COMO LIDAR COM A LIBERDADE CRISTÃ

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript
COMO LIDAR COM A LIBERDADE CRISTÃ
1 Coríntios 10:23-24
Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam. 24 Ninguém busque o seu próprio interesse, e sim o de outrem.
Nesse sentido o amor deve controlar o conhecimento
O que quero dizer é que a teologia construída sobre determinado assunto pode até estar coerente, mas o problema é quando não associamos corretamente essa teologia com uma atitude certa.
Os amigos de Jó...
O cuidado, é que devemos reger essa teologia pelo amor...
Em que sentido :
Aos olhos de alguns não esta correto, algum tipo de comportamento que determinada pessoa esta fazendo.
Logo, para outro, não vê nenhum tipo de problema.
A pergunta que  fazemos é quem esta certo ? Ou quem está errado?
A resposta não é determinar quem esta certo ou errado... Até porque todos pecaram !!!
O Apostolo Paulo nos orienta a não ser fiscais da vida alheia.
É preciso que o crente tenha sabedoria para adotar uma postura coerente dentro da liberdade Cristã.
Números 15:32-36
Estando, pois, os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado. 33 Os que o acharam apanhando lenha o trouxeram a Moisés, e a Arão, e a toda a congregação. 34 Meteram-no em guarda, porquanto ainda não estava declarado o que se lhe devia fazer. 35 Então, disse o SENHOR a Moisés: Tal homem será morto; toda a congregação o apedrejará fora do arraial. 36 Levou-o, pois, toda a congregação para fora do arraial, e o apedrejaram; e ele morreu, como o SENHOR ordenara a Moisés.
Para entender melhor precisamos ler :
Êxodo 31:14-15
Portanto, guardem o dia de descanso porque ele é sagrado para vocês. Quem não o guardar, mas trabalhar nesse dia, deverá ser morto. 15 Vocês têm seis dias para trabalhar, porém o sétimo dia é o dia solene de descanso, separado para mim. Quem fizer qualquer serviço nesse dia deverá ser morto.
João 8:3-11
Os escribas e fariseus trouxeram à sua presença uma mulher surpreendida em adultério e, fazendo-a ficar de pé no meio de todos, 4 disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério. 5 E na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes? 6 Isto diziam eles tentando-o, para terem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia na terra com o dedo. 7 Como insistissem na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra. 8 E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. 9 Mas, ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência, foram-se retirando um por um, a começar pelos mais velhos até aos últimos, ficando só Jesus e a mulher no meio onde estava. 10 Erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém mais além da mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? 11 Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais.]
Precisamos saber lidar com a liberdade cristã... e isso, não significa que tal liberdade não tenha limite
Deus colocou um tribunal dentro do homem... e chamou de CONSCIÊNCIA...
1 Coríntios 10:23-33
Alguns dizem assim: “Podemos fazer tudo o que queremos.” Sim, mas nem tudo é bom. “Podemos fazer tudo o que queremos”, mas nem tudo é útil. 24 Ninguém deve buscar os seus próprios interesses e sim os interesses dos outros.25 Vocês podem comer de tudo o que se vende no açougue, sem terem nenhuma dúvida de consciência. 26 Pois, como dizem as Escrituras Sagradas: “A terra e tudo o que nela existe pertencem ao Senhor.” 27 Se alguém que não é cristão convidá-los para comer, e vocês resolverem ir, comam o que for posto na frente de vocês e não façam perguntas por motivo de consciência. 28 Mas, se alguém disser a vocês: “Esta comida foi oferecida aos ídolos”, neste caso não comam, por causa daquele que disse isso e também por motivo de consciência. 29 Não estou falando da sua própria consciência, mas da consciência do outro. Mas alguém pode perguntar: “Por que é que a minha liberdade deve ser diminuída pela consciência dos outros? 30 Se eu agradeço a Deus o alimento que como, por que é que sou criticado, se já o agradeci a Deus?” 31 Portanto, quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. 32 Vivam de tal maneira que não prejudiquem os judeus, nem os não judeus, nem a Igreja de Deus. 33 Façam como eu. Procuro agradar a todos em tudo o que faço, não pensando no meu próprio bem, mas no bem de todos, a fim de que eles possam ser salvos.
O conhecimento sem amor não traz edificação, mas tropeço... Sem amor facilmente pecamos contra o irmão.
É possível golpear a consciência fraca do irmão, Paulo alerta :
" E deste modo pecando contra os irmãos golpeando-lhes a consciência fraca, é contra Cristo que pecais " ( 1 cor. 8:12 )
Precisamos discernir que  aquilo que pode ser certo para alguém pode ser errado para o outro.
O que para alguém pode não ser tropeço,  para o outro pode ser causa de escândalo.
O que é normal para os olhos de um pode ser extremamente chocante para o outro.
A ética cristã é regida não só pelo conhecimento que temos, mas pelo amor que nutrimos pelo próximo.
O amor deve reger a nossa liberdade Cristã.
É  por isso que Paulo vai dizer: Se a comida serve de escândalo a meu irmão,  nunca mais comerei carne, para que não venha a escandaliza-lo. ( 1 Cor. 8:13 )
O que quero dizer é que talvez o irmão precise abrir mão de um direito seu, por considerar a vida do seu irmão mais importante que o seu direito.
Isso é ética Cristã... “ QUE O AMOR POSSA NOS REGER. “
Related Media
See more
Related Sermons
See more