SERMÃO - APOC 1.7-8 - Est. 03 - A Volta de Jesus Cristo
Sermon • Submitted
0 ratings
· 44 viewsNotes
Transcript
Apocalipse 1.7-8 – A Volta de Jesus Cristo
©Rev. Saulo Pereira de Carvalho - 14.02.2021 - (Barclay/Hendricksen/Kistemaker/Ladd/Lopes/Pohl/Simeon/Vieira/Wiersbe/Wilcock/LOGOS)
Introdução
Estudo passado: Tema: A Graça de Jesus Cristo – 1. A Fonte da Graça: a Trindade Eterna – v. 4-5a / 2. O Motivo da Graça: o Soberano Amor – v. 5b / 3. A Ação da Graça: A Libertação dos pecados – v. 5b / 4. A Bênção da Graça: Reino e Sacerdotes para Deus – v. 6 / CONCLUSÃO: A Responsabilidade da Graça
João vivia numa época em que ser cristão era uma realidade de agonia. Ele próprio conhecia o ostracismo, a prisão e os trabalhos forçados; muitos outros encontraram a morte da maneiras mais truculentas.
A melhor forma de manter a esperança e a coragem, em tais momentos, era lembrar que no passado Deus nunca os tinha abandonado. João fortalecia sua alma para torná-la capaz de enfrentar as provas do presente relembrando a grandeza e a bondade de Deus no passado.
As virtudes da fidelidade divina tinham sido postas à prova, por assim dizer, e o povo crente sabia que podia confiar nEle. Até o presente Deus o tinha ajudado, e seu braço não tinha sido preso nem seu poder diminuído.
Nesta passagem João pronuncia o lema e texto da totalidade de sua obra. Afirma sua confiança na volta triunfal de Cristo, uma vinda que resgataria os cristãos em penúria da crueldade de seus inimigos. A convicção de João era que mais cedo ou mais tarde os inimigos de Deus pereceriam e os amigos de Deus entrariam em sua glória.
A volta de Cristo precisa ser o conforto maior para nós. Quando ficarmos doentes, nosso consolo não deve ser depositado na cura imediata (pq podemos voltar a adoecer), mas na volta de Cristo que derrotará a enfermidade...
Para os olhos incrédulos, Jesus Cristo e sua Igreja não passam de derrotados neste mundo; mas para os olhos da fé, ele e seu povo são verdadeiros vencedores.
"É melhor fracassar em uma causa que será bem-sucedida no final do que ser bem-sucedido em uma causa que fracassará no final".
Parece estranho que Deus permita que seus inimigos triunfem por tanto tempo, e em tão terrível grau. Mas há um momento em que todas essas desigualdades no governo divino serão corrigidas, e uma retribuição justa será dada aqueles que sofreram, e aqueles que também lhes infligiram os sofrimentos.
Os perseguidores podem saber que a tribulação os espera, e os perseguidos podem ser confortados na perspectiva de seu descanso eterno.
Jesus Voltará Triunfante - 7a
Com glória inconcebível Jesus então aparecerá, cercado de miríades do anfitrião celestial e "com as nuvens do céu"
João olha para o futuro e vê Jesus retornando nas nuvens do céu, como ele mesmo prometera (Mt 24.30).
Nuvens são os sinais visíveis com que Deus manifesta a sua majestade, e nuvens envolvem Jesus e seus anjos.
As nuvens servem como insígnia do poder. Ele vem com as nuvens, i. é, “com grande poder e glória” Mt 24:30.
A vinda com as nuvens se contrapõe à sua vinda de outrora nas fraldas (Lc 2:12)
Não são corretas as canções natalinas que afirmam que o menino Jesus vem “de novo a cada ano”. Todas as fórmulas natalinas de um menino Jesus humildezinho e gracioso são caladas diante de um presépio vazio. Ele está em vias de chegar. Sim, porém com as nuvens!
Jesus Voltará Visível a todas as pessoas - 7b
O mundo estará dormindo em segurança e descuido, tanto quanto sempre foram nos dias de Noé
Todos os que já viveram, desde o início dos tempos, serão ressuscitados dos mortos, cada um em seu próprio corpo.
Não será como na novela pré-milenista da Record, onde as pessoas “desaparecem” e ficam só suas roupas no chão...
A ideia de duas voltas, de um período de reinado em Jerusalém, de nova oportunidade para quem não subiu na primeira leva, etc... – essa ideia não tem respaldo bíblico... A volta de Jesus pegará todos de surpresa!
Jesus Voltará como Juiz - 7c
Todos cercarão seu trono, e o contemplarão em plena vista: não como espectadores despreocupados, mas como réus sendo julgados, e cujo estado ele vai fixar em felicidade ou miséria para sempre e sempre
Seu aspecto sobre as diferentes classes da humanidade
OS FILHOS DE Deus – nós, a quem pelo seu sangue, nos libertou de nossos pecados – v.5b
Os que a vida toda olharam com perseverança para o Autor e Consumador da fé, Jesus, e que nessa luta contra o pecado resistiram até o sangue (Hb 12).
OS ÍMPIOS – aqui representados por “quantos o traspassaram” - eles pensaram que nunca mais deveriam contemplar seu rosto novamente: mas cada um deles será convocado para sua presença naquele dia.
João volta a citar o AT: “E olharão para mim, a quem traspassaram; e o prantearão como quem pranteia por um unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito” (Zacarias 12:10).
Zc = Deus tinha dado a seu povo um bom pastor; mas o povo, em seu extravio, tinha matado a esse bom pastor, pondo em seu lugar pastores egoístas e ímpios.
Mas deve chegar o dia em que, pela graça de Deus, o povo chorará e se arrependerá com tristeza, e quererá recuperar o que tinha traspassado, e se lamentará por ele e pelo que a ele fizeram.
João toma essa imagem e a aplica a Jesus. Os homens crucificaram a Jesus, mas chegará o dia quando voltarão a buscá-lo; mas nesse momento Jesus não será um homem preso sobre a cruz, objeto do ódio dos homens, mas sim uma figura real de esplendor e glória a quem foi entregue o domínio universal.
Podemos imaginar a lamentação e o terror que inundarão o coração dos que crucificaram a Jesus ao vê-lo em todo o esplendor de seu poder. Para eles a vinda de Cristo será um momento de terror e ameaça.
Pilatos, Herodes, a população que gritou “crucifica-o”, os soldados que o prenderam, os que o chicotearam, os que repartiram suas vestes, o que perfurou seu lado com a lança e todos os que aprovaram esse processo.
Sim: irão ver Jesus ainda mais uma vez, com todas as marcas de sua crueldade ainda sobre ele..
Mas agora, eles como malfeitores e assassinos; Jesus, como o juiz prestes a tomar conhecimento de suas ofensas: eles mesmos, como filhos do diabo; e ele, como "o Senhor da glória!" Imagine o pavor deles!
Talvez você diga: mas nós não crucificamos a Jesus! João escreve “todas as tribos da terra se lamentarão”, que pode se referir às tribos de Israel enumeradas em 7.4–8 ou a todos os povos e nações do mundo Jo 3.36 / Hb 6.4-6
Os pranteadores baterão no peito com seus punhos e lamentarão a vida que levaram. Quando o virem vindo com poder e glória, as pessoas que se recusaram a reconhecê-lo se darão conta de que é tarde demais para se arrependerem.
Jesus Voltará pelo Poder do Pai – 8
É o PAI todo-poderoso que garante que isso acontecerá.
Aqui temos uma tremenda descrição do Deus em quem confiamos e o Deus a quem adoramos.
1) Deus é o alfa e o ômega. Alfa é a primeira letra e ômega a última no alfabeto grego. A frase "o alfa e o ômega" indica a totalidade mais absoluta.
2) Deus é aquele que é, aquele que era e aquele que há de vir. Isto significa que Deus é eterno.
3) Deus é onipotente. É o Todo-poderoso – “pantocrátor” = Aquele que possui domínio e poder sobre todas as coisas, Aquele que controla, todas as coisas, Aquele que tem todas as coisas na palma da mão.
Humanamente falando a Igreja não tinha oportunidade alguma. Tudo o que podia esperar era sua aniquilação.
Mas com a Igreja estava o pantocrátor, o onipotente, cujas mãos controlam todas as coisas.
Se os cristãos estiverem nas mãos de um Deus como este, ninguém pode arrancá-los de sua proteção – Rm 8
Na medida em que a Igreja seja fiel a Deus, nada nem ninguém pode destruí-la. Até Roma, a poderosa, está nas mãos do pantocrátor.
CONCLUSÃO e APLICAÇÃO
Você que, tendo ouvido a verdade, a tem rejeitado. Que por anos tem ouvido sobre Jesus nos meios de comunicação, ou indo vez por outra à igreja... o tempo está se esgotando, qd Jesus voltar nas nuvens será tarde.
Hoje é o tempo oportuno da salvação...
Você, que tendo abraçado a verdade, se afastou dela e tem desonrado a Jesus com uma vida displicente...
O que você dirá quando se encontrar com o Salvador cara a cara!
se até a terra inteira vai lamentar por causa dele, muito mais vai, que recebeu toda a sua graça em vão.
À igreja redimida, lavada pelo sangue do Cordeiro: Apocalipse é um conforto sem igual – continuemos firmes na graça, lutando contra o pecado de nosso próprio coração e contra as forças das trevas. A vitória é garantida!