LUZ e VOZ
Sermon • Submitted
0 ratings
· 1 viewNotes
Transcript
Atos dos Apóstolos 9:1-5
Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, tanto homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém. Enquanto seguia pelo caminho, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor. Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: — Saulo, Saulo, por que você me persegue? Ele perguntou: — Senhor, quem é você? E a resposta foi: — Eu sou Jesus, a quem você persegue.
A passagem sobre o encontro do apóstolo Paulo com Deus é singular e apresenta a forma como devemos apresentar Deus para as pessoas. Paulo era zeloso, profundo conhecedor das Escrituras judaicas. Deus se apresenta a ele de duas formas: primeiro como UMA LUZ, depois como UMA VOZ.
Nosso erro na obra da evangelização é acreditar que o ímpio, o pecador, o ateu, o desinteressado com a religião ou com a igreja irão ler a Bíblia. É claro que a Obra do Espírito Santo é quem convence o pecador do seu estado natural porém Deus deu a nós, a IGREJA, a tarefa da EVANGELIZAÇÃO e não apenas ao Espírito Santo.
Por que, então, primeiro Deus se apresentou como UMA LUZ?
Por que, então, primeiro Deus se apresentou como UMA LUZ?
Em Mateus 5:16 lemos: "Assim brilhe também a luz de vocês diante dos outros, para que vejam as boas obras que vocês fazem e glorifiquem o Pai de vocês, que está nos céus".
Percebam que Jesus, no SERMÃO DO MONTE, não ordena que brilhe em nós a Sua Luz ou, então, a Luz do Senhor. Ele diz: a LUZ DE VOCÊS!
Vamos entender a LUZ primeiro, para entender que LUZ é esta que Jesus está falando.
TREVAS não existem. As trevas não são uma substância que possa ser medida. As trevas são a AUSÊNCIA DA LUZ. Você mede quanta luz está em um ambiente. Se há completamente ZERO, então chamamos de ESCURIDÃO ou TREVAS. Portanto quando dizemos que alguém está nas trevas, não estamos literalmente dizendo que ele está com o diabo, embora sim, esteja, mas em termos evangelísticos, que nele há a AUSÊNCIA DE DEUS.
Quando Cristo diz que brilhe também a nossa luz diante dos outros, ele quer dizer que nós devemos mostrar O QUANTO DE DEUS NÓS TEMOS. Isso é o testemunho cristão de cada um!
- Crentes só na igreja
- Crentes pecadores
- Consumidores de um produto religioso
Após a conversão verdadeira, o caminhar com Cristo faz com que nosso testemunho de vida BRILHE aos outros e, aí sim, eles terão INTERESSE em ouvir a VOZ!
Mas lembre-se: luz de mais CEGA as pessoas. Luz de menos, não mostra o caminho. É necessário sabedoria e moderação.
Mas lembre-se: luz de mais CEGA as pessoas. Luz de menos, não mostra o caminho. É necessário sabedoria e moderação.
Sabe por que muitas pessoas que você convida para vir à igreja dizem que virão mas, simplesmente não vem? Talvez eles até foram em outras igrejas, mas não vem onde você está, porque conhecem seu testemunho pessoal de vida.
O ímpio lê você. Ele não lê a Bíblia. A Palavra de Deus é para os espirituais. Só eles discernem. Os carnais discernem a CARNE.
Quando a LUZ gerar o interesse, então vem A VOZ! E você será a BOCA DE DEUS para as pessoas!!
PASTOR JÚNIOR: boca de Deus para esta geração