Acalme o sue coração, O Rei está no trono. Salmo 2
Notes
Transcript
Introdução
Introdução
A maioria dos Teólogos concordam que o Salmo 2 é uma continuidade do primeiro Salmo, de fato, alguns manuscritos antigos trazem os dois Salmos juntos como Salmo 1.
Semana passada nós vímos no Salmo 1 o chamado de Deus para que cada um de nós se identifique com O justo, confie nEle e seja adicionado à comunidade dos Justos. E então, por gratidão ao Justo, buscamos uma vida como a dele: uma vida em que não ouvimos os conselhos dos ímpios, não imitamos a conduta dos pecados e nem nos assentamos na roda dos zombadores.
Ao contrário, meditamos dia e noite na Palavra de Deus, a fim de que nossas almas estejam satisfeitas no Deus da Palavra.
"Por que se amotinam as nações e os povos tramam em vão?"
O Salmo 2 começa nos tirando do plano individual e nos levando a ver as lutas cósmicas. Ele nos faz tirar os olhos, por um instante de nossas vidas, e nos faz perceber os movimentos das nações.
As nações e os povos se amotinam e tramam em vão. Uma outra tradução para "tramam em vão" seria "meditam em futilidades", lembra no que medita o Justo, o abençoado? (Na lei do SENHOR)
Mas o Salmista está fazendo uma pergunta: Por que as nações e os povos estão nesse alvoroço, amotinados e tramando em vão?
A resposta está nos versos 2 e 3
"Os reis da terra tomam posição e os governantes conspiram unidos contra o SENHOR e contra o seu ungido, e dizem:
“Façamos em pedaços as suas correntes, lancemos de nós as suas algemas!”
As nações e os povos estão amotinadas (rebelião em cadeias), e tramando contra quem?
Conta o SENHOR e contra o seu ungido (palavra hebraica מָשִׁיחַ ou em Grego Cristo)
As autoridades da terra se rebelam, se posicionam e conspiram unidas contra Deus e contra o escolhido, o messias, o ungido de Deus.
E qual o objetivo delas nessa conspiração? (Verso 3)
“Façamos em pedaços as suas correntes, lancemos de nós as suas algemas!”
As nações querem se ver livres do governo, do domínio, da soberania de Deus sobre as suas vidas.
As nações vêm o domínio, o governo e a soberania de Deus como escravizadores, elas enxergam a submissão à autoridade de Deus como algo que prende, que limita.
Por isso, elas tramam, elas se unem, se apoiam, e unidas marcham contra o Soberano, O SENHOR.
E como o SENHOR, reage a esta rebelião? (verso 4)
"Do seu trono nos céus o Senhor põe-se a rir e caçoa deles."
Este Salmo é bastante citado no Novo Testamento, e tem um lugar específico em que o autor Bíblico não apenas cita o Salmo 2, mas o explica. É isso o que Lucas faz no livro de Atos, capítulo de número 4, quando ele relata a oração dos primeiros cristão:
Quando foram soltos, Pedro e João voltaram para os seus companheiros e contaram tudo o que os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos lhes tinham dito. Ouvindo isso, levantaram juntos a voz a Deus, dizendo: “Ó Soberano, tu fizeste os céus, a terra, o mar e tudo o que neles há! Tu falaste pelo Espírito Santo por boca do teu servo, nosso pai Davi:
“‘Por que se enfurecem as nações, e os povos conspiram em vão? Os reis da terra se levantam, e os governantes se reúnem contra o Senhor e contra o seu Ungido’.
De fato, Herodes e Pôncio Pilatos reuniram-se com os gentios e com o povo de Israel nesta cidade, para conspirar contra o teu santo servo Jesus, a quem ungiste. Fizeram o que o teu poder e a tua vontade haviam decidido de antemão que acontecesse.
Entende como Deus reage à rebelião e aos motins das nações? Percebe como Deus lida com a conspiração dos Reis da terra?
Deus aproveita a rebelião, a conspiração e os motins das nações para cumprir os seus planos redentores para com essas mesmas nações.
Mas não apenas para os propósitos redentivos, Deus também revela sua justiça diante das nações. Veja os versos 5 e 6
Em sua ira os repreende e em seu furor os aterroriza, dizendo:
“Eu mesmo estabeleci o meu rei em Sião, no meu santo monte”.
As nações se amotinam, os Reis conspiram contra Deus porque nunca experimentaram na Ira de Deus, porque nunca foram apresentados a Deus em sua função de juíz.
Essa palavra "aterroriza" é a mesma palavra que aparece lá em Gênesis 45.3 quando José se revela aos seus irmãos. Os irmãos de José haviam vendido seu irmão como escravo aos ismaelitas, sme nenhum temor, porque não conseguiam imagina-lo em majestade aterrorizante como Senhor de todo o Egito.
Deus permitiu que o Rei da Babilônia, Belsazar, profanase os utensílios do Seu templo, mas aterrorizou Belsazar quando os dedos apareceram e começaram a escrever no reboco da parede do palácio. (Daniel 5.5-6)
As nações se amotinam, os governantes conspiram porque não conseguem perceber o poder aterrorizante de Deus e de seu ungido como SENHOR de todo o Universo.
Como aconteceu com Juliano, o Apóstata.
Conta a história que nos seus dias de glória esse imperador romano apontou sua espada aos céus desafiando o Filho de Deus a quem ele constumava chamar de Galileu. Mas quando ele foi ferido em batalha, percebeu sua finitude, recolheu seu sangue que jorrava e lançou no ar gritando: "Tu venceste, ó Galileu". (O Tesouro de Davi - Charles Spurgeon)
Um dia, toda nação verá, todo olho comtemplará o SENHOR assentado em seu alto e sublime trono, e ficarão aterrorizados ao saber que o UNGIDO de Deus, contra quem se rebelaram, foi entronizado em Sião e governa sobre toda a terra.
Nos versos 7 a 9 o Rei proclama a todos o decreto de Deus em sua coroação:
Proclamarei o decreto do SENHOR:
Ele me disse: “Tu és meu filho; eu hoje te gerei.
Pede-me, e te darei as nações como herança
e os confins da terra como tua propriedade.
Tu as quebrarás com vara de ferro
e as despedaçarás como a um vaso de barro”.
Deus está cumprindo em seu Rei a promessa que tinha feito a Abraão "e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados" Gênesis 12.3b
Ele está dizendo: as nações serão do meu Ungido e ele governará sobre todas elas, elas se amotinam, elas conspiram, mas eu já estabeleci o trono do meu Ungido ele governará sobre todas elas.
E ele trará juízo sobre todos os rebeldes (vara de ferro e vaso de barro)
O Apóstolo João relata isso em Apocalipse 19.15 quando relata a sua visão do cavaleiro no cavalo branco, ele diz:
"[vi que] de sua boca sai uma espada afiada, com a qual ferirá as nações 'Ele as governará com cetro de ferro'. Ele pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus todo poderoso. Em seu manto e em sua coxa está escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES."
Mas veja, não se engane, esse Rei, o UNGIDO e o SENHOR, não é apenas justiça e ira perfeita. Ele também é, e ao mesmo tempo é graça e misericórdia.
Por isso ele diz nos versos 10 a 12
Por isso, ó reis, sejam prudentes; aceitem a advertência, autoridades da terra.
Adorem o SENHOR com temor; exultem com tremor. Beijem o filho, para que ele não se ire e vocês não sejam destruídos de repente, pois num instante acende-se a sua ira. Como são felizes todos os que nele se refugiam!
Esse Deus glorioso, poderoso, justo, que exerce a sua santa justiça com santa ira, também é um Deus grcioso e misericordioso, que antes de executar seu juízo envia a sua mensagem graciosa:
Reis, sejam sábios, poderem, aceitem a advertência. Ouçam a minha mensagem, reconheçam o poder e a autoridade do meu ungido antes delas se manifestarem, se prostrem diante dele, antes da Majestade dele ser revelada. Façam isso, pois eu lhes garanto, que abençoados, bem-aventurados, felizes são todos os que buscam refúgio nEle.
O julgo dele não é agressivo, e o fardo dele não é pesado, ele chama os rebelde a uma alegria com tremor, pois como disse Spurgeon:
O Tesouro de Davi Versículo 11
Temor, sem alegria, é tormento; e alegria, sem temor santo, seria presunção. —C. H. SPURGEON
Ele os chama a adoração com temor, alegria com tremor, a uma vida de bem-aventurança, de bênção e felicidade.
Esse é o nosso gracioso e justo Deus, que nos chama a nos refugiarmos em seu Ungido.
Essa palavra Refúgio é muito comum nos salmos. Nós vivemos hoje em cidades policiadas, em casas bem protegidas, não precisamos nos refugiar em fortalezas como Davi fazia.
Nós não precisamos pensar sobre refúgios para encontrarmos paz, certo? Errado.
Michael Jordan, quando entrou pro Hall da fama do Basquete, ele encerrou seu discurso de agradecimento dizendo: “O basquete tem sido tudo para mim, o meu refúgio, o lugar para onde eu sempre vou quando preciso encontrar conforto e paz.”
Ele buscava estabilidade emocional, sentido pra vida, no basquete. Onde você busca? Qual é o seu refúgio? Para onde você vai em busca de conforto e paz?
APLICAÇÕES
Em Cristo encontramos paz e conforto em meio às injustiças da vida nesse mundo mal.
Não importa o que esteja trazendo incomodo, e confusão na sua vida hoje, este Salmo nos lembra que Jesus está reinando sobre todas as nações, sobre todo o universo, e que um dia o Reino de Jesus será reconhecido em toda a terra e Ele executará justiça perfeita.
Diante das injustiças que sofremos nesse mundo mal, por autoridades que querem tomar o lugar do Criador e de seu Rei perfeito, diante de tantas atrocidades que vemos as autoridades brasileiras realizando, eu e você podemos descansar seguros sabendo que toda, absolutamente toda injustiça que tocou ou tocar nossas vidas serão desfeitas e punidas pelo Rei perfeito.
Mas existe um outro aspecto importante de aplicação desse Salmo. Quantas vezes eu e você não somos tentados a agirmos exatamente como as nações como os reis da terra?
Quantas vezes não agimos como os Reis no verso 3?
Enxergar o governo soberano de Deus como opressão e buscar a “liberdade” sendo senhor da sua vida trará dor e escravidão.
Quantas vezes eu e você não somos tentados a agirmos exatamente como as nações, como os reis da terra?
Quantas vezes não agimos como os Reis no verso 3?
Queremos ser senhores de nosso próprio destino, queremos fazer nossas próprias leis e governarmos nossa própria vida, mas vc sabe qual é resultado, nos tornamos escravos de nossos apetites insaciáveis, ferimos a nós mesmos e a todos ao nosso redor.
Vamos juntos, fazer o que Deus nos chama nos versos 11 e 12
Adoremos ao SENHOR com temor
Nos alegremos com tremor
Beijemos o filho.
Não existe posição mais livre, feliz e abençoada do que com as mãos vazias, ajoelhado diante daquele que suportou toda a ira de Deus em nosso lugar, para que vivamos a vida dele!