Frutificando para Deus
Notes
Transcript
Frutificando para Deus - mesmo sem tempo
Frutificando para Deus - mesmo sem tempo
João 15:1-9
Introdução:
Eu sei que você vive uma vida corrida. Também vivo assim. Não foi uma ou duas vezes que eu desejei que o dia tivesse 48horas. Mas, vamos olhar atentamente para nosso tempo e nossa vida. Se pergunte:
Do que você e eu corremos atrás? O que nos causa ansiedade? Qual é o seu propósito de vida? Qual é o motivo de sua existência? Ou em outras palavras: O que você gasta os dias fazendo e qual é a fonte de sua vida?
Você deve ter pensado imediatamente: Matheus ficou maluco. Virou pastor e ficou com amnésia. Ele me conhece. É claro que é Jesus.
Peço nesse momento que você duvide de si mesmo e se abra para uma investigação formal.
O texto nos chama a investigar nossa vida.
A primeira coisa que percebemos são os envolvidos na cena do crime.
Temos Jesus, como videira verdadeira;
O Espírito Santo como seiva que corre nos ramos;
Deus Pai como agricultor e;
Nós como ramos.
Jesus é o primeiro a falar e diz que Ele é uma videira verdadeira, isto é, fonte de vida vinda de Deus. Todos que estão Nele, frutificam. Entretanto, existem aqueles que estão superficial e externamente com ele. São frequentadores de igreja, sabem um pouco de bíblia e de alguma maneira “servem”.
Aqui é importante esclarecer o que são frutos: É o serviço vindo do coração em obediência a Palavra que, no final, glorifica a Deus. O Fruto é obediência de coração pra glória de Deus. Quando você ler que o fruto do Espírito em Galátas é: Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio você precisa que tudo isso é serviço a Deus. O fruto é um só e quando frutificamos, sempre atingimos alguém. Quando você tem domínio próprio, você está evitando de pecar ou agir de maneira tola com alguém. Quando você é bondoso, é sempre pra alguém, nunca pra si mesmo. Bondade pra si mesmo todo mundo faz.
Voltamos o depoimento de Jesus. Ele diz que tem ramos nele que não produzem frutos.
Eles não dependem de Cristo, agindo muitas vezes por conta própria. Eles não tem intimidade com Deus, não obedecem a Deus. São aqueles que não querem frutificar para Deus, mas fazem tudo para si mesmos, para sua própria glória.
Uma tradução possível da primeira parte do verso 2 é :
“Todo ramo que, estando em mim, não está disposto a trazer fruto, ele o corta”.
Agora, olhemos para o papel do Pai.
O Pai é sempre o mais interessado que a videira dê frutos. Ele é o agricultor, e quanto mais frutífera a videira, melhor para Ele.
O texto que lemos diz que Ele é glorificado quando produzimos muito fruto.
*Qual é o fim principal do homem?*
É o serviço vindo do coração em obediência a Palavra que, no final, glorifica a Deus. O Fruto é obediência de coração pra glória de Deus.
O Agricultor poda, ou seja, corta de nós aquilo que nos impede de frutificar, assim como faz com a videira. Ele tira nossas folhas, a capa e orgulho que mostramos ao mundo. Ele afasta de nós aquilo que nos afasta Dele. Qualquer situação, seja boa ou ruim que vier sobre sua vida, é Deus fazendo as coisas cooperarem para o seu bem. É para você frutificar.
Agora temos o Espírito Santo falando. Ele aparece pressuposto no texto. No capítulo anterior, Jesus promete que o Consolador viria sobre nós e faria morada em nós. Guardariamos suas Palavras porque o Espírito Santo trabalharia em nós.
E por fim, temos eu e você.
Ramos. Pessoas que estão numa igreja e que se professam cristãs. Temos duas questões essenciais para tratar, para saber sobre se um Ramo é verdadeiro ou não.
A primeira é sobre Permanecer.
É simplesmente a Palavra que mais aparece no texto. Jesus ensina que precisamos permanecer em sua Palavra e em seu amor. Ou seja, existe a possibilidade de andar com crentes e não estar com Jesus. Judas é um exemplo disso. Para vocês entederem, no capítulo 13v.31, quando Jesus vai ensinar o novo mandamento, Judas não está. Judas sai dali.
ELe esteve com eles, andou com eles, comeu com eles e mesmo assim nunca frutificou. Nunca serviu a Deus.
Você pode dizer: Ele fez coisas pra Jesus.
Mas o texto sempre faz a intensão de dizer que foi pra seu próprio benefício. Sempre fez pra alcançar seus objetivos.
Uma das provas que permanecemos em Jesus e sua Palavra em nós é que quando oramos, recebemos respostas e - muitas afirmativas. Porque oramos segundo a vontade de Deus. É o Espírito Santo em nós que nos dá, na Palavra, os motivos certos pelos quais orar e nos tornamos ferramentas de Deus.
Faça essa prova e pergunta: Deus tem respondido suas orações de maneira afirmativa, porque você tem orado segundo a vontade Dele ou você não experimenta nenhuma resposta de Deus? Nenhum agir?
A segunda questão é sobre frutificar.
Quando frutificamos, estamos servindo a Deus na vida do outro. Não tem como ser cristão sozinho. Servimos aos outros na igreja, na nossa casa, faculdade e trabalho.
Quando você é um bom filho, ainda que sofra por isso, é serviço a Deus.
Quando você trabalha bem para o seu mestre impío, é serviço a Deus.
Quando você usa seus relacionamentos para falar do evangelho, é serviço a Deus.
Quando você ora pelos seus irmãos e seus inimigos, é serviço a Deus.
Frutificar é sobre amar. Amar é sobre servir.
Nem todos produziram 100 frutos. Alguns produziram 30 ou 60. A questão é que todos que estão em Jesus, frutificarão. Quanto mais fruto, mais glória pra Deus.
Aqui outra pergunta pra você se fazer:
Será que eu tenho frutos para mostrar que sou díscipulo? Agora, não é sobre conhecimento bíblico ou sobre tempo de igreja. O Diabo sabe mais da Bíblia que a gente.
Aquela antiga pergunta de uma nova maneira:
Será que existem, visivelmente, provas suficientes que me condenem por ser cristão?
O verdadeiro ramo pertence a Cristo, e é podado;
O verdadeiro ramo permanece ligado a Cristo e sua Palavra e vê Deus realizar seu propósito, porque ora;
O verdadeiro ramo frutifica em amor, obedecendo a Palavra.
Concluimos nossa investigação. A vontade de Deus é que todos frutifiquem e Ele trabalha pra que isso aconteça. Deus é glorificado quando seu povo frutifica.
Mas ainda tem uma questão:
ALTO - Quem sou eu?
ALTO - Ramo verdadeiro ou ramo sem vida?
ALTO - Um díscipulo a serviço do Senhor ou um sabedor de bíblia, que só gasta a energia dos outros e vai ser cortado em breve ?
Olhe para sua vida.
O que você gasta os dias fazendo e qual é a fonte de sua vida?
Todos temos um objetivo de vida, algo para o qual fomos criados. Entretanto as preocupações, o diabo e o mundo nos confundirem e nos levarem a não querer frutificar pois estamos ocupados demais nas nossas vidas.
Estamos preocupados com autosatisfação, com nossos sonhos e objetivos e esquecemos dos nossos chamados.
Quem é você na videira verdadeira?
Você não muda há anos? Você é o mesmo de 1 ano atrás?
Você não experimenta nenhuma resposta de Deus?
Nada é podado em sua vida, isto é, você nunca não passa por nenhum tipo de sofrimento, disciplina ou privação vinda de Deus?
A questão toda é que você não está ocupado demais para servir.
A questão toda é que você não está em Cristo e por isso você nunca dá fruto.
Você não vive para servir a Deus.
Seu objetivo de vida nunca foi obedecer a Deus, seguindo Jesus, sempre foi conquistar, realizar e satisfazer seu próprio coração.
E três coisas sobre isso:
Você nunca se satisfará fora de Deus.
Você jamais será feliz.
Você será lançado no fogo do inferno se continuar a não querer frutificar.
O texto finaliza dizendo que estas palavras trarão alegria ao nosso coração e então teremos plena alegria de vida.
A alegria de Cristo vem de uma vida com Ele.
Não importa o que aconteça, você sabe que é amado por Jesus, assim como o Pai o amou. Você sabe que Deus está te podando para você frutificar pra Ele. Você sabe que nada está fora de controle e que Deus tem ouvido suas orações e no momento certo, Ele fará conforme a vontade Dele.
CONCLUSÃO
Finalizo dizendo que todos somos chamados para frutificar em Jesus. Fomos predestinado para boas obras.
Nosso fonte, nossa força, nossa alegria, nossa satisfação - vem de Jesus.
Precisamos ser discípulos firmados no profundo amor do nosso Deus, oferecendo nossos frutos para Ele.
E
Como um velho presbítero me ensinou: Quem não vive para servir, não serve pra viver.
Viva sua vida para o Cristo que vive em você.
Você precisa permanecer e frutificar.
Orar.