Atos dos Apóstolos

EBD - Atos dos Apóstolos  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 24 views
Notes
Transcript
Handout

Introdução

Panorama e alguns propósitos do livro
Bom dia a todos, graça e paz. Estaremos iniciando hoje mais uma série de mensagens vinculadas com os temas que estudamos na EBD e o livro que estamos estudando agora é o livro de Atos dos Apóstolos. Então provavelmente teremos mais 3 encontros além desse para refletirmos e ouvirmos o que Deus tem para falar conosco a respeito desse livro tão importante.
Leitura do texto (1.1-14)
Hoje o meu objetivo é trazer um panorama geral do livro e refletir em alguns dos propósitos desse livro que tem muito a nos ensinar.
Autor Lucas, historiador, médico, acompanhante de Paulo em seu ministério
Um escrito único com o Evangelho de Lucas, para Teófilo, um nobre patrono
O autor do livro é tido como Lucas, o mesmo autor do Evangelho de Lucas, ele não se identifica, porém através de muitas características é possível confirmar que ele é o autor dos dois livros, que inclusive eram um só. Lucas um homem muito culto, historiador, médico, que acompanhou Paulo durante o seu ministério, então muitas vezes encontraremos a referência na primeira pessoa do plural e não na terceira, mostrando que ele fez parte, foi testemunha ocular de muito o que é descrito em seu livro.
Alguns dividem entre o ministério de Cristo e o ministério da igreja, John Stott divide entre o ministério terreno e celestial de Cristo
Um escrito em que Lucas escreve para Teófilo, como lemos no primeiro versículo, e é dividido em duas partes. Muitos dizem que a divisão é entre as ações de Cristo e as ações da igreja ou dos apóstolos, mas John Stott tem uma definição que prefiro, que é a divisão entre o ministério terreno de Cristo e o ministério celestial, colocado em prática pelo Espírito Santo, através da sua igreja.
Período especial da igreja, 30 anos que mudaram o mundo
Livro histórico, onde Lucas busca mostrar a veracidade/legalidade do cristianismo, retratar a história da expansão milagrosa do Evangelho e mostrar a ação do Espírito Santo na vida dos cristãos
O período do livro de Atos foi um período muito especial e singular na vida da igreja, como o próprio título da revista diz, foram 30 anos que mudaram o mundo como conhecemos hoje. Se você teve acesso ao Evangelho, se você se denomina como cristão, se nós nos reunimos como igreja, é devido ao que acontece nesse livro. É um livro que possuí um caráter histórico, onde o objetivo de Lucas era demonstrar o que ocorreu no início da igreja e como foi sua expansão e por mais que tenham passagens muito especiais sobre a ação do Espírito Santo, ao ler esse livro precisamos sempre ter em mente que era um período inicial de expansão do Evangelho, onde ele precisava ser propagado e não tinham as facilidades que temos hoje em dia e nem mesmo as Escrituras para fazerem, então muitas ações que acontecem nesse período pelo Espírito Santo, são ocasionais e não padrão para os tempos que vivemos hoje.

Prólogo 1.1-7

(v 1) O ministério de Cristo havia iniciado apenas. O Reino de Deus, Reino dos Céus. Já estamos debaixo do governo de Cristo.
Observando um pouco mais afundo o prólogo do texto, no versículo 1 vemos que Lucas também acredita que o ministério de Cristo não havia acabado na cruz e na ressurreição. “Relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar”. Jesus não havia acabado o seu ministério, pelo o contrário, Ele estava apenas iniciando. Enquanto esteve na terra Jesus falou muito sobre o Reino dos Céus, o Reino de Deus. E esse reino que Ele tanto falava começou com o seu ministério terreno e se concluirá com o seu retorno. Ou seja, tudo o que aconteceu em Atos e tudo o que vivemos hoje faz parte do Reino de Deus, não pertencemos a esse mundo, mas sim ao Reino do Céus, onde Jesus já está assentado a direita do Pai, governando. Eu e você já estamos debaixo do governo de Jesus, ele é o nosso maior governante e sobre Ele que devemos colocar as nossas esperanças e não nos governantes terrenos.
Jesus havia ressuscitado e permanecido 40 dias com os seus discípulos em terra novamente, estavam em seu último contato presencial na terra. Esperem!
Imaginar a situação dos discípulos, o que mais faziam era esperar. A nação de Israel esperou o Messias libertador durante todo o A.T. Os discípulos esperaram o ministério terreno de Jesus e ele acaba crucificado. Ele havia ressurreto havia 40 dias.
Historicamente o que ocorre é que Jesus havia sido crucificado, ressuscitado e passado 40 dias junto com os discípulos e aqui estão exatamente no último contato direto deles com Jesus em terra. E antes de subir aos céus Jesus deixa uma ordem para eles, “não se afastem de Jerusalém pois receberão a promessa do Pai”.
Imaginem a situação dos discípulos, que esperavam confiantemente por um salvador de Israel como nação, como economia, como força militar, como império. Primeiro eles creem que Jesus havia vindo para libertá-los, depois Jesus é morto junto com criminosos, de uma forma tão vergonhosa que seus discípulos fogem e Pedro o nega dizendo que não conhecia aquele Messias, o Messias que ele conhecia era o que viria destruir o império, elevar Israel há uma grande potência, não ser pendurado em uma cruz. Porém depois Jesus vence a morte e aparece diante deles, com certeza a esperança deles é totalmente renovada, agora sim Jesus iria “botar pra quebrar”. Mas passam-se mais 40 dias e o que Jesus fala? Esperem aqui em Jerusalém, não se afastem daqui que vocês receberão a promessa!
Perguntam quando será o dia que Israel será transformado em potência. O plano dos discípulos para o futuro era diferente do de Jesus e isso os impedia de compreender a verdade
Qual é a última pergunta que os discípulos fazem para Jesus na terra? Qual é o dia que você vai transformar tudo isso aqui? Quando seremos potências? O planejamento pessoal do futuro dos discípulos estava tão estabelecido que não importava o que Jesus fizesse ou dissesse, nada entraria na cabeça deles.
Resposta de Jesus. Única e exclusiva autoridade do Pai.
Vivemos em um mundo instantâneo. Comida, vídeos, áudio, relacionamentos. Como é difícil esperar! Assim como os discípulos, transformamos nossos planos e objetivos nos planos de Deus e ficamos ansiosos quando não acontecem da nossa forma
O que Jesus responde? Não cabe a vocês saberem de coisas que são de única e exclusiva autoridade do Pai. Esperem! Como é difícil esperar né irmãos? Vivemos um mundo do instantâneo, cada coisa que queremos ou precisamos tem que ser feita na hora. É um vídeo no Youtube, é um aúdio em velocidade avançada no prédio, é uma resposta no Google na hora para o que precisamos. E quantas vezes não fazemos como os discípulos e traçamos nossos próprios planos para o futuro e não importa se o caminho ou plano estabelecido por Deus é o mesmo, nossa cabeça está tão fechada que só perguntamos para Jesus “quando vai acontecer”. As vezes condenamos os discípulos por não entenderem que aquele não era o plano de Jesus, passaram mais de 3 anos caminhando lado a lado com Ele e não tinham entendido. Mas quanto tempo caminhamos com Jesus e fazemos a mesma coisa?
O que fazer? Resposta está no versículo 14. Perseverar unânime em oração
Sim Gregory, mas então o que fazermos para esperar, como conseguir esperar da maneira correta? Os próprios discípulos respondem, lá no versículo 14, “perseveravam unânimes em oração”. Em um momento que não sabiam o que iria acontecer com eles, se sofreriam perseguição ou não, se teriam uma vitória ou não, oque eles fizeram? Oraram! É isso que precisamos fazer em nossas vidas, perseverar unânime em oração! Perseverar não é orar uma vez só e parar, unânime é que todos que fazem parte daquela questão devem orar da mesma forma. O problema é na família? Vamos orar todos! O problema é no casamento? Vamos orar o casal! O necessário é que perseveremos em oração sempre!

Atos 1.8

Versículo mais importante do livro de Atos.
Aqui chegamos naquele que talvez seja o versículo mais importante do livro de Atos, uma promessa de Jesus para os discípulos, que traz junto uma grande responsabilidade e desafio.
A promessa = receberão poder. A responsabilidade = serão minhas testemunhas
Índice do Livro, 1-7 Jerusalém, expansão da igreja e perseguição, 8-12 Judéia e Samaria, Pedro e Felipe, a partir do 13, os confins da Terra, através de Paulo.
Esse versículo é tão importante que ele serve até como índice do livro de Atos. Os capítulos de 1-7 mostram a expansão da igreja em Jerusalém e o início da perseguição. Os capítulos de 8-12 mostram a dispersão da igreja pelas regiões próximas como Judéia e Samaria, através de Felipe, de Pedro, as barreiras raciais começam a ser quebradas. A partir do capítulo 13-28, o personagem principal passa a ser Paulo, que realiza diversas viagens e começa a levar o Evangelho aos confins da terra.
O que é esse poder? Dunamis em grego siginifica habilidade, força, energia sem fim. Martyres é a palavra que é traduzida por testemunhas aqui. Alguém disposto a dar a própria vida para testificar o que viu e ouviu.
Mas o que de fato é esse poder? É o poder político e militar para derrubar Roma? É o dom de línguas? É o dom de cura? É o dom de profecias? Será que esse poder existe até hoje ou ocorreu apenas no tempo de Atos?
A palavra dunamis em grego é a que é utilizada nesse texto e ela possui o sentido de força, habilidade, energia constante, ou seja, eles receberiam a força, a habilidade, a capacidade, a energia do Espírito Santo para serem testemunhas de Cristo em todos os lugares. A palavra em grego utilizada para testemunhas é mártires. Ou seja, receberiam capacidade para se tornarem mártires de Cristo onde estivessem, não importasse a consequência.
Recebemos esse poder até hoje? Sim, mas precisamos entender e interpretar da maneira correta. Naquela época era necessário que o poder se manifestasse daquela forma, hoje em dia ele se manifesta de outras.
Convencer do pecado, regenerar, iluminar, consolar, santificar, interceder
E hoje em dia? O poder que recebemos do Espírito é o mesmo dos apóstolos? Sim, é o mesmo poder, porém precisa ser entendido e interpretado da maneira correta. Não vou falar sobre os dons aqui pois o pr Neto irá fazer uma série a respeito e também porque a aula de hoje traz informações sobre o dom de línguas. Mas todos nós podemos e devemos receber essa mesma capacitação para propagar o Evangelho que os apóstolos receberam, só que hoje em dia esse poder se manifestaria de formas diferentes e mais necessárias do que as formas que se manifestou naquela época. Além disso, é através do poder do Espírito que você é convencido do pecado, que você é regenerado, que você é iluminado a entender a Palavra de Deus, que você é santificado é através desse poder que suas orações chegam até Deus, pois Ele que intercede por nós, Ele que nos consola quando precisamos.
Polarização sobre a ação do Espírito Santo. Experiências, emoção, ecstasy. Ou menosprezo a pessoa do Espírito e seu papel na trindade. Precisamo ter equilíbrio.
Infelizmente assim como em muitas coisas no nosso mundo, também vivemos uma polarização no que se trata ao Espírito Santo e seu poder em nossas vidas. Alguns atribuem ao Espírito poderes e obras que não são Dele e são contrárias ao que diz a Bíblia, vivendo apenas de experiências, sentimentos e ecstasy. Outros menosprezam o valor e importância do Espírito Santo na Trindade e em nossas vidas, não permitindo que Ele haja da forma como deve agir em nós. Precisamos tomar cuidado para ter o equilíbrio bíblico, sendo sensíveis ao agir do Espírito e racionais para o entendimento da Palavra.
Nesse versículo encontramos um dos principais propósitos do livro. Poder e capacidade para espalhar o evangelho. Isso deve servir de exemplo para nós. Através de 120 pessoas o Evangelho se espalhou pelo mundo.
Não podemos temer a perseguição, Jesus já disse que nada irá prevalecer sobre a igreja. Devemos nos posicionar como verdadeiros cristãos e levar a verdade de Cristo.
E aqui encontramos um dos principais propósitos do livro de Atos, mostrar a forma poderosa que o Evangelho se expandiu através daquelas poucas pessoas independente da perseguição ou circunstâncias que estivessem. Os discípulos foram capacitados pelo poder do Espírito para serem testemunhas Dele onde estivessem. Eles não receberam poder para derrubar Roma, mas sim para serem perseguidos por Roma. E nessa perseguição toda o Evangelho prosperou, pois não há nada que pode prevalecer sobre a igreja como disse Jesus para Pedro.

A ascensão (1.9-11)

Terminar com a cena da ascensão de Cristo.
Irá voltar com certeza!
Por fim queria terminar destacando a ascensão de Jesus. Ali, na frente daqueles que os acompanhavam, que haviam acabado de receber sua promessa, Ele ascende aos ceús, para assentar a destra do Pai. Uma cena muito bonita de se imaginar, em que com certeza ficaríamos atônitos olhando como os discípulos ficaram. Quando os dois anjos falam, não adianta vocês ficarem olhando, esse mesmo que está subindo agora irá voltar da mesma forma, isso é certo!
Jesus subiu, cumpriu seu papel na terra e delegou o nosso. Sermos Suas testemunhas. Temos o Espírito Santo conosco para nos ajudar.
Em outras palavras o que podemos entender desse momento é. Jesus esta subindo, por enquanto é missão de vocês continuar a obra que Ele estava fazendo enquanto esteve por aqui. Vocês receberão o poder, a capacitação e o acompanhamento do Espírito para isso, e em breve Ele voltará para ai sim, concluir toda sua obra.
O livro de Atos deve nos servir de exemplo e motivação para vivermos uma vida em busca de fazer o evangelho prosperar. Vivemos tempos difíceis, tempos em que pode surgir mais perseguição, tempos em que os evangélicos podem ser mais boicotados e nossas palavras podadas. Mas nada há de prevalecer contra a igreja de Deus. Esse evangelho dos apóstolos é o mesmo hoje em dia e muita gente ainda precisa ter contato com Ele antes que Jesus volte. Se desafie a ter o privilégio de fazer parte disso. Agora no carnaval teremos nosso impacto, é um ótimo pontapé inicial, e a partir dali viver uma vida de constante pregação do Evangelho.
Deus abençoe a todos.
Related Media
See more
Related Sermons
See more