A Genealogia de Jesus - Mt 1

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

A Genealogia de Jesus - Mt 1

Nova Versão Internacional 1.1 A Genealogia de Jesus

Registro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão:

2 Abraão gerou Isaque;

Isaque gerou Jacó;

Jacó gerou Judá e seus irmãos;

3 Judá gerou Perez e Zerá,

cuja mãe foi Tamar;

Perez gerou Esrom;

Esrom gerou Arão;

4 Arão gerou Aminadabe;

Aminadabe gerou Naassom;

Naassom gerou Salmom;

5 Salmom gerou Boaz,

cuja mãe foi Raabe;

Boaz gerou Obede,

cuja mãe foi Rute;

Obede gerou Jessé;

6 e Jessé gerou o rei Davi.

Davi gerou Salomão,

cuja mãe tinha sido

mulher de Urias;

7 Salomão gerou Roboão;

Roboão gerou Abias;

Abias gerou Asa;

8 Asa gerou Josafá;

Josafá gerou Jorão;

Jorão gerou Uzias;

9 Uzias gerou Jotão;

Jotão gerou Acaz;

Acaz gerou Ezequias;

10 Ezequias gerou Manassés;

Manassés gerou Amom;

Amom gerou Josias;

11 e Josias gerou Jeconias

e seus irmãos,

no tempo do exílio

na Babilônia.

12 Depois do exílio na Babilônia:

Jeconias gerou Salatiel;

Salatiel gerou Zorobabel;

13 Zorobabel gerou Abiúde;

Abiúde gerou Eliaquim;

Eliaquim gerou Azor;

14 Azor gerou Sadoque;

Sadoque gerou Aquim;

Aquim gerou Eliúde;

15 Eliúde gerou Eleazar;

Eleazar gerou Matã;

Matã gerou Jacó;

16 e Jacó gerou José,

marido de Maria,

da qual nasceu Jesus,

que é chamado Cristo.

17 Assim, ao todo houve catorze gerações de Abraão a Davi, catorze de Davi até o exílio na Babilônia, e catorze do exílio até o Cristo.

Genealogia.
Quando foi que você imaginou que ouviria uma pregação em uma genealogia?
Geralmente a gente até pula, né.
Quando estamos lendo a bíblia a gente chega na genealogia e pula logo pra ação, pra história de fato. Mas o fato é que a genalogia também conta história, por incrível que pareça!
Nossa reflexão de hoje é sobre a genealogia de Jesus.
Aproveitando que hoje a sociedade comemora o Natal, uma data escolhida para se lembrar do nascimento de Cristo, ainda que obviamente Jesus não tenha nascido no dia 25 de dezembro.
Aproveitando a deixa que a sociedade nos dá, falaremos sobre a família de Jesus. De onde ele veio? Jesus sendo filho de Deus certamente veio de uma linhagem gloriosa, nasceu em um berço de ouro… Será? É sobre isso que falaremos hoje.
Uma das coisas mais significativas nos tempos antigos eram a família onde você nascia. Se você viesse de família boa, com boa reputação, riquezas e fama, certamente você tinha grandes chances de ser alguém na vida.
Hoje em dia ainda é assim mas no mundo em que vivemos você consegue burlar isso com mais facilidade hoje em dia. Você pode fazer seu nome independentemente da sua família, o que era mais difícil nos tempos antigos.
Hoje em dia, quando você vai contratar alguém pra trabalhar em uma empresa, você olha o quê? Currículo.
No currículo estão descritos as suas capacidades, suas atribuições, sua escolaridade, os cursos que fez, sua experiência na área… São todas as informações que podem te ajudar a ser aprovado para uma vaga de trabalho.
Nos tempos antigos não se tinha currículo. O verdadeiro currículo, que era o critério de avaliação, era sua linhagem. De onde você vem? É filho de quem? Neto de quem? Tem alguém de destaque na família?
E da mesma forma que no currículo de hoje você só coloca o que você é bom, e omite o que você não sabe fazer, naquele tempo também se dava preferência pelas pessoas importantes da família. Você não precisa avisar que o pai do seu pai foi preso por furtos, você só fala dos parentes que elevam o nível.
A questão é que Mateus faz o contrário aqui. Ele contraria as expectativas da época quando nos conta a genealogia de Jesus.
Quando ele vai citar os nomes dos antepassados de Jesus ele procura deixar claro que ali tem pessoas que não possuem boa fama. Pessoas de histórico duvido. Gente de fora do povo de Israel.
Ele poderia ter citado apenas os bons, os que valessem a pena, mas ele fez questão de citar também aqueles nomes que não impulsionariam a fama de Jesus. Eu quero destacar com vocês apenas 3 nomes:
Tamar. V. 3
Raabe. V. 5
Davi. V. 6.
Primeira coisa que nos chama atenção nesses nomes, com exceção do de Davi são duas mulheres.
Isso por si só já era estranho para a época. Não citava mulher, apenas os homens. E quando citava alguma mulher, era por se tratar de alguém extremamente significativa pra história da família. O que não é o caso.

TAMAR

Quando ele cita Tamar, por exemplo, ele diz: “Judá gerou Perez e Zerá, cuja mãe foi Tamar;”
Ele está dizendo que Judá e Tamar tiveram esses dois filhos, Perez e Zerá.
Mas é bom lembrar que Tamar era nora de Judá. Ela era casada com seu filho mais velho, que faleceu. E depois se casou com o segundo filho, que faleceu também, e então ela ficou sem esposo. Mas olha só o que diz em Gn 38.12-19
Gênesis 38.12–19 NVI
12 Tempos depois morreu a mulher de Judá, filha de Suá. Passado o luto, Judá foi ver os tosquiadores do seu rebanho em Timna com o seu amigo Hira, o adulamita. 13 Quando foi dito a Tamar: “Seu sogro está a caminho de Timna para tosquiar suas ovelhas”, 14 ela trocou suas roupas de viúva, cobriu-se com um véu para se disfarçar e foi sentar-se à entrada de Enaim, que fica no caminho de Timna. Ela fez isso porque viu que, embora Selá já fosse crescido, ela não lhe tinha sido dada em casamento. 15 Quando a viu, Judá pensou que fosse uma prostituta, porque ela havia encoberto o rosto. 16 Não sabendo que era a sua nora, dirigiu-se a ela, à beira da estrada, e disse: “Venha cá, quero deitar-me com você”. Ela lhe perguntou: “O que você me dará para deitar-se comigo?” 17 Disse ele: “Eu lhe mandarei um cabritinho do meu rebanho”. E ela perguntou: “Você me deixará alguma coisa como garantia até que o mande?” 18 Disse Judá: “Que garantia devo dar-lhe?” Respondeu ela: “O seu selo com o cordão, e o cajado que você tem na mão”. Ele os entregou e a possuiu, e Tamar engravidou dele. 19 Ela se foi, tirou o véu e tornou a vestir as roupas de viúva.
Jesus tinha em sua genealogia - em seu currículo - uma mulher que cometeu incesto. Que enganou seu sogro (ainda que ele também não seja nem um pouco inocente na história) e se deitou com ele.

RAABE

A outra mulher que gostaria de destacar é Raabe.
Veja como Mateus cita ela no Mt 1.5
Mateus 1.5 NVI
5 Salmom gerou Boaz, cuja mãe foi Raabe; Boaz gerou Obede, cuja mãe foi Rute; Obede gerou Jessé;
Você percebe como ele decididamente inclui o nome dela na lista. “Cuja mãe foi Raabe”. Ele poderia deixar passar, mas não deixou.
Ela não possui uma história muito intrincada, mas tem uma informação importante acerca dela em Josué 2.1
Josué 2.1 NVI
1 Então Josué, filho de Num, enviou secretamente de Sitim dois espiões e lhes disse: “Vão examinar a terra, especialmente Jericó”. Eles foram e entraram na casa de uma prostituta chamada Raabe, e ali passaram a noite.
Raabe era uma prostituta.

DAVI

Até parece que agora chegou na parte da glória, né. Finalmente alguém importante, alguém com uma história bonita, com linhagem real, aliás, o próprio Rei Davi, o rei mais importante de todo Israel.
Mateus tinha tudo na mão pra deixar que Davi fosse o ponto alto da lista, mas ele faz questão de fazer o contrário.
Veja Mt 1.6
Mateus 1.6 NVI
6 e Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, cuja mãe tinha sido mulher de Urias;
“Cuja mãe tinha sido mulher de Urias.”
Ele não cita o nome da mulher, mas sabemos a partir de 2 Sm 11 que se tratava de Bate-Seba.
Davi faz questão de dizer que essa mulher não era para ser de Davi, pois ela tinha outro marido. Ela era esposa de Urias.
E o que acontece para que ela se torne esposa de Davi? Ele manda matar Urias.

Aplicação

Por que Mateus cita essas pessoas na genalogia de Jesus? O que isso diz a nós?
O próprio Jesus tinha uma família complicada.
Apesar do que você já fez, hoje você pode pertencer à família de Jesus.
A promessa levou gerações para se cumprir.
Related Media
See more
Related Sermons
See more