Bênção ou maldição

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

Texto Bíblico

Deuteronômio 30.19–20 (NAA)
19 Hoje tomo o céu e a terra por testemunhas contra vocês, que lhes propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolham, pois, a vida, para que vivam, vocês e os seus descendentes, 20 amando o Senhor, seu Deus, dando ouvidos à sua voz e apegando-se a ele; pois disto depende a vida e a longevidade de vocês. Escolham a vida, para que habitem na terra que o Senhor, sob juramento, prometeu dar aos pais de vocês, a Abraão, Isaque e Jacó.

Introdução: a bênção e a maldição

Não vamos entrar aqui no conceito amplo sobre maldição, pois nos levaria muito tempo, portanto nos apegaremos apenas ao sentido antagônico do termo: é a oposição à bênção de Deus.
Uma pessoa vivendo em um regime de maldição está oposto àquele que vive debaixo da bênção de Deus. A pessoa que vive amaldiçoada é porque DECIDIU, ESCOLHEU viver assim. Optou por não estar nos caminhos de Deus e, agora, está a mercê de sua própria sorte.
Se isso apenas não bastasse por ser, em si terrível, a pessoa distante da bênção de Deus e, portanto, maldito, está próximo do diabo. Quando andamos na presença do Senhor, andamos na Luz. Nesta Luz não há trevas! São estados opostos de existência. Luz e Trevas não combinam. Não há comunhão, logo, Deus não abençoa um maldito e não amaldiçoa um bendito!
Estar debaixo da bênção ou da maldição é uma ESCOLHA! Deus associa a bênção com a VIDA e a maldição com a MORTE. Se você está VIVO em Cristo, cumpre com sua vida cristã, então é um ABENÇOADO. Mas, e quanto àqueles que tem uma vida semelhante aos ímpios? Que andam segundo os seus olhos ou onde deseja seu coração? Sem ser guiado por Deus, apenas pelos seus desejos? Estes estão MORTOS em seus próprios delitos e pecados, como disse Paulo em Efésios 2:1Ele lhes deu vida, quando vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados” .

Deus Propõe

Hoje tomo o céu e a terra por testemunhas contra vocês, que lhes propus a vida e a morte, a bênção e a maldição
O Senhor nos propõe bênçãos, caminhos, opções. Ele nos faz ver com os olhos espirituais o que nossa carne não quer ver. Para isso é necessário SENSIBILIDADE ESPIRITUAL, para saber quando é Deus. Mas para os menos sensíveis, Ele nos deixa uma dica: VIDA é igual a BÊNÇÃO. Tudo o que você faz, gera vida ou gera morte? Promove ou obstrui? Eleva ou derruba? Aumenta ou diminui? Melhora ou piora? Quando somos guiados por Deus, tudo o que fazemos produz VIDA, SALVAÇÃO e ALEGRIA.

Deus Direciona

Escolham, pois, a vida, para que vivam, vocês e os seus descendentes
Escolham a vida, para que habitem na terra que o Senhor
Além de Deus nos PROPOR a vida e a bênção, Ele também nos DIRECIONA a aceitar a BÊNÇÃO, dizendo: ESCOLHAM A VIDA! Ele mostra o caminho, mostra a vitória, mostra a Salvação e reforça dizendo “escolha este caminho para viver”, “escolha a vitória, para ser feliz”, “escolha a salvação para habitarem Comigo eternamente”.
Ele nos propõe e nos direciona em tudo. Basta estarmos atentos a isso!

Você Decide

Porém nada disso funciona se VOCÊ NÃO DECIDIR. Deus dá a dica. Mostra o caminho, mas é você quem precisa sair de onde está e ir em direção à Ele. Talvez tudo seja muito bonito na igreja, e te dê uma falsa sensação de segurança. Aqui tudo é maravilhoso, as pessoas são educadas e só querem o bem. Eu posso continuar a minha vida inteira vindo aqui, sem tomar uma decisão por Cristo. Sem escolher a VIDA, sem escolher a BÊNÇÃO e, lá fora, no mundo real, ser um maldito onde a bênção de Deus não me alcança.
Pense: quantas pessoas só procuram a Igreja por que estão sofrendo? É o certo, venham para cá, mas entendam que se vocês esperarem aqui o sofrimento passar e voltarem para suas vidas comuns sem tomar uma decisão pelo caminho certo, logo tudo voltará a ser ruim.

As cidades de refúgio

Deus ordenou ao povo de Israel a fim de que dessem de suas posses 48 cidades aos levitas, para que habitassem, e também os pastos a volta para alimentarem os animais. Das 48 cidades, seis seriam "Cidades de Refúgio" para os homicidas involuntários (homicídio sem dolo).
Moisés escolheu três no lado leste do Jordão: Bezer, Ramote em Gileade e Golã em Basã (Dt 4.41-43);
Josué outras três cidades no lado oeste do rio Jordão: Quedes, Siquém e Efraim (Js 20:7).
É importante ressaltar que os crimes eram julgados para que ninguém se aproveitasse desse benefício indevidamente. O homicida teria que correr para a cidade de refúgio mais próxima da cena do crime, lá era levado para enfrentar o julgamento diante da congregação. Se fosse inocentado, voltava à cidade de refúgio, da qual só poderia sair quando o sumo sacerdote morresse. O sumo sacerdote representa a nação, especialmente em termos da culpa e sacrifício dela (Lv 16). A morte do sacerdote cessa a culpa que é fruto do ato homicida, ficando livre para habitar em outra cidade em completa segurança, sem que o vingador tivesse qualquer direito sobre ele (Nm 35.25-28).
A Igreja não pode servir apenas como uma “CIDADE DE REFÚGIO”, para onde você corre quando está em apuros ou com problemas. A Igreja precisa ser o local da DECISÃO DE MUDANÇA DE VIDA, onde você escuta a Voz de Deus e decide caminhar com Ele.
Decida hoje pela VIDA e pela BÊNÇÃO e escolham viver, vocês e os seus descendentes, amando o Senhor, seu Deus, dando ouvidos à sua voz e apegando-se a ele; pois disto depende a vida e a longevidade de vocês.
Related Media
See more
Related Sermons
See more