Cativeiro Babilônico: Por que 70 anos? Uma análise profética e teológica
Livro de Daniel • Sermon • Submitted
0 ratings
· 5,167 viewsNotes
Transcript
Questões Introdutórias de Daniel
Questões Introdutórias de Daniel
12 capítulos
2 idiomas | 1 e 2.4a e 8-12 hebraico | 2.4b-7 aramaico
Cronologia não linear, mas especialmente temática
Daniel 1.1 e 1.21
Daniel 6 - O que acontece
Contexto de início do reinado de Dario
Daniel orando - o que leva Daniel a orar?
A razão é apresentada em Daniel 9.1-3
No primeiro ano de Dario, filho de Assuero, da linhagem dos medos, o qual foi constituído rei sobre o reino dos caldeus, no primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi, pelos livros, que o número de anos, de que falara o Senhor ao profeta Jeremias, que haviam de durar as assolações de Jerusalém, era de setenta anos. Voltei o rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, pano de saco e cinza.
onde ao ler o texto de Jeremias 29 que declara que ficariam 70 anos no cativeiro, entende o tempo que deveriam ficar cativos. Este período estava se aproximando de seu cumprimento
Por que 70 anos? - 2Crônicas 36.17-21
Por isso, o Senhor fez subir contra ele o rei dos caldeus, o qual matou os seus jovens à espada, na casa do seu santuário; e não teve piedade nem dos jovens nem das donzelas, nem dos velhos nem dos mais avançados em idade; a todos os deu nas suas mãos. Todos os utensílios da Casa de Deus, grandes e pequenos, os tesouros da Casa do Senhor e os tesouros do rei e dos seus príncipes, tudo levou ele para a Babilônia. Queimaram a Casa de Deus e derribaram os muros de Jerusalém; todos os seus palácios queimaram, destruindo também todos os seus preciosos objetos. Os que escaparam da espada, a esses levou ele para a Babilônia, onde se tornaram seus servos e de seus filhos, até ao tempo do reino da Pérsia; para que se cumprisse a palavra do Senhor, por boca de Jeremias, até que a terra se agradasse dos seus sábados; todos os dias da desolação repousou, até que os setenta anos se cumpriram.
O contexto que Daniel se encontra é que diante de 490 anos de desobediência, Deus leva eles ao cativeiro por 70 anos.
É importante ter em mente que diferente do livro de 1ª e 2ª Reis, o livro de 1ª e 2ª Crônicas, são escritos após o Cativeiro Babilônico, ou seja, eles escrevem com uma perspectiva de saída do exílio.
O resto do povo, os sacerdotes, os levitas, os porteiros, os cantores, os servidores do templo e todos os que se tinham separado dos povos de outras terras para a Lei de Deus, suas mulheres, seus filhos e suas filhas, todos os que tinham saber e entendimento, firmemente aderiram a seus irmãos; seus nobres convieram, numa imprecação e num juramento, de que andariam na Lei de Deus, que foi dada por intermédio de Moisés, servo de Deus, de que guardariam e cumpririam todos os mandamentos do Senhor, nosso Deus, e os seus juízos e os seus estatutos; de que não dariam as suas filhas aos povos da terra, nem tomariam as filhas deles para os seus filhos; de que, trazendo os povos da terra no dia de sábado qualquer mercadoria e qualquer cereal para venderem, nada comprariam deles no sábado, nem no dia santificado; e de que, no ano sétimo, abririam mão da colheita e de toda e qualquer cobrança.
O ciclo do ano sabático funcionava para cada 7 anos, onde a cada 6 anos, 1 era dedicado para a terra descansar. O texto ao mencionar que os 70 anos serviriam para a terra, está apontando para 490 anos de desobediência do povo.
Por que Daniel ora ao se aproximar o final dos 70 anos? Jeremias 29.10-13
Assim diz o Senhor: Logo que se cumprirem para a Babilônia setenta anos, atentarei para vós outros e cumprirei para convosco a minha boa palavra, tornando a trazer-vos para este lugar. Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.
E qual a resposta de Deus diante da oração de Daniel?
Falava eu ainda, e orava, e confessava o meu pecado e o pecado do meu povo de Israel, e lançava a minha súplica perante a face do Senhor, meu Deus, pelo monte santo do meu Deus. Falava eu, digo, falava ainda na oração, quando o homem Gabriel, que eu tinha observado na minha visão ao princípio, veio rapidamente, voando, e me tocou à hora do sacrifício da tarde. Ele queria instruir-me, falou comigo e disse: Daniel, agora, saí para fazer-te entender o sentido. No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado; considera, pois, a coisa e entende a visão.
Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, para expiar a iniquidade, para trazer a justiça eterna, para selar a visão e a profecia e para ungir o Santo dos Santos. Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Ungido, ao Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas; as praças e as circunvalações se reedificarão, mas em tempos angustiosos. Depois das sessenta e duas semanas, será morto o Ungido e já não estará; e o povo de um príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será num dilúvio, e até ao fim haverá guerra; desolações são determinadas.
Qual a conexão dos 70 anos com as 70 semanas?
A profecia das 70 semanas vem como resposta à profecia dos 70 anos e como a solução final. Não estamos lidando aqui apenas com um messias, mas com o Messias. Ao consultar a profecia dos 70 anos, Daniel esperava um messias em particular – Ciro. Mas a profecia das 70 semanas é a versão universal da profecia dos 70 anos, como já vemos implícito na linguagem da passagem. Doukhan, Segredos de Daniel, p. 130
A história de Daniel é um protótipo da história da salvação.
A resposta de Deus para Daniel não é que simplesmente ele e seu povo seriam libertos do cativeiro babilônico, mas que o Messias viria para finalmente libertar a humanidade do pecado através do sacrifício de Jesus Cristo.
Mas como viver enquanto o Messias não vem? Jeremias 29.5-7
Edificai casas e habitai nelas; plantai pomares e comei o seu fruto. Tomai esposas e gerai filhos e filhas, tomai esposas para vossos filhos e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; multiplicai-vos aí e não vos diminuais. Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz.
HINO FINAL: 469 - Enquanto Ele não Vem