Dia 4 - A PÁSCOA – abril
12 dias estudos sobre as Primícias - 2023 • Sermon • Submitted
0 ratings
· 5 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
16 E, se forem santas as primícias da massa, igualmente será santa a sua totalidade; se for santa a raiz, também os ramos o serão.
Creio que a essa altura já estamos com uma ideia geral bem definida que une as manifestações do mundo físico com as questões da vida espiritual sem sermos místicos nem tampouco seculares.
Pois justamente as festas tinham esse sentido de manifestar espiritualmente os momentos que Israel estava vivendo com o intuito de ser um testemunho da fidelidade de Deus e do cuidado do Senhor sobre a vida deles. Era uma demonstração visível e real da prosperidade Espiritual que apontava para o Senhor Jesus Cristo e o futuro da Igreja.
Páscoa do Senhor
Páscoa do Senhor
Décimo quarto dia do primeiro mês (março-abril).
Levítico 23:5
no mês primeiro, aos catorze do mês, pela tarde, é a Páscoa do Senhor ;
Era a comemoração da ocasião em que Deus poupou os israelitas quando matou os primogênitos do Egito; foi marcada por uma refeição especial e pelo sangue sacrifical colocado nas ombreiras das portas. (Ex 12.1-14; Nm 9.1-14; Dt 16.1-8: 2Cr 35.1-19 ; Lc 22.1,7-13; Jo 1.29; 1Co 11.23-2)
Jesus foi oferecido no dia da preparação da Páscoa (sexta-feira) e foi sepultado já logo antes de começar o sábado de observação e o dia de Páscoa propriamente dito, por isso foi feito o cordeiro pascal, morto para que o anjo da morte não entrasse na casa daqueles que passassem o sangue nos umbrais de suas casas e dando início a saída do povo de Israel do Egito, no nosso caso, do reino da escravidão do pecado para o Reino do Filho do seu Amor (Cl. 1:13).
O que fica claro dentro de nosso estudo sobre contribuição é que o dia solene (festa) da Páscoa é um dia de substituições, onde os israelitas entregavam um cordeiro em lugar dos seus primogênitos (Ex. 12), ao mesmo tempo que se alimentavam dele.
Como entender isso? Essa é aquela oferta que você investe em sua própria família, e ao invés de gastar recurso com o entretenimento dos seus filhos ou na sua liberdade, mas usando esse recurso com alguma coisa que lhe dará “paz” para fazer “suas” coisas, você o investe para que toda sua família desfrute de comunhão, da salvação e da provisão divinas. Era necessário comer todo o cordeiro até as partes menos nobres, um investimento que custa fazer e disfrutar. Quantas vezes queremos que o tempo em família seja só agradável, nesse sentido precisamos entender que é necessário gastar tempo até com aquilo que nos é incomodo pelo bem da nossa casa.
De uma maneira prática: invista financeiramente no conhecimento de Deus na sua família, além do culto doméstico, esteja disposto a “gastar” para que sua família esteja na escola dominical, culto de ensino, retiros de jovens, mulheres, homens e família, CONAD, viagens missionarias, ainda que custe, mas para que o sangue esteja claramente no umbral.
Conclusão
Conclusão
Nenhum momento na história foi mais importante que esse, nenhum outro fato tocou a vida de tantas pessoas ao mesmo tempo. O símbolo da Páscoa entregue a Israel por Moisés era um memorial que apontava para Cristo para um livramento ainda maior. Deus investiu o seu próprio filho para liberdade das nossas famílias e dos nossos filhos.
Nós temos muitos recursos para fazer com que nossa família conheça mais a Deus e seja mais próxima Dele.
Que hoje seja um dia de renovo nas suas prioridades e que possamos usar esse ano para levar a nossa família mais perto do Senhor Jesus Cristo, gastar nossos recursos para que isso aconteça e seja uma realidade.