Dia 8

Notes
Transcript

Dia 8: A OFERTA DA VIÚVA DE SAREPTA – agosto

Elias viveu um dos momentos mais extraordinários do Antigo Testamento – sinais nos céus, na terra, manifestações espirituais com fogo, avivamento coletivo, apostasia nacional e a voz de Deus falando através dos elementos e manifestada na obediência até de pássaros trazendo alimento.
Às vezes as pessoas se perguntam: onde está o Deus de Elias? Há um hino em espanhol que traduz exatamente essa expectação manifestada também pelo seu reverso... onde estão os Elias de Deus? As pessoas querem viver momentos extraordinários, mas se recusam a sair da mediocridade, falam sobre grandes coisas que querem viver para Deus, mas se recusam a dar passos que sejam realmente relevantes.
E se Deus hoje pedisse o último pedaço de pão?

A Fiel Oferta da Viúva de Sarepta

Logo após o evento de dar ordem para que não chovesse, Deus envia Elias ao ribeiro, e logo após o ribeiro secou, Deus envia Elias a Sarepta (1Rs. 17)
1 Reis 17:9
e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.
Parece meio estranho o evento, mas Deus está para manifestar uma demonstração do princípio de honrar a Deus através daqueles que o Senhor levanta para os representar.
Se olhamos para o texto vemos que Elias se encontra com uma mulher viúva pegando lenhas e lhe pede água. Então, ela pára o que está fazendo e vai pegar a água (17.10) – Deus sempre está de olho nas pessoas dispostas, a generosidade não nasce no momento da oferta especial, do evento extraordinário, ela está na conduta da vida, nas coisas ordinárias, nos momentos até inoportunos – parar de pegar gravetos para ir buscar água a um estranho em uma terra pagã?!
Não satisfeito o profeta pede um bocado de pão na sua mão, e nesse momento o evento começa a ganhar simbolismo pois as ofertas de alimentos eram sempre feitas através de partes de um inteiro, era como se fosse um símbolo da gratidão pelo todo – para qualquer pessoa religiosa, o que geralmente as viúvas eram, aquilo se tratava de um ritual.
A resposta da mulher, no entanto é interessante –
1Reis‬ 17‬:12
“Porém ela disse: Vive o Senhor, teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vês aqui, apanhei dois cavacos e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos e morramos.” ‬ ‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬
Glória a Deus! Era tudo o que bastava e ela ainda não sabia.
No modelo do sacerdócio araônico, um punhado de farinha com azeite era a porção do sacerdote nas ofertas de alimentos em Israel, era direito dele para sua própria subsistência e da sua família.
Levitico 2:1-4
E quando alguma pessoa oferecer oferta de alimentos ao SENHOR, a sua oferta será de flor de farinha, e nela deitará azeite, e porá o incenso sobre ela; E a trará aos filhos de Arão, os sacerdotes, um dos quais tomará dela um punhado da flor de farinha, e do seu azeite com todo o seu incenso; e o sacerdote queimará como memorial sobre o altar; oferta queimada é, de cheiro suave ao Senhor. E o que sobejar da oferta de alimentos, será de Arão e de seus filhos; coisa santíssima é, das ofertas queimadas ao Senhor.
O profeta ouve um diagnóstico precário e dramático – eu (a viúva) vou comer com meu filho e depois morrer porque não tem mais nada depois disso – mesmo assim ele expõe um pedido ousado: Faz primeiro um bolo para mim! – Primeiro Deus, primeiro as coisas do Senhor, primeiro o Servo do Senhor.
Parece intransigente o pedido de Elias, porém ele é seguido de uma promessa
1Reis‬ 17‬:13‬-14‬
E Elias lhe disse: Não temas; vai e faze conforme a tua palavra; porém faze disso primeiro para mim um bolo pequeno e traze-mo para fora; depois, farás para ti e para teu filho. Porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até ao dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra. ‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬
Depois que você fizer o bolo para mim, você vai ter condição de fazer o seu e o do seu filho muitas vezes, porque a farinha e o azeite não acabam até que volte a chover.
Quem oferece para o Senhor o que é do Senhor não fica sem, mas quem se locupleta do que é do Senhor faz isso como último ato. Durante a crise de 2008 muitas pessoas passaram a viver com o valor que antes era o dízimo que entregavam, e até que voltasse a chover sobre a terra – voltarem a produzir – não passaram fome nem necessidades porque o Senhor guardou o fiel e generoso.
Se o que você tem na sua mão não é o suficiente para você viver, é porque não é fruto, é semente.

Conclusão

Que história maravilhosa, a mulher ia morrer na miséria e fome mesmo tendo tudo na mão, uma semente para sobreviver – um pouco de farinha e azeite – ela acreditou na Palavra do profeta sabendo que sua sentença estava lavrada, era morrer de fome depois daquele último bolo, mas preferiu viver crendo na promessa de Deus.
O resultado foi – compensa ser uma pessoa generosa e fiel, mesmo na adversidade!
1Reis‬ 17‬:15‬-16
E foi ela e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias. Da panela a farinha se não acabou, e da botija o azeite não faltou, conforme a palavra do Senhor, que falara pelo ministério de Elias. ‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬
Você pode confiar na justiça retributiva de Deus, confirme essa semeadura hoje, e passe a colher.
Lucas 4‬:25‬-26
Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome; e a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva. ‬ ‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬
Até mesmo o Senhor Jesus Cristo confirmou que Deus visita o coração generoso mesmo que não seja em Israel.‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.