Clamando a Deus
Notes
Transcript
Estamos na última semana do Ano
É comum nesse período olharmos para trás, para relembrar como foi o ano, as experiencias que passamos, as lutas e batalhas e olhar para o próximo ano imaginando como será.
Infelizmente temos vivido dias difíceis, esse foi um ano difícil, ainda sob a sombra da pandemia no inicio do ano, a pandemia ainda dando sinais agora no final do ano novamente, guerras, recessões no mundo, instabilidades politicas internas em nosso país.
É fácil sentir desanimo, desespero, insatisfação, indignação ao ver tudo isso.
O profeta Habacuque se encontrava em uma situação parecida.
Vamos ler Habacuque 1.1-4
1 Sentença revelada ao profeta Habacuque.
2 Até quando,Senhor,clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! E não salvarás?
3 Por que me mostras a iniqüidade e me fazes ver a opressão? Pois a destruição e a violência estão diante de mim; há contendas, e o litígio se suscita.
4 Por esta causa, a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta, porque o perverso cerca o justo, a justiça é torcida.
Habacuque está olhando para a grande nação de Israel e tudo que ele vê é pecado.
Injustiças, corrupção, violência, idolatria, uma nação longe do Senhor e de Seus caminhos.
É fácil olharmos para o Ano que passou em nosso país e dizer o mesmo, até quando Senhor o Senhor permitirá que tudo isso continue acontecendo?
Habacuque clama a Deus por que conhece o caráter Santo de Deus, seu desespero é explicito também em Habacuque 1.13
13 Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a opressão não podes contemplar; por que, pois, toleras os que procedem perfidamente e te calas quando o perverso devora aquele que é mais justo do que ele?
Habacuque está indignado com o pecado e a situação de sua nação, pois conhece ao Deus que serve.
Sabe a Santidade de Deus e a Santidade que Ele exige de Seu povo.
Veremos nas próximas semanas a resposta que Deus dá a Ele, mas hoje gostaria de levantar algumas lições que podemos retirar desse primeiro capítulo.
1- Habacuque estava indignado com o pecado – Não se deixou corromper com o mundo caído ao seu redor
2- Habacuque sabia a quem recorrer em seu desespero – Ao se ver enojado e indignado pelos pecados ao seu redor, o profeta sabia a quem clamar.
3- Habacuque era íntimo de Deus – pelo tom de seu apelo e de sua conversa com Deus, podemos perceber que ele se relacionava intimamente com Deus
4- Habacuque conhecia Deus e Sua Santidade – Ele não negociava a santidade exigida, não baixou seus padrões perante uma sociedade corrompida, por que conhecia os padrões de Deus.
Como nós temos reagido ao mundo em que vivemos?
Estamos me uma sociedade corrompida pelo pecado em todas as áreas, estamos em um mundo cercado pelo pecado, como temos reagido a isso?
Estamos tolerando alguns pecados ou temos realmente nos indignado com isso?
Como está nosso relacionamento com Deus nesses dias difíceis?
Mais adiante veremos as respostas que Deus deu ao profeta, mas por enquanto, que o Senhor nos de a força para lutar pela santidade nesse mundo caído em trevas.