SERMÃO - APOC 2.18-29 - Est. 08 - TIATIRA - A Boa Igreja Tolerante do Erro
Sermon • Submitted
0 ratings
· 21 viewsNotes
Transcript
Apocalipse 2.18-29 – TIATIRA: A Boa Igreja Tolerante ao Erro
©Rev. Saulo Pereira de Carvalho - 11.04.2021 - (Barclay/Hendricksen/Kistemaker/Ladd/Lopes/Pohl/Simeon/Vieira/Wiersbe/Wilcock/LOGOS)
Introdução
Tiatira está situado num vale, sem fortificações naturais e estando aberta a ataque e invasão. Uma guarnição estava, estacionada ali não só para proteger a cidade, mas para obstruir aos inimigos o caminho para Pérgamo, a capital.
Lídia (Atos 16:14) era desta cidade. Raízes de um tipo que crescem lá ainda são usadas para fazer o corante vermelho-roxo que coloriu os materiais que ela vendeu. Ela pode ter sido a única de quem a igreja se tornou uma congregação.
Ali se achavam as associações de negócios: artesanato de lã, de linho, de capas, tingimento de panos, artesanato de couro, curtidores, oleiros, etc.
Esses negócios se associavam com o culto de deidades patronais: cada negócio tinha seu deus guardião.
A situação, portanto, era mais ou menos como se segue: se você deseja se dar bem neste mundo, precisa pertencer a uma associação; se você pertence a uma associação, sua própria adesão implica o culto ao seu deus.
Espera-se de você que atenda às festas da associação e que coma parte do que foi oferecido à deidade patronal, como um presente dessa mesma deidade. Então, quando termina a festa, e o verdadeiro - totalmente imoral - divertimento começa, você não deve sair a menos que queria se tornar objeto de ridículo e de perseguição!
O que deve um cristão fazer numa situação tão difícil? Se ele deixa a associação, perde sua posição e participação na sociedade. Talvez tenha que sofrer necessidade, fome e perseguição.
Por outro lado, se ele permanece na associação e atende às suas festas imorais, comendo coisas sacrificadas a ídolos e cometendo o pecado de fornicação, ele nega o seu Senhor. HOJE temos situação similar em alguns empregos...
Nessa difícil situação, havia uma profetiza na igreja que fingia conhecer a verdadeira solução do problema, o caminho para fora da dificuldade. Ela, aparentemente, argumentava assim: para vencer Satanás, você precisa conhecê-lo.
Você jamais será capaz de vencer o pecado a menos que se torne experimentalmente familiarizado com ele. Resumindo, um cristão deveria aprender "as cousas profundas de Satanás". Atendendo, de qualquer forma, às festas das associações e cometendo fornicação... e ainda permanecendo um cristão; tornando-se, até, um melhor cristão!
V.18 - Jesus se apresenta com o título Filho de Deus. Ele faz alusão ao Salmo 2:7
É a posição de Jesus como juiz que está sendo enfatizado aqui, como com Pérgamo. Como Pérgamo, muitos são de fato perseverantes, e ainda há uma tolerância do mal que é completamente inaceitável na igreja de Cristo.
Olhos como chama de fogo = o olhar penetrante e perspicaz de Jesus, nem um pensamento que vem em nossos corações, nem "uma imaginação de um pensamento", pode escapar
A referência ao bronze queimado = cidade era conhecida por seu comércio de metal. A escolha de títulos e alusões é um lembrete interessante de quão próximo Jesus conhece suas igrejas.
Tema: TIATIRA – Bons Cristãos, mas Tolerantes ao Erro
A Aprovação dos Cristãos – 19
A igreja era operosa. Havia trabalho, labor, agenda cheia. A igreja era marcada por amor. Ela possuía a maior das virtudes, o amor. O que faltava em Éfeso havia em Tiatira. A igreja era marcada por fé. Havia confiança em Deus.
A igreja era marcada pela perseverança ou paciência triunfadora. Ela passava pelas provas com firmeza
A situação desses cristãos parecia ser inversa à dos de Éfeso, entre os quais o amor e as primeiras obras definhavam. Aqui até aumentavam: as tuas últimas obras, mais numerosas (“maiores”) do que as primeiras.
A Acusação aos Cristãos – 20-23
Como na igreja de Pérgamo, as pessoas estão sendo enganadas (literalmente, 'desviadas') em prostituição (licenciosidade sexual ou desvio doutrinário) e em uma acomodação injusta com idolatria em comer carne de templo, provavelmente no contexto do templo como parte do comércio e encontros sociais.
Não sabemos nada sobre quem era essa mulher, Jezabel, embora ela estivesse se passando por profetisa.
Falsos professores sempre procurarão reivindicar algum nível de autoridade, e assim a alegação de ser um "profeta" é aquela que sempre será atraente e muitas vezes levará as pessoas a se desviarem.
No AT, Jezabel era a esposa malvada do rei Acabe, rei de Israel. Ela afastou seu marido e a nação do Senhor e os encorajou a adorar Baal. Ela também matou muitos dos verdadeiros profetas de Israel (1 Reis 16:29-33; 18-21).
Quando as pessoas vêm alegando ter uma revelação especial de Deus ou algum conhecimento escondido interior que eles podem compartilhar com outros, sempre haverá, infelizmente, cristãos bem intencionados que serão desviados.
O próprio Jesus aponta os perigos: "Muitos falsos profetas aparecerão e enganarão muitas pessoas" (Mat. 24:11).
Neste caso, como tantas vezes, eles serão reconhecidos por suas obras. Esta mulher está comprometendo a fé e não tem nenhuma preocupação real com a santidade.
É obvio que ninguém ensinaria de forma explicita a prostituição na igreja – v. 19 – mas ensino que vc pode se envolver com as coisas do mundo APLICAÇÃO: sexo no namoro... pornografia... etc...
v. 21-23 - Aqueles que cometem adultério com ela são aqueles que foram desviados por seus ensinamentos. Eles também sofrerão, mas, sob a graça de Deus, seu sofrimento é projetado para ser restaurador e ajudá-los a se arrepender de seus caminhos, ou seja, se afastarem de seguir seus ensinamentos. Se isso não acontecer, o aviso é para eles.
A Admoestação aos Cristãos – 24-25
Alguns, no entanto, ainda não foram desviados por esta profetisa e ainda não estão comprometidos com a sociedade pagã ao redor. Eles não aprenderam os chamados segredos profundos de Satanás, o que sugere que eles ainda não foram atraídos para seus ensinamentos satânicos.
Jesus promete a essas pessoas que não vai impor qualquer outro fardo sobre eles. Em outras palavras, Cristo não está sugerindo um novo legalismo que os verdadeiros cristãos devem seguir.
Em reação aos caminhos do mundo, os cristãos muitas vezes recorreram a uma nova forma de legalismo, proibindo coisas que realmente não são proibidas pelas Escrituras.
Aqui vemos que Jesus não pedirá a esses cristãos mais do que já é pedido a todos os cristãos em todos os lugares, que sirvam ao Senhor seu Deus com todo o seu coração, alma, força e mente (Lucas 10:27). O que eles precisam fazer é manter o que Deus já lhes deu até que Cristo volte.
Eles precisam continuar em seus 'atos', 'amor', 'fé', 'serviço' e 'perseverança' (v. 19).
A Promessa aos Cristãos – 26-29
Aqueles que continuam assim são aqueles que superam, e a grande promessa para eles é, em primeiro lugar, eu darei autoridade sobre as nações. Esta é uma autoridade que Jesus nos diz que recebeu de seu Pai, citando Salmo 2.9
Originalmente no Salmo 2, esta autoridade foi dada por Deus ao rei de Israel.
É aqui que o título 'Filho de Deus' (v. 18) encontra seu fundo. O cumprimento da promessa do Salmo 2 é encontrado em Jesus, mas como rei do povo de Deus, ele os representa diante do Pai. Como o Rei governa, então seu povo governa.
Em 3:21 vemos que aqueles que vencem têm o direito de sentar no trono com Jesus, um ponto captado pelo apóstolo Paulo em 1 Coríntios 6:2: 'Você não sabe que os santos julgarão o mundo? '
Em segundo lugar, Jesus promete que também lhe dará a estrela da manhã.
A estrela da manhã é um símbolo da vitória messiânica (ver 22:16).
Assim, esses cristãos que perseveram são lembrados novamente que um dia eles compartilharão o governo do Messias, não importa o quão pequeno seja um número que eles apareçam no momento, e não importa o quanto a escuridão da sociedade pagã ao redor pareça, por enquanto, ter a vantagem.
Deus fez promessas ao seu povo e por isso toda a igreja de todas as idades é chamada a tomar nota.
APLICAÇÕES:
Aos que estão “correndo atrás de vento de doutrina” – Apegue-se à Palavra Fiel... cuidado para não saber mais de Satanás do que de Jesus. A identificação da doutrina falsa é feita conhecendo a doutrina verdadeira.
Aos que estão sem zelo com sua vida moral e seus valores neste mundo.
Mesmo que as pessoas tenham demonstrado amor, se envolvido no serviço e mostrado resistência sob julgamento, isso não é suficiente. Se eles também se envolveram em uma vida pecaminosa e se apaixonaram por falsos ensinamentos, eles devem lidar com isso.
O bem que eles fazem não cancela o mal que eles praticam. Não é uma questão de equilibrar um contra o outro. Esta igreja parecia querer fazer as coisas certas, mas era ingênua.
Poderia ter sido fácil para Jesus elogiar o que era certo e passar por cima do que estava errado. Mas ele não o fez. Ele queria o melhor, em todos os sentidos, para essas pessoas.
Para todos nós: A longanimidade de Deus é “paciência exagerada”, e não “paciência infinita”... um dia a paciência de Deus com o nosso pecado chega ao fim (Jr 15.6: “estou cansado de ter compaixão...”)
Alguns pensam que eles, ou outros influenciando-os, não devem ser tão ruins, afinal, se Deus não fez nada para mudar uma situação pecaminosa em que eles estão envolvidos.
Eles — ou outros — podem realmente pensar que se safaram de algo. O sofrimento e a bondade de Deus são, portanto, mal compreendidos e mal utilizados.
Esses olhos como fogo queimam nas profundezas de cada um. Ninguém "se safa" de nada; se o seu pecado ainda não foi julgado, isso é porque Deus está graciosamente concedendo tempo para o arrependimento.