A CORRIDA DA FÉ - Hebreus 12.1-3
Sermon • Submitted
0 ratings
· 65 viewsA vitoria na corrida da fé é alcançada com uma atitude de preparação e dependência de Cristo, autor e consumador da nossa fé.
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
O começo do ano é sempre um momento de reflexão sobre a nossa vida. Avaliamos o que passou no ano anterior, fazemos planos e definimos metas para o novo ano que está começando.
É tempo também de avaliarmos a nossa vida com Deus e verificar como está a nossa vida espiritual. A Bíblia por diversas vezes compara a vida cristã com uma carreira ou corrida, como vemos aqui Hb 12.1. Paulo também usava sempre essa comparação. Ver 1Co 9.24 e At 20.24
Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.
Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus.
E nós, como estamos correndo? Será que realmente temos buscado alcançar a vitória nessa corrida da fé que nos está proposta? Como será a nossa avalição no final do próximo ano?
Vejamos o que esse texto nos diz sobre essa corrida.
I – A CORRIDA DA FÉ É UM DESAFIO POSSÍVEL DE SER VENCIDO (V.1A)
I – A CORRIDA DA FÉ É UM DESAFIO POSSÍVEL DE SER VENCIDO (V.1A)
Deus nunca coloca algo pra nós que seja impossível que façamos (1Co 10:13).
O texto diz: “Temos uma nuvem de testemunhas”, o capítulo anterior traz o exemplo de tantos heróis da fé que nos dão testemunho com suas vidas, homens e mulheres que também entraram nessa corrida da fé e venceram (Abel, Enoque, Noé, Abraão, Isaque, Jacó, Sara, Moises, Raabe...).
Pessoas com dificuldades e limitações iguais as nossas, mas que foram vitoriosos e são para nós exemplos de que vale pena entrar nessa corrida. Ver Tg 5.17
Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu.
II – A CORRIDA DA FÉ REQUER UMA PREPARAÇÃO E DISCIPLINA (V.1B)
II – A CORRIDA DA FÉ REQUER UMA PREPARAÇÃO E DISCIPLINA (V.1B)
1. Devemos abandonar tudo que nos atrapalha de corrermos livremente
1. Devemos abandonar tudo que nos atrapalha de corrermos livremente
Como todo bom atleta faz, ele corre com o minimo peso. Ele usa a palavra “desembaraço” no original da uma ideia de jogar fora, se desvenciliar. Ele cita duas coisa:
A. De todo o peso: tudo aquilo que nos atrapalha, que nos impede de crescermos espiritualmente, mas que não são necessariamente um pecado: Medos, desânimo, a preguiça, os pensamentos negativos, as coisa deste mundo (a televisão, internet, apego ao dinheiro).
B. E pecado: O pecado de igual modo é um embaraçoso que atrapalha o nosso desenvolvimento. Ele diz que é algo que está sempre perto nos rodeando, em nosso dia a dia, nas conversas, nos relacionamentos: A mentira, a imoralidade, a avareza e etc. Ex: Apostolo Paulo - Fp 3.13-14
Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
2. Devemos correr com perseverança:
2. Devemos correr com perseverança:
O atleta em uma corrida está sujeito a enfrentar dificuldades: o cansaço, as dores, mas ele precisa perseverar para superar essas coisas. Pra isso que serve o treino, o campeão é aquele que persevera mais.
Assim nós também estamos sujeitos a passar por dificuldades na corrida da fé: lutas, doenças, dificuldades financeiras, oposição de amigos e familiares… Nesses momentos presisamos ser pacientes e perseverar na nossa fé. Apenas deixar aquilo que nos atrapalha não é suficiente, devemos também correr com perseverança. Ver 2Tm 4.7-8
Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.
III – A CORRIDA DA FÉ EXIGE DEPENDENCIA DE CRISTO (V.2-3)
III – A CORRIDA DA FÉ EXIGE DEPENDENCIA DE CRISTO (V.2-3)
1. Olhando para Jesus (v.2):
1. Olhando para Jesus (v.2):
Durante toda a corrida, devemos desviar-nos de todos os outros objetos e fitar os olhos em Jesus, o nosso maior motivador.
Mesmo em meio a todas as lutas e dificuldades em Cristo temos a certeza de vitória, pois Jesus é o autor e consumador da fé (Hb 2.10 e Hb 5:8-9).
Ele é o autor da fé porque é pela graça que somos salvos, isso não vem de nós é dom de Deus. Na reuinião de oração estudamos o Salmo 40, no qual Davi pela graça de Deus em sua vida (Sl 40.6-10)
Ele é o consumador porque foi Ele que morreu pelos nossos pecados para confirmar essa salvação.
Ele venceu a morte e as trevas, suportou a cruz, desprezando a vergonha (ignominia) pela alegria que lhe estava proposta (Isaias 53.11)
Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si.
Morrer crucificado era a morte mais ignominiosa e cruel que se podia imaginar. Ver Gl 3.13
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro),
Por isso Ele é único que pode nos conceder a vitória sobre o pecado e sobre a perdição. Sem Cristo nada podemos fazer (João 15:5)
2. Considerando o seu exemplo (v3):
2. Considerando o seu exemplo (v3):
Não somente Ele é o nosso motivador, mas também é o nosso maior exemplo, pois ele suportou todo tipo de adversidades sendo vitorioso
Ora, se Cristo suportou a oposição dos pecadores (afronta, a ingratidão, sofreu injustiças, foi humilhado...) quanto mais nós os seus discipulos Precisamos entender que a oposição contra nós também existirá, mas isso não deve nos fazer desistir, muito pelo contrário! Jesus alertou seus discípulos sobre essa realidade em Jo 15.20
Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.
O final do versículo 3 nos traz um alerta para que atentemos para essa dependencia em Cristo, para que não venhamos a ficar exaustos e até desmaiar durante essa corrida.
CONCLUSÃO:
CONCLUSÃO:
Vimos hoje em Hebreus três aspectos da corrida da fé:
É um desafio possível de ser vencido;
Requer preparação e disciplina: deixar tudo que nos atrapalha e correr com perseverança;
Exige dependencia de Cristo, que é o segredo para a vitória.
Então nessa noite analise sua vida, veja se você entrou nessa corrida pra valer! Avalie se existem coisas que precisam ser deixadas, pesos ou pecados e faça um compromisso de abandonar esses impedimentos.
Veja também se você está olhando para Cristo quando enfrenta as dificuldades da vida, se está confiando no Seu poder, considerando o que Ele mesmo passou pra te conceder o perdão dos pecados!
Não desanime olhe para o seu Salvador, confie nEle, afinal é Ele quem nos concede a vitória nessa corrida da fé - Jo 16.33
Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.
Se há alguém que ainda está perdido correndo sem rumo nessa vida hoje é dia de olhar para Cristo e dar rumo certo para a tua vida, aceite esse presente de Jesus - Fp 3.13-14
Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.