O Rico e Lázaro - EBD ON
Notes
Transcript
O Rico e Lázaro
O Rico e Lázaro
Lucas 16.19-26.
Quero mostrar rapidamente o contexto dessa passagem, antes de dar inicio a mensagem principal. Essa passagem mostra 04 Personagens: O 1º Personagem a bíblia não nos revela seu nome mas o descreve como um homem rico que se vestia com roupas caras e vivia no luxo. O 2º Personagem se chama Lázaro, um mendigo que vivia a porta do “Rico”, a bíblia o descreve como um homem doente, que era cobertos de chagas, que estava passando fome, ansiando comer o que caia da mesa do rico, que os cães vinham e lambiam a suas feridas. Não quero me apegar muito nesses detalhes, mas a Palavra vai nos relatar que eles morrem. O 1º Personagem, o rico, nos relata que ele foi sepultado no HADES, hades é uma palavra grega para se referir o “mundo dos mortos” inferno, esse lugar de tormento. E Lazaro quando morre anjos o levam para junto de Abraão. O 3º Personagem são os anjos mas também não quero me apegar a eles. Abraão é o 4º Personagem inserido nesse enrendo, Abraão é tido aqui como aquele que recebeu Lázaro no céu, na tradução da Revista Atualizada, fala que Lázaro foi para Seios de abraão; Seios de abraão é tido para o Judeu como um lugar de felicidade, de bençãos, de plenitude. Então seios de Abraão aqui é uma analogia ao Céu.
Essa passagem é um dialogo entre o Rico e Abraão. O Rico começa esse dialogo dizendo LC 16.24
Então, chamou-o: ‘Pai Abraão, tem misericórdia de mim e manda que Lázaro molhe a ponta do dedo na água e refresque a minha língua, porque estou sofrendo muito neste fogo’.
E Abraão responde mostrando a suas obras. LC 16.25
“Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembre-se de que durante a sua vida você recebeu coisas boas, enquanto que Lázaro recebeu coisas más. Agora, porém, ele está sendo consolado aqui e você está em sofrimento.
Só essa parte da passagem é riquíssima, tem muita coisa a nos ensinar, é a unica passagem na bíblia que nos mostra um pouco dos detalhes de como é a vida após a morte. A Gente consegue se aprofundar muito nessas questões da vida e a morte, céu e inferno se baseando nessa passagem. Mas o foco que quero trazer aqui hoje, não é relacionado a isso. Mas sobre O Poder da Palavra, como Martinho Lutero e os reformadores pregaram “Sola Scriptura” Somente as escrituras. Quero mostra isso a partir do versículo 27 adiante.
Experiencia não gera salvação
Experiencia não gera salvação
Lucas 16.27-31.
O Rico imaginava que “se alguém dentro os mortos” aparecesse a seus irmãos, eles iriam se arrepender. Abraão responde dizendo que “”Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão convencer, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.”
Jesus, deixa aqui bem claro que não importa qual experiencia sobrenatural a pessoa tenha, isso não gera arrependimento, não produz salvação. Os milagres não ajudam as pessoas que desobedecem à palavra de Deus. O maior dos milagres é insuficiente para ajudar alguém que rejeita a palavra. Mas escrituras é suficiente para produzir uma conversão. Quando Abraão diz “Moisés e Profetas” ele quer dizer a Biblia, Moisés representando o pentateuco e o Profetas os livros históricos, proféticos, poéticos como a gente aprendeu na aula de teologia. E o interessante aqui é que Jesus está citando o A.T… mostrando que a salvação era crer naquele que Há de vir, e essa fé naquele que Há de vir produz arrependimento, arrependimento que levam a salvação. A confiança na palavra de Deus é a condição para a salvação. A pessoa que escuta a palavra de Deus, mas ainda espera por mais evidências, ou seja buscando experiencias para se converter, está enganando a si mesmo. Por que a maior experiencia na vida do cristão, não é “ver fogo do céu” “ Ver anjos” ou qualquer outra coisa sobrenatural, não menosprezando essas experiencias, elas são validas. Mas a maior experiencia na vida do cristão é a ação do Espirito Santo trabalhando por meio da fé naquele que crê. A maior experiencia é a experiencia da salvação. Paulo diz em Efésios 2 “Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados… Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,
deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões.” Isso é glorioso, estávamos mortos, Cristo nos deu vida. Tem coisa mais fantástica que isso? Isso me deixa sem palavras… é maravilhoso demais. Já falei isso pra vocês, mas vou contar de novo… Lembro que no meu primeiro ano de conversão, quando eu ia ao monte direto com pessoal da igreja, eu ouvia as experiencias sobrenaturais e tals e eu de certa forma ficava comparando minha espiritualidade, ja orei muito buscando essas experiencias e sempre ficava frustrado, não acho que seja por falta de fé, mas talvez não fosse algo tão necessário pra mim na época, não sei… Mas depois de um tempo, eu falei com Deus não importa se eu tenha experiencia ou não, creio na sua Palavra, creio na suas Promessas… Independente se tiver experiencia ou não, se Deus me disse eu creio e acabou, O justo viverá pela fé e não por sentimentos ou experiencias, e essa fé crer em Cristo Jesus e em sua Palavra.
Voltando aqui ao texto, O Rico avisa sobre o seus cinco irmãos, pede pra Abraão deixar que Lázaro os avise para que eles não vá também para aquele lugar de tormento. Engraçado que no inferno o Rico se torna evangélico né, mas é tarde demais… Nossas boas obras tem que serem feitas em vida, pois sabemos que na gloria obteremos a recompensa. Abraão responde de forma decisiva: Se não ouvem a biblia não adianta… Se vão na igreja domingo após domingo ouvir a Palavra e não se arrependem não adianta… O principio aqui é as escrituras contêm tudo que precisamos saber para nossa salvação, ser um morto ressuscitar não falaria nada de novo que a Bíblia já não nos revela, não há necessidade de mais revelações para levar as pessoas ao arrependimento. Sola Scriptura, Somente as Escrituras. 2Timóteo 3.15-17
Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.
Conclusão
Conclusão
E o Senhor nos encarrega nós disso, de comunicar a verdade do Evangelho. De ler, estudar, ensinar, pregar, evangelizar de levar a Mensagem de Cristo ao coração das pessoas usando aquilo que o Senhor nos deu, se movendo naquilo que o Senhor nos chamou. E creio que isso que nós estamos começando ira nos ajudar muito a desenvolver a nossa vocação, para que venhamos ser obreiros aprovados por Deus.