A EXPECTATIVA DO AMOR CÂNTICO DOS CÂNTICOS DE SALOMÃO 1:1-11
Sermon • Submitted
0 ratings
· 19 viewsNotes
Transcript
DESPERTAMENTO DO AMOR
DESPERTAMENTO DO AMOR
1.1 Cântico dos cânticos de Salomão.
Primeiro cântico
Esposa
2 Beija-me com os beijos de tua boca;porque melhor é o teu amor do que o vinho. 3 Suave é o aroma dos teus unguentos,como unguento derramado é o teu nome;por isso, as donzelas te amam. 4 Leva-me após ti, apressemo-nos.O rei me introduziu nas suas recâmaras.
Coro
Em ti nos regozijaremos e nos alegraremos;do teu amor nos lembraremos, mais do que do vinho;não é sem razão que te amam.
Esposa
5 Eu estou morena e formosa,ó filhas de Jerusalém,como as tendas de Quedar,como as cortinas de Salomão. 6 Não olheis para o eu estar morena,porque o sol me queimou.Os filhos de minha mãe se indignaram contra mime me puseram por guarda de vinhas;a vinha, porém, que me pertence, não a guardei. 7 Dize-me, ó amado de minha alma:onde apascentas o teu rebanho,onde o fazes repousar pelo meio-dia,para que não ande eu vagando junto ao rebanho dos teus companheiros?
Esposo
8 Se tu não o sabes, ó mais formosa entre as mulheres,sai-te pelas pisadas dos rebanho se apascenta os teus cabritos junto às tendas dos pastores. 9 Às éguas dos carros de Faraó te comparo, ó querida minha. 10 Formosas são as tuas faces entre os teus enfeites,o teu pescoço, com os colares. 11 Enfeites de ouro te faremos,com incrustações de prata.
INTRODUÇÃO
Ás diversas formas de mídia social transformou a vida de mutia gente num livro aberto.
seja pelas selfes postadas , não é fácil traçar os eventos principais (e também os não principais) de uma pessoa na internet.
nos dias de Saomão e Sulamita, personagens principais do livro de Cântico dos Cânticos, não existia álbuns de fotos muito menos internet.
Mas o livro serve a um propósito semelhante. Cântico dos Cânticos preserva o que se assemelha a um álbum de fotos que capturam os momentos principais no relacionamento de dois apaixonados, prestes a se casar, mas ainda não casados.
Depois mostra os eventos que os levam às núpcias e o realismo do primeiro conflito sério entre eles até a resolução.
Encontramos uma série de “fotos” que revelam essa linda história.
O livro abre com uma cena que oferece várias lições sobre a importância da PACIÊNCIA no desenvolvimento de relacionamentos duradouros.
VAMOS APRENDER JUNTOS NESSA PORÇÃO DO TEXTO HOJE:
Interesse mútuo;
Insegurança;
Interferência de Terceiros e finalmente;
O investimento que leva à resolução das “crises”
PRECISO RESSALTAR QUE O LIVRO LEVA A METÁFORA DO JARDIM PARA DESCREVER O AMADURECIMENTO DO AMOR.
Sabemos que nunca é da noite para o dia, o jardim receberá ventos adversos que fazem que essas raízes se aprofundem no solo da confiança mútua.
TENHO UMA PERGUNTA PRA VOCÊS:
Que tipo de árvore vocês querem plantar nesse jardim?
CORPO DO SERMÃO
INTERESSE MÚTUO (V.2-4a)
Primeiro cântico
Esposa
2 Beija-me com os beijos de tua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho. 3 Suave é o aroma dos teus unguentos, como unguento derramado é o teu nome; por isso, as donzelas te amam 4 Leva-me após ti, apressemo-nos. O rei me introduziu nas suas recâmaras
O texto começas de forma abrupta com Sulamita expressando, em forma de monólogo, a profunda paixão que sente pelo rei.
No versículo 2, ela expressa o desejo intenso de ser beijada pelo rei. O termo amor e seus derivados ocorrem nesse livro mas do que em qualquer outro livro do Antigo Testamento.
O beijo é uma expressão de amor, o vinho proporciona prazeres físicos, mas não pode ser comparado aos beijos que expressam o compromisso total do amado.
da mesma forma o perfume desperta os sentimentos.
Aqui também mostra que o rei era apreciado no palácio.
Leva-me após ti, é mais uma expressão do verdadeiro amor.
2. INTERFERÊNCIA 1(4.b)
Coro
Em ti nos regozijaremos e nos alegraremos; do teu amor nos lembraremos, mais do que do vinho;não é sem razão que te amam.
De repente, logo após o monologo de Sulamita, há uma mudança no texto, da primeira pessoa do singular para a primeira pessoa do plural.
Nesse primeiro momento, em que a Sulamita é apresentada no palácio pela primeira vez (V.4a), as mulheres da corte representam uma ameaça para ela.
3. INSEGURANÇA (V. 5-7)
Esposa
5 Eu estou morena e formosa, ó filhas de Jerusalém, como as tendas de Quedar, como as cortinas de Salomão. 6 Não olheis para o eu estar morena, porque o sol me queimou. Os filhos de minha mãe se indignaram contra mime me puseram por guarda de vinhas; a vinha, porém, que me pertence, não a guardei. 7 Dize-me, ó amado de minha alma: onde apascentas o teu rebanho, onde o fazes repousar pelo meio-dia, para que não ande eu vagando junto ao rebanho dos teus companheiros?
Logo após a exclamação do coro de mulheres afirmando que o rei era desejável para toda a corte, a Sulamita começa a expressar sentimentos de inseguranças pela sua suposta inferioridade
Sua presença como camponesa entre as mulheres sofisticadas do palácio gerou conflito interno que somente será resolvido pelas próprias afirmações do seu amado.
Ela se descreve com desprezo, como sendo “morena” (literalmente negra).
No versículo 6 ela explica o motivo de ter ficado tão escura.
4. INTERFERÊNCIA (V.8)
Esposo
8 Se tu não o sabes, ó mais formosa entre as mulheres, sai-te pelas pisadas dos rebanho se apascenta os teus cabritos junto às tendas dos pastores.
5. INVESTIMENTO (a resolução V.9-11)
Esposo
9 Às éguas dos carros de Faraó te comparo, ó querida minha.10 Formosas são as tuas faces entre os teus enfeites,o teu pescoço, com os colares. 11 Enfeites de ouro te faremos,com incrustações de prata.
Finalmente, o rei encontra a amada e resolve a primeira crise do casal.
Resumindo, pelo fato de que ela se sentia constrangida pela sua aparência, ele elogia sua beleza.
QUAL A APLICAÇÃO QUE QUERO FAZER AQUI PARA A VIDA DE VOCÊS DOIS?
A imagem de Deus foi impactada pela entrada do pecado no mundo.
Gerou confusão, insegurança, vergonha, medo e fuga.
Isso implicou também na quebra de relacionamentos entre o homem e a mulher.
Com algumas ações podemos resolver muitos problemas como os citados agora, porém o que precisamos não são de meras ações comportamentais, precisamos de um novo coração, precisamos de uma transformação do Senhor, um TRANSPLANTE DE CORAÇÃO e da renovação da imagem de Deus em nossas vidas.
Deus quer construir um lar que o glorifique e isso somente pode ser possível por meio da obra de Cristo em nossas vidas.
A GRANDE IDEIA
O amor verdadeiro cresce, apesar da interferência de terceiros, com paciência e a afirmações de amor.