Dia 6: FESTA DOS PÃES ASMOS (SEM FERMENTO) – junho

Notes
Transcript

Introdução

Romains 11.16 NAA
16 E, se forem santas as primícias da massa, igualmente será santa a sua totalidade; se for santa a raiz, também os ramos o serão.
A pureza é um dos conceitos mais especiais na vida das pessoas, tudo que vem com a etiqueta puro é sempre levado a um grau maior de valor, respeito e cuidado.
Deus fez os homens para serem a coroa da sua criação e os plantou em um jardim onde a pureza de seus atos e conduta seria a marca daquela autoridade que Deus havia delegado a eles.
Tudo veio a um fim trágico com o pecado, então a morte se tornou o símbolo máximo da impureza, a separação completa a caminho do apodrecimento e aversão de qualquer um que tocasse nos restos em decomposição.
Na beleza ao brotar de uma nova vida, Deus faz mostra que a pureza pode ser recuperada, que daquilo que foi rejeitado Deus pode fazer algo novo, que o grão de trigo caindo na terra, se não morre fica ele só, mas se morre dá muito fruto, a pureza das primícias no novo nascimento (Jo 12:24)
Jean 12.24 NA28
24 ἀμὴν ἀμὴν λέγω ὑμῖν, ἐὰν μὴ ὁ κόκκος τοῦ σίτου πεσὼν εἰς τὴν γῆν ἀποθάνῃ, αὐτὸς μόνος μένει· ἐὰν δὲ ἀποθάνῃ, πολὺν καρπὸν φέρει.

Festa dos Pães Asmos

Asmos = sem fermento
Lévitique 23.6–8 BHS
6 וּבַחֲמִשָּׁ֨ה עָשָׂ֥ר יֹום֙ לַחֹ֣דֶשׁ הַזֶּ֔ה חַ֥ג הַמַּצֹּ֖ות לַיהוָ֑ה שִׁבְעַ֥ת יָמִ֖ים מַצֹּ֥ות תֹּאכֵֽלוּ׃ 7 בַּיֹּום֙ הָֽרִאשֹׁ֔ון מִקְרָא־קֹ֖דֶשׁ יִהְיֶ֣ה לָכֶ֑ם כָּל־מְלֶ֥אכֶת עֲבֹדָ֖ה לֹ֥א תַעֲשֽׂוּ׃ 8 וְהִקְרַבְתֶּ֥ם אִשֶּׁ֛ה לַיהוָ֖ה שִׁבְעַ֣ת יָמִ֑ים בַּיֹּ֤ום הַשְּׁבִיעִי֙ מִקְרָא־קֹ֔דֶשׁ כָּל־מְלֶ֥אכֶת עֲבֹדָ֖ה לֹ֥א תַעֲשֽׂוּ׃ פ
Uma festa de peregrinação que comemorava a saída de Israel do Egito.
Comia-se pão sem fermento por sete dias e havia uma reunião sagrada no primeiro e último dia. (Ex. 12.15-20; 23.14-15; Nm. 28.16-25; Dt. 16.1-8; At. 12.3; 1Co. 5.7-8).
O primeiro dia da festa está no próximo tópico, mas vale a pena começarmos dizendo que foi justamente no décimo quinto dia do primeiro mês (domingo) que Jesus ressuscitou, a Bíblia diz que iria trazer consigo as primícias dos mortos (Mt. 28), ou seja, aqueles que foram vistos andando em Jerusalém depois de deixarem seus sepulcros.
A semana dos pães asmos era um tempo de ressurreição e de novo nascimento, Israel como nação havia nascido e a terra começou a dar seu fruto.
Uma semana sem mistura onde as pessoas vinham de longe para entregar suas ofertas de primícias.
Como entender isso?
Desde 2018 temos reunido a igreja em “12 dias de primícias” um tempo de investimento para o ano que se inicia, onde trazemos nossa vida e recursos financeiros como uma oferta ao futuro, as expectativas do ano.
É quando apenas o início já nos dá esperança do futuro porque estamos diante de Deus consagrando tudo a ele.
De maneira prática, é fácil entender as disciplinas espiritais quanto ao jejum e oração, consagração e campanhas.
Mas as festas dos pães asmos acompanhavam aporte daquilo que era o recurso da subsistência do dia a dia.
Participe de maneira presente durante as primícias e traga presentes (recursos) como uma completude de sua participação.
Os pães asmos falam da pureza, sem fermento, sem inchaço.

Conclusão

Como você tem esperado em Deus? A expectativa de Jó, por exemplo, era tão absoluta que ele disse:
Job 13.15 NAA
15 Eis que ele me matará, já não tenho esperança; mesmo assim defenderei a minha conduta diante dele.
Como uma manifestação da sua vontade de amar a Deus acima de qualquer coisa que você precise que ele faça.
Nesse sexto dia, que representa junho, imagine como será andar com Deus os próximos seis meses do ano de 2023.
Nossa campanha está na metade e Deus ainda tem muita instrução e direção para as nossas vidas em nome de Jesus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more