1 Timóteo 4.12-15 - Renovando o Ânimo para o Ministério

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 34 views

Paulo desafia Timóteo a exercer seu dom para abençoar a igreja e a sociedade.

Notes
Transcript

Introdução

Paulo escreveu a carta a Timóteo provavelmente para desafiá-lo novamente a exercer a sua vocação que por diversas razões poderia estar se esfriando ou ele mesmo desanimando.
Paulo tinha consciência que estava já no final de seu ministério e Timóteo como seu filho na fé herdaria não apenas o privilégio dessa relação com o apóstolo, mas também a responsabilidade como a nova geração de líderes da igreja, em especial ele que estava em uma cidade tão relevante como era Éfeso.
Em alguns momentos na carta dá a impressão que Timóteo é deixado em Éfeso com a responsabilidade de estruturar a igreja em nome de Paulo, mas que ele não estava tão animado com a tarefa ou mesmo o ministério. Parece que ele havia sofrido oposição por sua idade, postura ou ligação com o apóstolo de modo que Paulo precisa chamar atenção para que ele continue exercendo a obra pela qual foi chamado por Deus.
Como cada um de nós, mesmo o jovem discípulo de Paulo não estava isento de oposições ou desânimo, mas Paulo sabia da urgência e importância do papel de Timóteo no ministério de modo que o desafia a honrar o ministério que Deus lhe confiou independente da oposição, ainda que essa oposição e desanimo venha de fontes que tanto machucam, a igreja, lideranças ou pessoas próximas que não imaginamos.

O Modelo de Caráter Vale Mais do que a Experiência de Vida (4.12)

Provavelmente Timóteo tinha por volta de 30 a 40 anos, para exercer um papel de liderança era considerado um jovem, ao olhar esse verso fica evidente que a primeira oposição forte que Timóteo sofreu, provavelmente de líderes, era que ele não tinha idade. Essa oposição provavelmente vinha dos judaizantes tão combatidos por Paulo e que receberem um destaque nessa carta nos primeiros versos como pessoas que não compreendiam as escrituras e tentavam discutir “genealogias inúteis”.
Paulo desafia Timóteo a não olhar a esse questionamento, mas ter a ousadia de vencer esse tipo de oposição que limitava seu ministério que Deus lhe chamara de algumas formas que veremos adiante

Fidelidade a Palavra de Deus

Não importa a idade de Timóteo ou daqueles que se opunham ao seu ministério desde que Timóteo permanecesse fiel a Palavra de Deus.
Ele precisava parar de olhar os seus opositores, mas ao invés disso olhar a Palavra de Deus e o bem que esse ministério realizava no meio do povo de Deus por intermédio de sua Palavra.

Fidelidade no Procedimento, Fé, Amor e Pureza

A palavra de Deus no coração e na vida de Timóteo para reavivar o ministério e vencer a oposição precisa ir além da teoria da fé, mas precisa se tornar em prática de vida.
Conhecer a Palavra de Deus e ser fiel no ensino não seria suficiente, afinal ele foi chamado para ensinar por meio das palavras, mas viver o discipulado, assim a Palavra de Deus deveria encher o coração de Timóteo de tal forma que o seu procedimento seria exemplar e irrepreensível, afinal ele era um presbítero representante do próprio apóstolo Paulo.
Seu procedimento deveria ser irrepreensível, mas não insensível. Ele precisaria demonstrar a fé em Cristo e amor pelas pessoas que Deus colocou em seu caminho para ele cuidar. E finalmente deveria ser puro, fazendo referencia a questões ligadas e moral e sexo, preocupação destacada talvez por Timóteo ser um jovem.

Não deixe de Cumprir a Sua Vocação (4.13-14)

Paulo em seguida ordena que Timóteo ensine, exorte e pregue até a sua chegada. Logo fica claro que o desafio que Paulo dá é que Timóteo exerça a sua vocação!
Ele foi chamado para pastorear, mas por razões compreensíveis e que podemos até especular, mas não sabemos com certeza, provavelmente ele estava desanimado e deixando esse papel.
Paulo relembra que seu ministério era consequência do seu dom recebido por profecia e imposição de mãos não era brincadeira e ele não deveria tratar desse modo.
Ao contrário deveria assumir a responsabilidade dada por Deus ainda que fosse um desafio e exigisse sacrifício e perseverança para cumprir o papel designado a ele por Deus.
A responsabilidade desse papel fica evidente ja no inicio da carta com a bênção tríplice (graça, misericórdia e paz) que de acordo com alguns estudiosos já trás a ideia de que o papel pastoral necessitava de uma benção especial, afinal isso só ocorre nas cartas chamadas pastorais.

O Ministério Impacta a Igreja Local e a Sociedade [4.15-17]

Paulo encerra esse trecho ordenando que seja diligente no exercício do ministério e de seu caráter de modo que todos percebam o progresso e o desenvolvimento do jovem presbítero e discípulo do apóstolo e mais do que isso, afirma que quando Timóteo observa a sua vida, caráter e vocação haverá salvação tanto para si quanto aos que o ouvem.
Vale a lembrança de que salvação aqui provavelmente não tem a ver com uma salvação espiritual como é o uso mais comum no Novo Testamento. Pelo contexto da carta parece a ideia mais periférica de preservar o bom estado tanto dele quanto dos ouvintes, ou seja, ao exercer o ministérios com os desafios ele estaria preservando em bom estado a sua própria vida e a vida daqueles que o ouviam.
Ele era preservado na medida em que exercia o propósito dado por Deus, qualquer vocacionado que fica longe do ministério aos poucos se desgasta fisicamente e emocionalmente. E os que o ouviam seriam preservados das falsas doutrinas que ele combateria com sua pregação e modelo de vida.

Princípios Eternos

A minha vocação e modelo de vida valem mais do que a minha idade ou experiencia cristã.
Devo manter minha fidelidade a Palavra de Deus
Devo ser modelo de caráter, pureza, fé e amor independente do ministério ou idade
Devo exercer o ministério que Deus me chamou e me capacitou a realizar mesmo que seja desafiador
Minha vida e vocação me capacitam ao ministério que Deus entregou em minhas mãos independente de qual seja
Devo exercer meu ministério com fidelidade e desenvolver publicamente meu caráter de modo que isso sirva de testemunho público na igreja e sociedade
O exercício do ministério preserva a minha saúde e da igreja

Exerça sua Vocação e Desenvolva seu Caráter para Abençoar a Igreja e a Sociedade

Desafios

Ore para Deus mostrar qual a sua vocação
Se prepare para exercer sua vocação em sua igreja local
Caráter
Propósito
Envolvimento
Related Media
See more
Related Sermons
See more