) e, como era o costume, nomeou administradores do templo para a adoração do imperador. Em Éfeso, a relação entre o culto de Ártemis e a religião estatal de Roma era estreita. Além do mais, os oficiais romanos forçavam o povo a adorar o imperador Domiciano e a expressar a fórmula “César é o Senhor”. Os cristãos eram relutantes quanto a colocar César acima de Cristo, pois o lema deles era “Jesus é o Senhor” (1Co 12.3). Em resultado disso, eram perseguidos.
Na cidade de Éfeso imperava o misticismo, a idolatria, a imoralidade e a perseguição. Naquela cidade, como hoje, o diabo usou duas táticas: perseguição e sedução; oposição e ecumenismo.
Paulo visitou a cidade de Éfeso no final da segunda viagem missionária, por volta do ano 52 d.C. Em sua terceira viagem, permaneceu em Éfeso por três anos. Houve alguns sinais de avivamento na cidade de Éfeso: as pessoas ao ouvirem o evangelho vinham denunciando publicamente as suas obras; as pessoas que se convertiam rompiam totalmente com o ocultismo, queimando seus livros mágicos; o evangelho espalhou-se dali por toda a Ásia Menor (At 19:1–20). Durante a sua primeira prisão em Roma, Paulo escreveu a carta aos efésios, agradecendo a Deus o profundo amor que havia na igreja. Timóteo é enviado para ser pastor da igreja. Mais tarde, o apóstolo João pastoreou aquela igreja, Porém, durante os últimos anos do reinado do imperador Domiciano (a primeira metade da década de 90), a pressão sobre a igreja aumentou devido ao culto ao imperador, resultando no banimento de João para a ilha de Patmos. Agora, depois de quarenta anos, Jesus envia uma carta à segunda geração de crentes, mostrando que a igreja permanecia fiel na doutrina, mas já havia se esfriado em seu amor.
FT:
I. A descrição do Autor (Ap2.1)
a. “Ao anjo da igreja em Éfeso escreva.” Jesus instruiu João a escrever uma curta carta endereçada ao pastor da igreja em Éfeso.
Na igreja primitiva, a igreja em Éfeso era considerada uma líder na província da Ásia e, por isso, foi a primeira entre as sete igrejas a receber uma carta.