LOUVE A DEUS
Sermon • Submitted
0 ratings
· 7 viewsNotes
Transcript
Salmo 150.1-6
Salmo 150.1-6
O livro dos Salmos, um livro que se divide em cinco partes, são cinco livros que são louvores, cânticos a Deus. Contudo, nem tudo nos são flores. Você já deve ter notado que os Salmos não são só bençãos, não é só alegria e louvor.
Mas, nos salmos encontramos lamentos, nos salmos encontramos choro, encontramos petições dos homens, clamando a Deus por misericórdia, por livramento, clamando a Deus para que os ouça, os atendam e que mude a circunstâncias de sua vida que não estavam favoráveis a eles. Mas, a maioria dos salmos são de louvor a Deus, de gratidão, de alegria, pois, o mesmo Deus que está conosco na tristeza, está na alegria, o mesmo Deus que está conosco nas vitórias, também nos acompanha nas batalhas diárias do dia a dia.
Os salmos nos ensinam muito sobre Deus e nos ensina também sobre nós mesmos, principalmente, os salmos nos ensinam que somos pequenos e que Deus é grande. Os salmos nos ensinam que somos fracos, mas que Deus é forte, que somos peregrinos, mas nos ensina também que Deus está conosco em meio a essa caminhada pelo deserto da vida.
Se você já leu todo o livro de salmos, você irá notar o quanto esse livro tem desabafo com Deus. Onde os escritores dos salmos falam com Deus de maneira abertamente e sem medo, pois, eles entenderam bem que Deus é o nosso Pai, e que Ele quer que nos relacionemos com Ele de forma sincera e verdadeira.
E queria destacar novamente sobre esse livro que inicialmente foi escrito em cinco rolos, em cinco livros, e você vai notar comigo que todos os cinco livros em ordem, terminam louvando a Deus.
1 livro - Sl 41.13: “Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, da eternidade para a eternidade! Amém e amém!”
2 livro - Sl 72.18,19: “Bendito para sempre o seu glorioso nome, e da sua glória se encha toda a terra. Amém e amém!”
3 livro - Sl 89.52: “Bendito seja o Senhor para sempre! Amém e amém!”
4 livro - Sl 106.48: “Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, de eternidade a eternidade; e todo o povo diga: Amém! Aleluia!”
Mas, o quinto livro e último finaliza não somente com um versículo ou dois de louvor a Deus.
Mas, todo o salmo é de louvor a Deus, de foma que aqui encontramos o clímax, o maior cântico de louvor a Deus. Onde o Salmista vai usar a palavra louvor treze vezes. Esse salmo é uma bela conclusão de louvor a Deus pelos seus poderosos feitos na vida do seu povo, e deve servir para nós, de gratidão e louvor a Deus pelos seus feitos durante esse tempo que vivemos neste até aqui.
Queridos, é incrível como Deus usou esses homens para compor esse salmo, pois, embora esses homens foram os mesmos que virão em muitos momentos angustias, tristezas, mortes, derrotas, lamento e dor, foram os mesmos que puderam ver a boa mão do Senhor os conduzindo mesmo no vale da sombra da morte.
Estou convencido de que esse é um Salmo que comemora as vitórias nas lutas, que comemora o aprendizado que obtemos em meio as mais profundas batalhas da caminhada. E é uma convocação para celebrarmos aquele que é digno de todo louvor.
Tema: Louve a Deus
V. 1 Onde devemos louvar a Deus
A abertura do salmo convoca terra e céu ao louvor. Deus nos convoca nesse salmo a louvá-lo. E nos ensina que Ele deve ser adorado, louvado no santuário e no firmamento. No templo, e em casa, na terra e no céu. Na nossa família, na nossa devoção diária. Ele deve ser louvado diante de todos, e em secreto, no nosso quarto, em nossa privacidade.
Deus deve ser adorado em todos os lugares. Sua presença está no céu e na terra, no oriente e no ocidente. Assim, onde quer que venhamos a nos encontrar, Deus está ali, e Ele deve ser adorado por nós.
É como se o salmista dissesse: não existe lugar, pois, como disse Jesus: Os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em Espírito e em Verdade. Pois, onde quer que estejamos, devemos prestar a Deus todo louvor, pois, Ele é digno de nosso louvor, e Ele está presente em todo lugar.
Nós somos morada de Deus, somos santuário de Deus, e devemos então usar nossa vida para louvor de Deus, onde quer que estejamos.
Notamos o apostolo Paulo e Silas, onde eles foram presos, e mesmo ali, em uma prisão, em um local onde muitos estão murmurando e lamentando suas situações, o cristãos deram testemunho em quem eles confiam, e louvaram a Deus mesmo presos no carcere. Não existe limites de lugares para louvar a Deus. Eles ali estavam cantando louvores a Deus e orando.
Não esperaram estar feliz, eles não esperaram serem soltos, eles não esperaram um tempo de abundancia e prosperidade, eles não aguardaram um tempo de paz e alegria. Mas, eles louvaram a Deus apesar das circunstâncias.
Como diz o cântico:
Esta paz que eu sinto em minha alma
Não é porque tudo em mim vai bem
Esta paz que eu sinto em minha alma
É porque eu amo ao meu Senhor!
Não olho circunstâncias
Não, não, não, olho o seu amor
Não me guio por vista, alegre estou!
O resultado deles, foi que a situação mudou, Deus abençoa o seu povo quando o seu povo o louva mesmo em tempos difíceis, não importa o lugar. Pois, isso demostra que cremos em Deus e confiamos que Ele é poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos.
V.2 Porque devemos louvar a Deus
O salmista nos encoraja a louvamos a Deus, e ele nos diz porque devemos fazer isso, ele vai nos dar as razões, os motivos porque devemos louvar a Deus.
Primeiro motivo é louvarmos a Deus pelo que Ele fez e faz (pelos seus poderosos feitos)
O segunda motivo é pelo que Ele É (sua muita grandeza)
Mas, note comigo, quando analisamos esses dois motivos, nós conseguimos ver a diferença entre louvar a Deus e adorar a Deus.
Louvamos a Deus pelo que Ele fez e faz.
A palavra louvor no Novo Testamento quer dizer agradecer, bendizer, é uma resposta de louvor a Deus.
E nós adoramos a Deus pelo que Ele É.
Já a palavra para adoração é latreia e significa serviço, e indica alguém que reconhece a quem Ele está adorando, e reconhece Deus como sendo muito maior, e mais elevado.
Você deve ser grato, isso é uma atitude de louvor a Deus.
E devemos servir a Deus, isso é uma atitude de adoração a Deus, e aquele que verdadeiramente louva a Deus, Ele também serve a Deus, não tem como ser cristão e não ser servo.
Portanto, porque você deve louvar a Deus, porque Ele nos criou, Ele criou todas as coisas, e todos somos feitos, criados para glória d’Ele!!!
Porque Deus é Deus, pois, sendo quem Ele É, Ele é digno de todo o nosso louvor.
V.3-5 Como devemos louvar a Deus
A música é universal, e aqui notamos uma orquestra lotada de instrumentos. Trombeta, saltério, harpa, adufes, e até mesmo o corpo que acompanha com danças, instrumentos de cordas, flautas, cíbalos sonoros e retumbantes.
Devemos louvar a Deus com todos os instrumentos.
Louve com trombeta, com saxofone, flautas e entre outros, podemos louvar a Deus com violão, guitarra, baixo e outros instrumentos de corda(harpa). Podemos louvar a Deus com adufes é o pandeiro.
Nota-se que Deus quer ser louvado com todos os instrumentos. Seja com bateria, ou mesmo com um flauta, com instrumentos de corda, percussão, e de sopro. E isso acompanhado de danças.
Contudo, devo fazer uma observação de contexto, é de se notar que os salmos aqui a palavra danças aqui pode ser traduzido como flauta, e a maioria das traduções traduz como danças. Eu creio que a palavra aqui seja dança, como diz a maioria das traduções, contudo irmãos, eu não creio que essa ordem seja para o culto. Não vimos em momento algum louvores a Deus na Igreja na Bíblia, onde o povo louvava e dançava no templo, ou nas sinagogas. Mas, podemos ver homens e mulheres que dançaram em louvor a Deus, mas não era em um culto, e sim em sua privacidade ou mesmo em festas. Ou seja, não era no meio do culto. O culto a Deus deve ser feito com ordem e com decência. Deus é um Deus de ordem e não de desordem. Não existe ministério de dança na Bíblia, não existe dança no culto. Os salmos era normalmente entoados e cantados, e o povo sempre dançavam em festas, mas, eles nunca dançavam no tabernáculo, no templo e nem mesmo no Novo Testamento no tempo das sinagogas.
V.6 Quem deve louvar a Deus
Além do louvor ser dado a Deus em todos os lugares, por todas as razões, e formas que seja com descendia e ordem. O louvor deve ser entoado, por todo ser que respira, é chamado a louvar a Deus. Toda a criação, todos os povos, tribos, línguas e nações, devem adorar a Deus, devem reconhecer a grandeza, e os feitos de Deus, e louvá-lo.
Salmo 96: Cantem ao Senhor um novo cântico;cantem ao SENHOR, todos os habitantes da terra! Cantem ao Senhor, bendigam o seu nome;cada dia proclamem a sua salvação! Anunciem a sua glória entre as nações,seus feitos maravilhosos entre todos os povos! Porque o Senhor é grande e digno de todo louvor,mais temível do que todos os deuses! Todos os deuses das nações não passam de ídolos,mas o SENHOR fez os céus. Majestade e esplendor estão diante dele,poder e dignidade, no seu santuário. Dêem ao Senhor, ó famílias das nações, dêem ao SENHOR glória e força. Dêem ao Senhora glória devida ao seu nome,e entrem nos seus átrios trazendo ofertas. Adorem o Senhor no esplendor da sua santidade;tremam diante dele todos os habitantes da terra. Digam entre as nações: “O SENHOR reina!”Por isso firme está o mundo, e não se abalará,e ele julgará os povos com justiça. Regozijem-se os céus e exulte a terra!Ressoe o mar e tudo o que nele existe! Regozijem-se os campos e tudo o que neles há!Cantem de alegria todas as árvores da floresta, cantem diante do SENHOR, porque ele vem,vem julgar a terra;julgará o mundo com justiçae os povos, com a sua fidelidade!
Este último versículo é uma ordem final ao louvor no Salmo, e tem seu eco numa visão do Livro do Apocalipse. Onde João diz: “Então ouvi toda criatura no céu e na terra e debaixo da terra e no mar, e tudo o que neles existe, cantando: àquele que se assenta no trono e ao Cordeiro seja o louvor e a honra e a glória e o poder, para todo o sempre!” (Ap 5.13). E o salmo termina com um final dizendo que todos “Louvem o SENHOR!”, “Aleluia!”
Aplicações:
LOUVE A DEUS EM TODO TEMPO, LUGAR E CIRCUNSTÂNCIAS
LOUVE A DEUS TODOS OS DIAS DE SUA VIDA. VOCÊ TEM MOTIVOS DIÁRIOS PARA LOUVAR A DEUS.
LEVE OUTRAS PESSOAS A LOUVAR A DEUS.