Chamados para servir
Notes
Transcript
1Re 19.1-18.
Introdução
1. Todos nós fomos criados por Deus. Deus não impediu que fossemos gerados, mesmo que o homem merecesse ser eliminado definitivamente da criação. Mas Deus nunca voltará atrás - Ele não se arrepende de seus feitos por Ele ser ETERNO.
2. Porém, a maldade do pecado traz problemas para todos. E isso não está oculto da nossa consciência. Todos conhecem o que é maldade.
3. Por isso é que a Palavra de Deus condena todos os homens diante do juízo de Deus. Não há desculpa para praticar o que os mentirosos, os ladrões, os adúlteros, os avarentos, enfim tudo o que ofende e é prejudicial para nosso próximo é prejuízo para mim também.
4. Agora - existe um serviço para os servos de Deus. Esse serviço tem a finalidade de glorificar o nome de Deus.
5. E muitos não estão dispostos a envolver-se nesse trabalho - porque é trabalhoso, e parece que o resultado não é tão animador. Parece que não ajuda pessoalmente, ao contrário - parece que produz aversão contra quem faz esse trabalho.
6. A Bíblia não engana quanto a isso - Todos os que querem servir a Jesus enfrentam rejeições e até perseguições.
I - Elias é chamado para servir (v.1).
7. O Senhor havia feito algo extraordinário por meio do seu profeta. Por meio da oração de Elias - fogo desceu do céu e queimou o holocausto encharcado com água. Os 450 profetas do deus Baal acabaram de ser executados. E agora - parecia que essa grande vitória faria uma reviravolta.
8. Eu creio que Elias devia estar pensando que o povo de Israel se converteria - E que grande avivamento estava prestes a acontecer - Israel acabara de ver algo sobrenatural de Deus!
9. Não aconteceu o que o profeta vitorioso esperava. Aliás - vai ocorrer o inverso.
II - Confrotar o pecado é perigoso (v.2).
10. Tudo o que é reconhecidamente mau contraria ao nosso Deus. O Senhor é Deus separado por seu caráter Santo. E a santidade de Deus é a nossa segurança - mas, também é perigoso.
11. Estamos seguros por causa da sua perfeita harmonia do seu caráter, que comunica essa santidade aos seu povo - sua igreja de hoje.
12. No entanto, estamos em perigo por odiarmos o pecado que o mundo ama.
13. Temos uma verdade incontestável - quanto mais Deus usar alguém - vai ocorrer isto 1º) Pessoas conhecerão a libertação em Cristo por ser você um instrumento usado por Ele; 2º) Pessoas vão detestar quem é usado por Ele.
III - A rejeição pode trazer medo e desânimo (v.3,4).
14. Fugiu para salvar a vida. Por causa do medo de morrer, Elias o mais venerado profeta do AT fugiu.
15. Não podemos julgar e culpar o profeta, porque muitos fiéis servos de Deus em todos os períodos de perseguição extrema, também procuraram fugir da morte. Até mesmo Policarpo esteve econdido dos seus perseguidores, que foram em sua busca, para levá-lo à Roma. Até uma hora que não teve mais pretensão de fugir, e deixou-se ser preso.
16. Mas a vinda de Cristo para ser crucificado e ressuscitando dentre os mortos - e prometendo a vida eterna por sua palavra, autoridade e revestindo a igreja com poder no Espírito Santo - tirou-nos o medo do nosso inimigo nº 1, a morte. Paulo - Ó morte, onde está a tua vitória?
17. (v.4b) Elias pede a morte - O que vai ocorrer na mente de Elias é o que ocorre com todos, quando se está acuado por um poder maior que você.
18. Mas no medo aparece uma discondância mental. Elias foge de medo da morte, e agora pede ao Senhor a morte.
19. Você consegue perceber que o poder do medo? O medo é pior que a própria morte?
IV - O perigo da Obediência parcial (v.5-14).
20. Dos versos 5 ao 8 o profeta é visitado por um anjo que alimenta-o por duas vezes. Mas também lhe anima para continuar a obra que ainda estava para ser feita.
21. Para Elias - ele já havia feito muito, e parecia-lhe que o resultado não era o que ele esperava. Além disso, a solidão e o aparente abandono de Deus estava minando sua força e sua fé.
22. A falta de ânimo era tão profunda ao ponto de não lhe ocorrer que ele tinha um anjo ao seu lado, que preparava uma refeição.
23. Elias devia seguir para Horebe - o monte de Deus, onde o Senhor manifestou-se aos israelitas - o monte Sina, no deserto do Sinai. A caminhada era longa. Mas aquela refeição foi suficiente para que ele pudesse chegar até lá.
24. Mas, ao invés de ir para o Monte, foi para uma caverna - se econder, fugir da sua tarefa outra vez? (v.9).
25. Seria necessário que ele ouvisse duas vezes a advertência de Deus. Duas vezes, ele responde a mesma coisa (v.10 e 14).
26. Que triste - quando somos acometidos desse mal. Perdendo a percepção da ação de Deus através de anjos (irmãos), e até ou outra qualquer manifestação de bondade, mas muito pior quando nos queixamos da Palavra do Senhor.
27. Sabe quando ocorre isso com Elias - ele tinha feito tão grande serviço, e sua mente carnal exigia recompensa. Quando acontece isso conosco perdemos a consciência da graça de Deus, e entramos no perigosos campo da desobediência.
V - Um chamado e uma ordem (v.15-18).
28. Primeiro - Sua tarefa só acaba quando Deus disser. Segundo - Tudo o que você fizer no reino de Deus, jamais se comparará com a graça de Deus te resgatar do inferno.
29. Para aquele profeta tomar ânimo foi necessário Deus por em seu coração - que ainda seu trabalho não estava concluído.
30. Eu tenho um chamado, você tem um chamado. Nós temo um trabalho. Jesus advertiu aquele moço que tinha outras tarefas, que era cuidar do pai e da família - a palavra de Jesus foi e é esta para nós - deixai os mortos enterrar seus próprios mortos - você vai e prega o reino de Deus.
31. Se é Deus que está dando a ordem - porque obedecemos nossa vontade?
32 . Sabe o que tira o nosso ânimo em fazer a vontade de Deus? Nossa obediência no envolvimento com sua obra só pela metade. Sem entrega - sem alegria. Deus vai te fazer feliz e abençoado quando o chamado for obedecido até o fim.
VI - Aplicação
33. O que aprendemos e aplicamos trará bençãos sem medida.
34. O resumo do que Deus quer ensinar com o descontrole emocional de Elias?
35. 1º) Quantas vezes queremos ser o centro da observação de Deus e da igreja? Se isso é o que está acontecend o - seu coração está exigindo coisas de Deus, e mesmo falando em humildade, entretanto seu coração está controlando essa exigência. E o resultado é a insatisfação que mesmo no seio da igreja vai te entristecer. 2º) A recusa de entregar seus dons de serviço por completo. Em outras palavras “obediência pela metade produz benção espiritualpela metade”. 3º) Se Deus é rico para nos abençoar e nos reajustar na nossa caminhada de servos - que aprendamos a amar e obedecer a sua voz.
36. Podemos sucumbir como Elias, mas se dermos ouvidos em obediência a sua Palavra - voltaremos a ser usados como instrumentos na mão do Senhor.