ROMANOS 10.14-21
Sermon • Submitted
0 ratings
· 233 viewsNotes
Transcript
ROMANOS 10.14-21
ROMANOS 10.14-21
ICT - Paulo ensina que a fé é gerada por meio da pregação do Evangelho. A pregação foi rejeitada pelos judeus, por isso Deus chamou os gentios por meio dela.
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Um dos pregadores que eu mais adimiro foi um homem que viveu no século XVIII chamado George Whitefield. Este pregador ainda jovem se tornou conhecido em toda Inglaterra e não havia que comportasse as multidões que afluiam para ouvir sua pregação. Infelizmente Whitefield foi expulso dos templos cristãos por causa de calúnias por ser ele Reformado e pregar a doutrina Calvinista.
Não havia lugar que o recebesse, Whitefield foi pregar nos campos, nas matas em lugares abertos e até mesmo em cemitérios. Seu público passou a ser pobres carvoeiros que saiam das minas com suas famílias. Se primeiro sermão ao ar livre foi para cerca de 200 pessoas. De uma forma extraordinária Deus trouxe um avivamento com muitas conversões. Enquanto pregava o Evangelho Whitefield narra que via listas brancas surgindo nos rostos sujos de carvão naquela multidão. Eram lágrimas que brotavam ali por causa de uma verdadeira conversão. A partir dali as multidões cresciam e milhares de pessoas se rendiam aos pés de Cristo. Estima-se que só no ano de 1739 aquele jovem pregador anunciou o Evangelho para cerca de 650 mil pessoas.
Mas o que mais marcou aquele momento e o despertamento que aconteceu por meio de sua pregação é que ele não fez outra coisa a não ser pregar a Palavra de Deus e anunciar o Evangelho.
O Evangelho é o meio pelo qual Deus salva o pecador. Unicamente pela Palavra!
ELUCIDAÇÃO
ELUCIDAÇÃO
O apóstolo Paulo nos ensina exatamento isso por meio do texto que acabamos de ler. Ele fala sobre o modo modo a Palavra de Deus é o instrumento para salvar o pecador e somente a Palavra de Cristo pode fazer isso. Paulo está falando sobre a salvação que é alcançada através da fé. Mas agora ele fala sobre como essa fé é gerada nos corações, que é pela pregação dessa Palavra.
Paulo ainda está falando sobre o modo como Deus salva os pecadores, seja judeus, seja gentios. Os judeus que pensavam que eram salvos por fazerem parte de uma Aliança. Mas que não receberam a Cristo e não crerem nele, por isso foram condenados. Mas os gentios, que não buscavam a Deus puderam alcançá-lo. Ele declara que Deus salva homens de todos os povos independentemente de quem são, somente pela fé em Cristo.
Ele demonstra que os judeus tentaram se salvar pelas obras da Lei, mas os gentios foram salvos pela fé em Cristo. Os judeus pensavam que era necessário um grande esforço para que pudessem ser salvos. Mas Paulo fala que é muito simples, a salvação está perto, em sua boca e em seu coração. Porque com a boca se confessa a fé em Cristo, e com o coração se crê para a justiça. Somente isso é suficiente. Assim, a fé é o meio de Deus justificar a todos os homens.
Agora, Paulo fala como essa é aplicada ao coração de todos os pecadores que são salvos. Que é pela pregação. Tanto judeus como gentios são salvos por intermédio da pregação do Evangelho.
TEMA: A PREGAÇÃO DO EVANGELHO EM NOSSA SALVAÇÃO
TEMA: A PREGAÇÃO DO EVANGELHO EM NOSSA SALVAÇÃO
P.S. - COMO A PREGAÇÃO DO EVANGELHO AGE NA SALVAÇÃO PECADOR?
P.S. - COMO A PREGAÇÃO DO EVANGELHO AGE NA SALVAÇÃO PECADOR?
1º A PREGAÇÃO DO EVANGELHO GERA A FÉ NO CORAÇÃO DO HOMEM. V.14-15,17
1º A PREGAÇÃO DO EVANGELHO GERA A FÉ NO CORAÇÃO DO HOMEM. V.14-15,17
EXPLICAÇÃO
EXPLICAÇÃO
Assim como vimos, a salvação acontece quando o pecador perdido invoca sinceramente o Nome do Senhor Jesus Cristo. Mas como o pecador pode invocar o Nome do Senhor a fim de que seja salvo? Em uma ordem inversa, de trás para a frente ele explica o processo de salvação. No versículo 14 ele diz que para que invoque o nome do Senhor é preciso que o pecador creia em Deus. Como eles invocarão se não creram? A fé é o que leva o pecador a ser salvo e clamar por Cristo. Sem uma verdadeira fé isso é impossível. Ele pode até mesmo usar o Nome do Senhor, mas não o está fazendo de modo salvífico.
Mas como crerão naquele de quem nada ouviram? Antes de depositar a fé em Jesus Cristo é preciso ouvir a respeito dele. A salvação não é marcada por um simples fé depositada em lugar algum, mas a fé salvadora é depositada em uma pessoa, que é o Senhor Jesus. O perdido, portanto, só pode ter essa fé se ele ouviu sobre Cristo e a sua Obra. Observe que ele usa a palavra “naquele”. É essencial que a fé seja de forma específica depositada em Cristo.
Mas há outro processo que deve acontecer para que se ouça a respeito de Cristo, que é a pregação do Evangelho. A fé salvadora é dada por Deus aos seus eleitos por meio da pregação do Evangelho. Se ninguém pregar o Evangelho não poderá haver o cohecimento necessário a respeito de Cristo para que haja salvação. Por fim, no capítulo 15 o Senhor diz: Mas como pregarão se não foram enviados? Antes da proclamação do Evangelho acontecer, Deus providencia o meio para enviar pregadores do seu Evangelho. Pela sua providência, o Senhor providencia os meios necessários para que o Evangelho seja anunciado e os eleitos possam ser salvos.
Percebeu a ordem? De trás para frente Paulo nos ensinou que a fé acontece pela pregação do Evangelho. Deus escolhe pregadores e os envia a pregar, a pregação é feita aos pecadores que ouvem essa mensagem, a mensagem ouvida produz fé no coração do pecador por obra do Espírito Santo, eles, que antes eram incrédulos passam a crer especificamente na obra Obra de Cristo, por fim, crendo, agora podem invocar o Nome do Senhor como prova de sua salvação.
Por isso está escrito: Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina! (Is 52.7). É justamente por isso que o profeta Isaías declara essas palavras. O meio glorioso de Deus salvar o pecador é através da pregação. Por isso aqueles que pregam o Evangelho tem os pés considerados formosos.
Isaías falou isso sobre aquele que viria a Jerusalém anunciando a mensagem de que o povo voltaria do exílio. A mensagem de libertação, a mensagem de salvação. Apontando para Cristo, que viria estebelecer o Reino de Deus declarando que o seu Rei reina, declarando que o Reino chegou aos homens sobre o monte Sião. Quão formosos eram os pés do Salvador que veio anuciar a paz? Essa foi a sua mensagem, ele veio como pregador de justiça.
Mas é curioso que Isaías usa a palavra no plural para se referir a Cristo: “Os pés do que anuncia”. Mas Paulo, usando a frase diz: “Os pés dos que anunciam”. Isso é maravilhoso pois aponta para o que Cristo deu a sua Igreja. Antes ele veio como pregador de paz ao mundo, anunciando a vinda do Reino de Deus. Mas agora ele compartilha a sua tarefa com seus discípulos. Todos os que foram salvos por Cristo receberam a tarefa de anunciar coisas boas. Ele nos comissionou com as boas novas. Ele separou também, de forma específica pregadores para essa mensagem. Por isso, assim como são formosos os pés do nosso Salvador porque ele veio proclamando a paz, ele também faz formosos os pés dos que se entregam à mesma tarefa dele, pregando o Evangelho.
Por isso, de forma conclusiva ele diz no versículo 17 que a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Cristo. É o meio que Deus escolheu desde os tempos eternos, um pregador, diante dos homens proclamando as boas novas de salvação e essa pregação gera a fé no coração. Mas perceba que ele destaca mais uma vez, a pregação da Palavra de Cristo, não é qualquer pregação, não é qualquer mensagem, mas especificamente a pregação do Evangelho. De um modo glorioso Deus age nessa mensagem salvando o perdido.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Nós somos levados a ter algumas responsabilidades através disso. Primeiramente, que devemos crer que a pregação do Evangelho é suficiente para levar o pecador ao arrependimento. A fé não é gerada por meio de atrativos humanos, como muitas igrejas e pregadores tem usado. Não por meio de mensagens que agradam o ego, como mensagens coatings, não é por meio da aparência física da igreja, não é por meio do marketing que se faz para atrair os ouvintes, não é por meio da música agradável, uma mensagem mais engraçada ou o carisma do pregador. Não é nada humano que leva o pecador ao areependimento e o conhecimento da verdade.
A maior parte da Igreja brasileira está distante de Deus e não mostra frutos de verdadeira conversão porque não há pregação fiel do Evangelho. Eles se converteram a outras coisas, menos à Cristo! Essas coisas podem atrair multidões, podem encher templos, mas eles não produzem o principal. Eles não produzem a verdadeira fé verdadeira que produz salvação. A mensagem que confia metologias humanas para atrair pessoas leva multidões de não crentes a fazer parte da igreja. Mas o Evangelho genuíno de Cristo que fala de sua Obra, sua morte e ressureição é a única mensagem que salva.
Nós precisamos voltar a crer que essa mensagem salva. Nós temos deixado a pregação do Evangelho porque nós não acreditamos nela verdadeiramente, nós buscamos outras mensagens ou outras estratégias porque pensamos que o Evangelho não é suficiente. Pregadores começam a confiar em sua oratória, em sua eloquência, em músicas de fundo, em luzes e espetáculos porque não creem em Cristo. Nós precisamos urgentemente voltar à pregar à Cruz de Cristo.
ILUSTRAÇÃO
ILUSTRAÇÃO
Um dos maiores maiores pregadores do século XX foi um homem chamado Billy Graham. Este pregador viveu quase 100 anos, até 2018. Pregou para milhões e milhões de pessoas em todo o mundo em centenas de países. Pregou no Brasil e levou o estágio do Maracanã a ficar lotado. Esse homem poderia ter sido seduzido pela fama e o orgulho. Mas em uma de suas pregações, já velho, Billy Graham disse que poderia ter pregado qualquer outra mensagem em sua vida, poderia ter pregado o que as multidões gostariam de ouvir. Mas ele pregou uma única mensagem: A Cruz de Cristo! A mensagem que confronta o pecador, a mensagem de arrependimento. Ele nunca se apartou da cruz e esse foi seu ministério.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Meus irmãos, ouçamos esse conselho do Sr. Graham. Deixemos qualquer mensagem humana e voltemos para Cristo. Os pregadores dos nossos dias não precisam parar simplesmente de pregar o que estão pregando. Eles precisam pregar a Cruz! A cruz deve ser anunciada novamente em nossos púlpitos. Se nós queremos genuínas conversões é isso que deve ser anunciado. Por mais que o crescimento da Igreja seja mais lento por meio da pregação fiel, é melhor ter um igreja de crentes verdadeiros do que de bodes que estão ali por interesses pessoais.
Portanto, temos que voltar a crer que o Evangelho é suficiente. Você pode achar uma imagem simples demais um homem, com uma bíblia aberta diante de um auditório, mas é por meio dessa simples imagem que Deus faz com que o pecador perdido possa ter fé e seja salvo de seus pecados, arrancado do império das trevas e levado para o Reino de Cristo. Essa imagem é gloriosa!
Mas esse texto nos leva a ter mais uma responsabilidade que é a de assumir o compromisso de pregar o Evangelho. Como disse antes, o Senhor envia os seus para proclamar a mensagem que gera a fé. Esse é o seu meio. Ele envia de duas formas, envia os que ele vocacionou específicamente para isso, os ministros da Palavra, os pastores como eu. Mas envia também toda sua Igreja como testemunha do seu Evangelho. Ele comissionou todos os seus discípulos a fazer discípulos de todas as nações pregando o Evangelho.
Cristo, cujos pés são formosos porque ele veio anunciar a paz faz também os seus pés formosos porque você tem a mesma tarefa de proclamação. Ele passou para você e para mim a responsabilidade de proclamar esse Evangelho de sua morte e ressurreição, as boas novas as perdidos. Como isso funciona? Como seus pés podem ser formosos diante de Deus?
ILUSTRAÇÃO
ILUSTRAÇÃO
lembro bem de uma história contada por Marcos da Missão Sal da Terra sobre um colaborador da missão, logo nos primeiros impactos evangelísticos que eles fizeram no sertão. Quando um homem, com problemas físicos em um cadeira de rodas rejeitou a pregação do Evangelho e praticamente expulsou os missionários de sua porta. Em determinado dia da semana um dos missionários andando nos sítios daquela região encontrou com aquele mesmo homem, sozinho, com sua cadeira de rodas presa num banco de areia. O missionário ofereceu ajuda, e sem ter como recusar o homem aceitou. O missionário empurrou a cadeira de rodas até a casa daquele indivíduo. Contra a sua vontade o homem teve que ouvir o evangelho no seu pé do ouvido atpe em casa.
Mas uma das coisas que mais marcou o testemunho daquele missionário é que o esforço para empurrar a cadeira de rodas e arrancá-la da areia fez os seus pés ficarem sujos, mas tão sujos que chamou a atenção de todo o restante do grupo, aquele pé calçado em uma alpercata de couro já cinza pela poeira, feio de dar dó foi a inspiração para que naquele dia todos pudessem cantar: “Os pés de quem prega o Evangelho, quão Formosos são”.
Meus pés sujos
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
É isso, meus queridos que Deus espera dos pés daqueles que foram chamados para serem discípulos de Cristo. Que mesmo feios, mesmo sujos pela poeira da estrada, eles possam se tornar bonitos diante de Deus com a preparação do Evangelho da Paz.
Que seus vizinhos, familiares, amigos, pessoas desconhecidas, todas elas possam ser impactadas pelo seu desejo de pregar essa mensagem. Que você lembre a todo instante que é a cruz de Cristo que você deve pregar. Anuncie essa cruz ao seu redor e experimente o que Deus pode fazer através de sua vida por meio das boas novas.
2º A PREGAÇÃO DO EVANGELHO AGE PARA CONDENAÇÃO DOS PERDIDOS MAS ACIMA DE TUDO NA SALVAÇÃO DOS QUE CREEM. V.16, 18-21.
2º A PREGAÇÃO DO EVANGELHO AGE PARA CONDENAÇÃO DOS PERDIDOS MAS ACIMA DE TUDO NA SALVAÇÃO DOS QUE CREEM. V.16, 18-21.
EXPLICAÇÃO
EXPLICAÇÃO
2.1. O EVANGELHO PARA A CONDENAÇÃO DO QUE REJEITA. V.16, 18, 21.
2.1. O EVANGELHO PARA A CONDENAÇÃO DO QUE REJEITA. V.16, 18, 21.
O texto continua falando da importância da pregação spbre o destino eterno do pecador. Primeiramente Paulo nos ensina sobre a condenação do pecador que rejeita a mensagem. No versículo 16 ele declara que nem todos obedeceram ao Evangelho. Muitos rejeitaram sua mensagem. Mas isso já estava profetizado por Isaías 53 que trata do Servo sofredor que foi moído pelas nossas iniquidades e recebeu o castigo que nos trás a paz. O servo, em seu sofrimento exclamou: Senhor, quem creu em nossa pregação?
Jesus Cristo veio, primeiramente como pregador da Palavra. Ele foi morto e humilhado por um motivo: A sua pregação foi rejeitada! Eles não deram ouvidos. Como o próprio profeta que foi chamado para pregar a fim de que olhos cegos continuassem cegos, ouvidos surdos continuassem surdos e corações duros fossem mais endurecidos ainda. E isso se completou em Cristo. Ele não veio para ser aceito pela grande massa. Ele veio para ser rejeitado pelos seus.
Por isso, o versículo 18 nos diz que eles setornaram indesculpáveis por rejeitar a pregação. Por ventura os judeus não ouviram a pregação? E ele responde, sim, claro que ouviram. Então ele cita o salmo 19.4 que afirma que a Palavra do Senhor se espalhou até os confins do mundo. Este salmo fala que a Revelação de Deus na criação se espalha mesmo sem palavras e torna os homens indesculpáveis. Mas esse texto fala que do mesmo modo, a pregação do Evangelho estava se espalhando pelo mundo todo tornando os homens ainda mais indesculpáveis e isso estava acontecendo com os judeus. Eles ouviram a Palavra, foram os primeiros a tê-la em suas mãos. Mas mesmo assim não a receberam.
O versículo 21 nos diz que o Senhor estendeu a mão a um povo rebelde e contradizente. Mesmo ouvindo a Palavra de Deus constantemente, de terem a mão do Senhor estendida em Graça em todo o tempo eles se voltaram contra Deus em rebeldia. O versículo termina dizendo que eles eram contradizentes, que indica uma atitude de contrariar a Deus e a sua Palavra. Eles se levantaram não apenas rejeitando a Palavra, mas também indo contra ela.
2.2. O EVANGELHO PARA A SALVAÇÃO DO QUE A RECEBE . V.19, 20.
2.2. O EVANGELHO PARA A SALVAÇÃO DO QUE A RECEBE . V.19, 20.
Voltando agora ao versículo 19 podemos perceber que o Senhor já havia alertado Israel sobre isso desde muito tempo, desde o tempo de Moisés. O Senhor alertou Israel sobre sua rebeldia. Por ter ouvido tantas vezes a pregação da Palavra, com Moisés, com os profetas posteriormente. Mas mesmo assim permaneceu com o coração endurecido. Por causa disso ele diz que vai provocar ciúmes em Israel com um povo que não é nação, com gente que não tem sabedoria, gente que nunca conheceu a Deus e a sua Palavra.
Por isso o versículo 20 diz que ele foi achado entre os que não procuravam por ele e que se revelou aos que não perguntavam por sua existência. As outras nações que não conheciam a Deus foram salvas, diferente de Israel. Enquanto uns rejeitaram a Palavras, esses outros, no primeiro momento em que a Palavra foi pregada a abraçaram de bom grado.
O Senhor nos ensinou aqui que essa é a diferença entre os que servem a Deus dos que não servem. Uns abraçam a Palvra com alegria e por isso são salvos, mas os que rejeitam a Palavra testificam de sua própria condenação. Israel não podia negar falta de oportunidade, tiveram a Palavra todos os dias em suas mãos.
ILUSTRAÇÃO
ILUSTRAÇÃO
Há alguns anos eu conheci a história de uma igreja que teve excelentes pregadores, homens de Deus, de oração, que expunham a Palavra do Senhor com fidelidade. Mas aquelas pessoas sempre rejeitavam seus pastores. Quase todos saíam daquela cidade muito feridos pela igreja. O último pastor que foi enviado àquele lugar pregou com muita dureza, repreendeu o pecado e falou aquilo que Deus queria que ele falasse. Ele saiu daqui expulso, rejeitado, com o ministério quase no fim.
Mas aquela igreja não permeneceu da mesma forma. Eles queriam um pastor que não pregasse a Palavra e não os repreendesse pelo seu pecado. Deus ouviu sua oração. Aquela igreja foi entregue a um pastor que não tinha compromisso com o rebanho, ele deixava os crentes viverem sua vida como achavam melhor. Por não pregar a Palavra fielmente aquela igreja entrou em uma situação de declínio espiritual e moral. Escândalos começaram a surgir em seu meio. O sentimento que se tinha a olhar para aquela igreja é como se Deus a tivesse abandonado e entregue aquelas pessoas a seu próprio pecado porque rejeitaram sua Palavra.
Mas aquele pastor continuou seu ministério. Ele foi para outras igrejas que o abraçaram como seu pastor, que atenderam à pregação, que queriam ser corrigidos por Deus. O Senhor trabalhou de tal modo através daquele homem que sua nova igreja se tornou uma grande igreja bíblica, onde a Palavra de Deus era pregada e vivida.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
É isso que o Senhor nos ensina através do texto que acabamos de ler. O Senhor usa a sua Palavra como uma peneira que separa os verdadeiros crentes daqueles que são meros ouvintes. Há um motivo para isso, o Senhor Jesus faz de seus pregadores boca de Deus. Quando o homem prega fielmente a Palavra, não é o homem que fala, mas Deus está falando através de sua vida. Cristo entregou para os pregadores da Palavra o grande privilégio de ser semelhantes a ele. Assim como ele veio como pregador, pregando a Palavra e anunciando o Reino. Ele nos dá a tarefa de também pregar e quando os homens recebem a nossa pregação recebem o próprio Cristo, mas quando rejeitam nossa mensagem, rejeitam o próprio Cristo.
Há uma grande responsabilidade sobre os ouvintes da pregação da Palavra que é escutar a mensagem e recebê-la. A prova de que você é um crente verdadeiro é o valor e a atenção que você dá à Palavra de Deus. Se você tem rejeitado essa Palavra, se você tem se entediado com ela, talvez você precise ainda de salvação em sua vida
Infelizmente o que nós temos visto em nossos dias é uma geração de crentes que não consegue ouvir um sermão de 15 minutos. Eles dizem que vivemos em um tempo no qual as coisas são rápidas, mas conseguem assistir a um filme de 3 horas no cinema, como um cearense que levou uma rede para um filme. Ele não conseguem ouvir a Palavra, mas conseguem passar horas assistindo um jogo ou vendo uma série. Temos uma geração de crentes que ama o entretenimento, mas não ama a pregação. Uma geração rasa no conhecimento bíblico.
Nós temos uma geração de crristãos que quando confrontados pela Palavra de Deus eles rejeitam a Palavra e não dão mais atenção. Eles são seletivos com os que gostam de ouvir. Eles querem servir, mas não querem ouvir. Eles se entregam a todo trabalho na igreja, mas não conseguem parar para ouvir um único sermão.
Você pode ter nascido na igreja e ouvido a Palavra a vida inteira, se não a recebeu, você está perdido. Você será cobrado por Deus por tantos privilégios que ele colocou sem sua mão. Você tem a sua bíblia em seu idioma em várias traduções, você ouve mensagens toda semana. Você irá dar contas a Deus po todos os sermões que você ouviu, mas não colocou em prática em sua vida.
Mas nós também temos um Deus gracioso que salva o perdido que não teve tantas oportunidades de ter tanto contato com a Palavra de Deus, outros que nunca a ouviram podem ser salvos no primeiro momento que em que a palavra lhes for anunciada. É isso que eu tenho visto. As vezes nós pregamos a Palavra de Deus semana após semana e nada parece mudar, mas quando olhamos para tantos que nunca ouviram o nosso desejo é pregar para aqueles. Nós malhamos em ferro frio enquanto outros carecem tanto da mensagem.
E é isso que Deus pode fazer sobre a sua vida neste dia! Se você se render a Cristo e crer nele. Hoje mesmo, crendo em sua Palavra pode haver salvação para sua vida. Se você atende à pregação da Palavra de Deus há salvaçao garantida para sua alma.
APLICAÇÕES FINAIS
APLICAÇÕES FINAIS
1º Que você que foi chamado por Deus para pregar o Evangelho, seja de um púlpito, seja informalmente aos que estão próximos, nunca se aparte da cruz de Cristo. Confie nela! Envolva-se com a pregação.
2ºE você como ouvinte da mensagem. Que essa mensagem seja a sua vida e você se apegue a ela como um náufrago se apega a um colete em alto mar. É da pregação que depende a sua vida. Não a rejeite, mas a receba porque são Palavras de Cristo.
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
Um dos pregadores que eu mais adimiro foi um homem que viveu no século XVIII chamado George Whitefield. Este pregador ainda jovem se tornou conhecido em toda Inglaterra e não havia que comportasse as multidões que afluiam para ouvir sua pregação. Infelizmente Whitefield foi expulso dos templos cristãos por causa de calúnias por ser ele Reformado e pregar a doutrina Calvinista.
Não havia lugar que o recebesse, Whitefield foi pregar nos campos, nas matas em lugares abertos e até mesmo em cemitérios. Seu público passou a ser pobres carvoeiros que saiam das minas com suas famílias. Se primeiro sermão ao ar livre foi para cerca de 200 pessoas. De uma forma extraordinária Deus trouxe um avivamento com muitas conversões. Enquanto pregava o Evangelho Whitefield narra que via listas brancas surgindo nos rostos sujos de carvão naquela multidão. Eram lágrimas que brotavam ali por causa de uma verdadeira conversão. A partir dali as multidões cresciam e milhares de pessoas se rendiam aos pés de Cristo. Estima-se que só no ano de 1739 aquele jovem pregador anunciou o Evangelho para cerca de 650 mil pessoas.
Mas o que mais marcou aquele momento e o despertamento que aconteceu por meio de sua pregação é que ele não fez outra coisa a não ser pregar a Palavra de Deus e anunciar o Evangelho.
Só a Palavra de Deus pode fazer isso aos corações. Devemos crer e nos submeter à pregação do Evangelho de Jesus Cristo!