O que buscais?

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 34 views

Estando João Batista com dois de seus discípulos, sendo um deles André, irmão de Simão, e vendo Jesus passar, aponta que Ele é o Cordeiro de Deus (v. 36). Assim, os dois começam a seguir Jesus imediatamente. Jesus os pergunta sobre o que estão buscando, e estes respondem perguntando onde moras (v. 38). Jesus, então, os convida para sua casa, ficando o dia todo com Ele. No término do dia, a alegria é tanta, que André saí ao encontro de seu irmão afirmando que encontrou o Cristo (v. 41)

Notes
Transcript
Handout

INTRODUÇÃO:
A Palavra inicia com a frase no dia seguinte (v. 35), e isto faz referência ao testemunho de João Batista para com Jesus, no qual João o proclama como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, e sobre o qual João atesta de que viu o Espírito descer sobre Ele e de Ele é que batizará com o Espírito Santo (cf. Jo 1.29-34). E assim, no dia seguinte, João narra o episódio dos primeiros discípulos, o qual seguiam João e agora, dado a afirmação de Jesus por João, passar a seguir Jesus Cristo.
Ao iniciarem no seguimento com Jesus, de início uma pergunta até mesmo desconfortante: o que procurais? (v. 38). O que os dois discípulos, até então pertencentes a João Batista, procuraram em Jesus? Milagres? Contatações? Ou seria um seguimento “as escuras”, ou seja, um seguinte não por amor, mas por obrigação?
APLICAÇÃO:
NOSSA BUSCA POR JESUS
Esta pergunta de Jesus hoje se volta a cada um. O que procurais?, pergunta Jesus a mim e a você. Da mesma maneira que os discípulos de João Batista sabiam que Jesus era o Cordeiro de Deus pois João Batista assim os preparou na fé, nós também, temos um conhecimento sobre Jesus e a Igreja - fomos catequizados e até já servimos ao Senhor mais dedicadamente - mas hoje, o Senhor volta seu olhar, e nos pergunta: o que procurais?
Podemos buscar Jesus de diversas formas e por inúmeros motivos: problemas pessoais e familaires, crises, doenças, inquietações, medo; ou até mesmo buscamos Jesus porque nos parece confortável, seguro. Tudo isso não é errado. Jesus quer mesmo que o busquemos sempre, inclusive nas situações aqui enumeradas. Mas, prestemos atenção, esse questionamento do Senhor não é um impedimento, ou uma “parada” na fé, é um convite para adentrarmos ainda mais no Seu Mistério.
O v. 39, na resposta de Jesus à pergunta dos dois discípulos sobre a indagação de Mestre, onde moras? (v. 38b), Jesus lhes convida para acompanhar e ver sua residência. Meus irmãos, aqui não se trata somente do lugar físico de onde Jesus se encontrava, pois Ele podia dizer simplesmente a localização da casa; Jesus, nesta resposta, os faz participantes do Seu mistério divino, da Sua Glória!
E é por isto que esta pergunta de Jesus também se dirige a nós, pois Ele nos convida a participarmos do Seu Mistério divino! Não basta, para Jesus, nos oferecer aquilo somente que precisamos em determinada situação, o Senhor estende a nós otapete vermelho de sua glória para participarmos de sua Graça! E é isso que nos faz diferentes, alegres, esperançosos, a certeza de sabermos que temos um Deus presente, amigo, e que nos permite participar de Sua Graça!
Jesus, nesta cena, não convida simplesmente os discípulos para conhecer sua casa da mesma maneira que nós convidamos nossos amigos e parentes para tomarmos um café em nossa casa, o convite de Jesus ultrapassa os limites humanos, pois é espiritual. Ou seja, Jesus convida-os para serem íntimos, pessoal, amigos e próximos Dele, pois é isso que caracteriza uma casa, uma família, a amizade, a intimidade, a liberdade.
CONCLUSÃO:
Aqui, André e o outro discípulo fizeram uma troca de seguimento sem precedentes. Ganharam não somente um líder, uma casa, mas a eternidade! Vivenciaram o dom de Deus e presenciaram a ação poderosa do Senhor na história da Salvação. O Senhor também nos chama, para segui-Lo com mais dedicação. O Senhor convida-nos a adentrarmos sua morada pois, da mesma maneira em que os discípulos tiveram suas vidas transformadas pela presença de Jesus, a nossa também assim será.
E que nem André e o outro saíram correndo e gritando encontramos o Messias (v. 41b), - ou seja, encontrou a Salvação, o Ungido prometido por Deus desde o AT - se tivermos a humildade de olharmos para nosso coração, ver os motivos que nos levam a buscá-lo e responder a este convite da parte de Jesus sobre sua morada, nós também diremos com alegria, e assim viveremos na certeza de que encontramos o Ressuscitado!
- Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Related Media
See more
Related Sermons
See more