Deus deseja te abençoar!

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 20 views
Notes
Transcript
Todos nós começamos o novo ano com a esperança de dias melhores. Temos planos novos, decisões novas e o desejo de experimetar algo melhor da parte de Deus. Muitos na busca de realizações e viver o extraordinário de Deus criam rituais de passagem do ano.
Igreja
De branco
De joelhos orando
Cantando
Se isso não acontece, parece que a virada não foi a mesma e ficamos perdidos. Algumas culturas e religiões possuem seus rituais também:
Umbanda - Vestir-se de branco e ir à praia. Escrever uma lista de desejos e pedidos e colocar debaixo de um pires com uma vela acesa. Uma vez que a vela se apaga, você pega a lista e guarda.
Hinduísmo - Velas, lâmpadas e fogos de artifício são usados para espantar os maus espíritos.
Budismo - É um tempo de reflexão. De pensar o que não deu certo e reavaliar.
Xintoísmo - As pessoas vão aos templos pedir que os deuses os abençoem com felicidade, paz e prosperidade.
Todos querem a mesma coisa e são legítimos nas suas buscas e desejos. Os fins de ano sempre nos despertam o desejo de algo ddiferente.
Para o discipulo de Cristo, não é diferente. Você, certamente, inicia esse ano com expectativas de melhoras. Mas o que Deus espera do seu povo ? O que devemos fazer para que o ano de 2023 seja o ano mais fantástico das nossas vidas ?
Vamos pensar nesse texto sob dois aspectos: O que Deus espera de nós e O que podemos esperar de Deus.
Esse texto que lemos nos ajudará a entender issso.
povo derrotado em Afeca - Cap 4
povo derrotado pela segunda vez, arca é capturada - Cap 4
povo vive sob a opressão dos filisteus - Cap 4 a 7
arca é devolvida e fica na fronteira - Cap 6
Deus não tinha esses planos para o povo. Deus não chamou Abraão e fez dele uma grande nação para fazer o seu povo sofrer. O povo abandonou ao Senhor, se rebelou contra o Deus que os chamou e conduziu até aquele momento.
Jz 2.13 “Abandonaram o Senhor e prestaram culto a Baal e a Astarote.”
Deus é o Deus das oportunidades - Ele, como um pai bondoso, nos orienta e espera que tomemos as melhores decisões. Se errarmos, espera que nos arrependamos e voltemos ao seu cuidado.
Durante 20 anos o povo sofreu.
Havia uma crise na liderança espiritual do povo.
O povo chama Samuel e diz que está arrependido.
O povo queria um futuro melhor. Queria um um novo começo, uma nova fase na vida. Aqui vemos um povo cansado da vida que estava levando, querendo uma experiência nova e por isso, clama. Talvez seja essa sua situação nessa noite aqui neste lugar, cansado e querendo experimentar algo novo e Deus e o Senhor está te esperando, ele te trouxe aqui nesse lugar para falar ao seu coração sobre como experimentar algo novo da parte dele.
O que Deus espera de nós ?
1 - Ele quer que você se entregue a ele de todo o seu coração. Vs 3
A vida com Deus nunca é exterior, superficial. Nunca é apenas um novo ritual. Requer uma mudança de atitude, de motivação. Coração é a sede das emoções, intenções e da vontade humana. A vontade humana é nossa capacidade para a escolha e ação, que pode ser exercida para o bem ou para o mal.
“Preparai o coração ao Senhor - Vs 3” - Samuel convoca o povo para uma profunda “faxina” no seu interior. Uma atitude de limpar o coração para uma novo compromisso com o Senhor, uma reconciliação necessária ao povo. O povo deveria renunciar as ações do passado, reparar o que ficou pra trás e liberar o coração para uma nova caminhada com o Senhor.
Apocalipse 2:5 “Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio...”
Não basta saber que é preciso arrepender-se. Pelo contrário, cabe perguntar para onde precisamos retornar. Para o ponto do qual nos desviamos! É por isso que o arrependimento frutífero sempre consiste em “lembrar-se”.
Deus não aponta os nosso pecados e é só isso ! Ele nos mostra o nosso pecado e nos diz o que fazer - “servi a ele só” “pratique as obras que praticava no início”
Além de preparar o Coração, o Profeta convoca o povo para uma reflexão mais cuidadosa. É de todo o coração ? É verdade isso ! Por isso, entregar-se ao Senhor de todo o coração requer colocar o Senhor em primeiro lugar naquilo que fazemos:
Como eu comunico o evangelho com essa minha decisão?
Como me aproximo de Deus com essa atitude?
Como edifico a igreja com o que estou fazendo ?
O que Deus quer de mim, nesse momento ?
Quando perguntas assim tiverem “pulsando no seu sangue” quer dizer que seu coração está entregue a ele.
2 - Ele espera de nós evidências de arrependimento ? Vs 4
Chorar nem sempre representa arrependimento.
Um discurso bonito, nem sempre quer dizer que houve arrependimento.
Arrependimento deve ser demonstrado com atitudes e isso não deve ofender o pecador.
Não adianta dizer, precisa fazer.
Não vos enganeis - essa expressão nos alerta sobre o perigo da autosabotagem. De agasalhar uma mentira, fazendo dela uma verdade pra si mesmo. Esse é o caminho da morte.
Abandonar os baalins e astarotes exigia dois movimentos difíceis:
Primeiro, os israelitas deveriam rejeitar os costumes que eram normais e amplamente difundidos na época deles. Adorar o Deus da Bíblia exigia que eles fossem separados e se distinguissem da cultura idólatra ao redor. Do mesmo modo, quem quiser seguir Jesus hoje simplesmente não pode conformar-se aos caminhos do mundo. O mundo tem uma definição de sucesso e um modo de resolver problemas da vida que são completamente diferentes dos de Deus e de seu povo. João lembra-nos que “tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo” (1Jo 2.16). Do mesmo modo, Tiago adverte os crentes que mundanismo é idolatria: “Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo contra Deus” (Tg 4.4).
Segundo, adoração aos ídolos era sensualmente atrativa. A adoração a Baal e a Aserá envolvia ofertas de sexo ritual para influenciar suas forças para a fertilidade. Muitos israelitas achavam que esse era um modo mais agradável de fazer as colheitas aumentarem do que fazer uma reunião de oração. Como os caminhos do pecado são tão naturalmente atrativos à nossa natureza corrompida. É mais cômodo fazer o que a carne manda e, por isso o abandono representava algo mais complexo.
Muitos querem viver algo novo fazendo as mesmas coisas do passado. Querem experimentar o vinho novo sem se deixar transformar em odres novos.
Deus tem uma vida nova pra você, mas você precisa derramar o seu coração para ele e se despir na presença dele para que ele te vista de vestes de salavação / justiça e adoração. Não se trata apenas abandonamos as trevas, mas passamos a andar na luz. O poder para nos afastarmos do pecado vem de ver a glória do Senhor como o verdadeiro Deus, e a bênção de sua salvação como a nossa única esperança.
3 - Ele espera de nós confissão de pecados - Vs 6
O povo naquele dia confessou o seu pecado, reconheceu o seu erro diante do Senhor e diante da congregação. A confissão de pecados sempre nos coloca numa posição de humilhação, mas nos liberta de toda a culpa. Enquanto não reconhecermos os nossos erros nos escondendo por trás da síndrome de adão, não receberemos perdão e não seremos perdoados e transformados.
Embora o pecado de Davi (11.1–27) pareça pior que qualquer coisa que Saul tenha feito, ele foi perdoado, enquanto Saul não foi. Por quê? Porque Saul nunca assumiu a responsabilidade por seus pecados, sempre culpou os outros (1 Sm 13.11,12; 15.15–21), enquanto Davi confessou rapidamente seu pecado (12.13). O pecado escondido não pode ser perdoado; mas se for trazido à luz, Deus o perdoa, conforme a experiência de Davi (Sl 32.1–5; 51). O pecado escondido me fere e me prejudica; o pecado confessado me liberta (Pv 28.13; 1 Jo 1.6–9).
O que esperar de Deus ?
1 - Que ele ouça a nossa oração - vs 4,vs 9
Quando estamos alinhados com a vontade do Senhor oramos segundo a sua vontade. Nossas orações não são egoístas, orgulhosas nem uma prática litúrgica vazia. Nossas orações transformam-se em uma profunda conexão de intimidade com o Pai. Um conversa de um pai com um filho.
E 1João 5:14
“Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, ele nos ouvirá.”
2 - Que ele manifeste a sua glória entre nós - Vs 10
O povo se arrependeu vs 4, se reuniu vs 5, se santificou vs 6.
Muitos acham que o poder de Deus se manifesta em uma programação e em resposta a uma musica bem entoada, uma oferta mais generosa, uma oração mais fervorosa. Deus intervém com poder, quando o seu povo arrepende e se volta pra ele. Quando há santidade no meio do povo, quando há verdade em tudo que fazemos, quando há comunhão genuína. Tudo isso gera em nós uma profunda expectativa sobre a manifestação da glória de Deus.
3 - Que ele nos capacite nas batalhas da vida
Agora o povo é vencedor na batalha. Não estavam firmados em supertições, não estavam firmados no orgulho, não confiados em ssi mesmos, mas na força do Senhor. No agir sobrenatural de Deus.
Conclusão
Hoje é o primeiro dia de 2023. O que você espera para esse ano ? Qual a sua expectativa em relação a DEUS? Saiba o seguinte o Senhor está avido para te abençoar mas você precisa entender que há algo a ser feito. Quer experimenta um ano de 2023 extraordinário?
Começe mudando de atitude.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.