SEREMOS SEU POVO E TU SERAS NOSSO DEUS.

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 10 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

Promessas e metas para 2023.
A triste realidade de quebrar alinças que o ser humano tem.

Alguns Foram exemplo de Rebeldia.

Relação de Deus com os homens:
Uma aliança é um acordo imutável e divinamente imposto entre Deus e o homem, que estipula as condições do relacionamento entre as partes.
— Wayne Grudem
A Relação entre Deus e os homens é definida por promessas de ações de Deus (bençãos) e requisitosdo homem para benefício dessas.
Tais promessas não mudam e não podem ser definidas nem negociadas pelo homem, mas sim por Deus.
O nome que damos a essa relação é aliança.
Alinça Das Obras:
Instituição no Edem;
Deus fez uma alinça com Adão e Eva, a “Alinça das Obras”. Onde as obras dos seres humanos eram o requisito para alcançar a promessa de ação de Deus.
Desenvolvimento e Expansão da Maldição
Caim
A Humanidade Fora da Arca
Terá e Ló

Os Seres Humanos Quebram Suas Promessas Para Com Deus.

A‌ Alinça das Obras mudou?
Não, ontinua vigorando sobre todos nós, uma vez que o cumprimento perfeito da lei conduz à vida eterna e o salário do pecado é a morte.
Romanos 10.5 NVI
Moisés descreve desta forma a justiça que vem da Lei: “O homem que fizer estas coisas viverá por meio delas”.
Romanos 6.23 NVI
Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Ninguém consegue cumprir tão alto padrão.
Por se tratar de uma alinça direta entre Deus e os homens, nenhum de nós é capaz de cumprir seus altíssimos requisitos e por isso sofremos a punição.

Deus Cria Um Novo Caminho de Benção Aos Herois da Fé.

Deus se alegra na comunhão com os homens que ele criou e por isso institui essa alinça relacional e dá a ela o tempo eterno de estender-se aos filhos que ele mesmo ordenou que Adão e Eva reproduzissem.
Na queda, quando o ser humano não consegue alcançar o padrão de obediência exigida por Deus, parece que tudo está acabdo,
No entanto, Deus mesmo se encarrega de criar um novo caminho que pudesse ser intermediador entre a hmmanidade e Deus. Fazendo assim que Deus recebesse obediÊncia perfeita e a humanidade pudesse aproveitar das bençãos oferecidas na alinça das obras.
E a maior parte desta pericope é dedicada a mostrar como os heróis da fé, entendem e vivem esse novo caminho.
Não podemos nos enganar ao achar que apenas no novo testamento é que esta alinça está em vigor, uma vez que acompanhamos os exemplos daqueles que morream convictos da chegada do Messias e de sua obra de mediação.
Por ter uma fé genuina produziremos obediência que concorda com tal fé. Dessa forma, os herois da fé tiveram uma vida de obediência que é fruto da fé no Messias.

Desu Criou Um Novo Caminho de Benção aos Seres Humanos.

Jesus, ao intermediar nossa alinça com Deus, nos liberta da alinça das obras (a qual somos incapazes de cumprir), para que pudessemos ser inclusos na aliança da graça.‌
A aliança da Graça, consiste no requisito de fé na hobra remissora de Jesus Cristo o Mesias; pelas bençãos da alinça de obra. (o que aponta para ideia de que a alinça de obra não mudou).

CONCLUSÃO

Para viajantes de volta a casa, não deve importar ver o cumprimento de promessas que se cumprirão independete deles. Por isso, com a certeza do cumprimento da promessa, mesmo sem ter chegado o fim, é que obedecemos fielmente em relação com Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more