| Homens no plano de Deus: a criação
Sermon • Submitted
0 ratings
· 8 viewsNotes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
O QUE É IMPORTANTE PARA VOCÊ?
O QUE É IMPORTANTE PARA VOCÊ?
Poucos homens gostam de ler manuais de instruções.
Parece que nosso código genético nos leva a desconsiderar os palpites de outros. (Graças a Deus que o YouTube e seus canais de instruções parecem ter rever- tido esse quadro, pelo menos em parte!)
Deus fez o homem com propósitos bem específicos e detalhados. Assim como o fabricante de uma máquina ou ferramenta, Ele sabe para que o homem existe, como ele funciona melhor e o que pode dar errado se ele atuar de forma errada.
Por isso, voltamos nossa atenção para o primeiro capí- tulo da Bíblia, onde Deus fala de forma clara e contun- dente sobre seu plano para o homem.
PARA REFLETIR E COMPARTILHAR:
Você tem suas próprias experiências (ruins) de não ler o manual de instruções (ou não seguir um mapa ou GPS)?
O que aconteceu?
Por que você acha que, como homens, muitas vezes preferimos o método “faça você mesmo” sem procurar ajuda ou seguir manuais de instruções? Até que ponto você tem sido um leitor assíduo da Palavra de Deus?
O PLANO DE DEUS PARA O HOMEM
Sempre que meus filhos entravam numa nova etapa de vida, como pai eu tentava dar-lhes palpites para que a transição fosse tão tranquila quanto possível.
Talvez você já tenha feito assim também.
Por exemplo, antes do primeiro dia de escola: “Filho, cuidado ao atravessar aquela rua… não se esqueça do seu caderno… lembre-se de voltar direto para casa depois das aulas… e, filho, não fale com qualquer estranho!”.
Antes do primeiro dia da faculdade: “Filha, cuidado ao atravessar aquela rua… não se esqueça do seu caderno… lembre-se de voltar direto para casa de- pois das aulas… e, filha, não fale com qualquer rapaz!”.
O bom pai faz de tudo para preparar seus filhos para os desafios da vida.
Graças a Deus, Ele não nos deixou ao léu com respeito à verdadeira masculinidade.
Desde o primeiro capítulo da Bíblia, encontramos instruções que nos norteiam em nossa missão como homens.
Precisamos voltar ao “Manual do Fabricante”, no qual descobrimos pelo menos três propósitos fundamentais que continuam valendo em nossa vida: refletir a imagem de Deus; reproduzir a imagem de Deus; representar a imagem de Deus.
1. Deus fez o homem para refletir sua ima- gem (Gênesis 1:26,27)
Infelizmente, muitos homens perderam seu rumo, dando voltas numa roda viva sem saber por quê. Chegam à metade da vida (na infame crise da meia-idade) e perguntam:
- O que estou fazendo com minha vida?
- Por que estou aqui?
- Será que minha vida faz alguma diferença?
- Será que algo que fiz permanecerá depois de mim?”.
Infelizmente, muitas pessoas terminam a vida tendo subido a escada da profissão, das posses, do poder na sociedade só para descobrir que subiram a escada errada, encostada na parede errada.
|Dizem que, no passado, agentes da FBI nos Estados Unidos, encarregados da
|proteção das cédulas de dólar, não estudavam todas as falsificações possíveis
|da moeda americana.
* Estudavam detalhadamente o original, a ponto de poderem detectar imediatamente as falsificações.
O que o “original” da Palavra de Deus diz sobre o propósito do homem? Também disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou (Gênesis 1:26,27).
Descobrimos que Deus fez o ser humano para refletir a imagem dele mesmo. A verdade mais importante sobre o homem é que ele é a imagem de Deus.
A glória do homem é que ele reflete a glória de Deus!³ Assim como a lua não tem glória própria, a não ser quando vira sua face em direção ao sol, o homem só cumpre seu propósito quando reflete a glória de Deus, ou seja, quando demonstra para o mundo aspectos da Pessoa de Deus em seu caráter.
O mundo foi feito para resplandecer a glória de Deus, não do homem.⁴ Ele é o foco de toda a criação.
Como criaturas, temos a responsabilidade de cumprir suas ordens e espelhar seus atributos para todos ao redor. Essa perspectiva TEOcêntrica versus ANTROPOcêntrica altera alguns dos nossos conceitos sobre o propósito da vida.
Por exemplo, é comum ouvir homens (e mulheres) defendendo decisões contrárias à Palavra de Deus, dizendo: “Mas eu tenho o direito de ser feliz!”.
SE TODAS AS PESSOAS TIVESSE O DIREITO SER FELIZ, OBVIAMENTE QUE TODOS SERIAM…
Infelizmente, nenhum versículo na Bíblia diz isso. Desde o início da criação, Deus nos deu o privilégio e a responsabilidade de refletir sua imagem, em santidade, obediência, amor e comunhão com Ele.
Os termos “imagem” e “semelhança” junto com a ideia da imago Dei (imagem de Deus) têm sido a causa de muita polêmica. “Imagem” não diz respeito à composição material, mas à sua semelhança com Deus (diferente dos animais) nas esferas espiritual, intelectual e moral.
Normalmente, o termo “imagem” no Antigo Testamento refere-se a ídolos. É justamente por isso que ídolos são proibidos — seu foco está no sentido material, que acaba sendo uma distorção grotesca da imagem de Deus que já é refletida no ser humano (Deuteronômio 4:15-19).
Infelizmente, o pecado distorceu muito desse propósito. Sabemos que o homem continua refletindo a imagem de Deus depois de cair no pecado, embora de forma imperfeita (Gênesis 5:1-3; 9:6).
Foi necessário o Filho de Deus se tornar homem para que o homem pudesse ser feito novamente um filho de Deus (João 1:12-14). Em Cristo, a imagem de Deus está novamente sendo esculpida em nós pelo seu Espírito (Romanos 8:29; 2Coríntios 3:18).
CONCLUSÃO:
Depois da rebelião do homem contra Deus, o plano foi prejudicado pelo pecado.
Mesmo assim, continuamos sendo imagem de Deus (Gênesis 5:1-3; 9:1,7). Deus continua querendo que seu reino se espalhe pela terra, mas hoje a nossa missão é de resgate.
Nestes dias em que parece que todo mundo perdeu o rumo e o propósito, o Manual do Fabricante (A BÍBLIA SAGRADA) nos orienta com palavras sábias e animadoras. Mesmo depois da entrada do pecado no mundo, temos razão de viver como homens.
DEUS ENVIOU SEU UNICO PARA RESTAURAR A VIDA HUMANA, FAZER COM QUE NOVAMENTE ESTEJAMOS DENTRO DE SEUS PROPOSITOS.
Por causa de Cristo, o reino de Deus no homem e por meio do homem um dia será restaurado: