Dia 9 : A FESTA DAS TROMBETAS – setembro
12 dias estudos sobre as Primícias - 2023 • Sermon • Submitted
0 ratings
· 19 viewsNotes
Transcript
Dia 9: A FESTA DAS TROMBETAS – setembro
Dia 9: A FESTA DAS TROMBETAS – setembro
Anúncios são momentos que geram expectativas, e dependendo do que se espera, as pessoas podem se sentir animadas ou desesperadas. As trombetas serviam para Israel como um sistema de informação sobre o que estava para acontecer.
Era através das trombetas que a guerra, as movimentações, as saídas, o momento de acampar e o dia solene era anunciado.
Paulo tinha um conhecimento tão claro dessas anunciações que quando fala sobre línguas na igreja, faz essa comparação para demonstrar a necessidade de entender os momentos:
1 Co. 14:7-8
Até mesmo considerando objetos sem vida, mas que produzem sons, tais como a flauta ou a harpa, como alguém poderá reconhecer a música que está sendo tocada, se os sons formados por elas não forem distintos? E mais, se a trombeta não emitir um som claro e correto, quem se preparará para a batalha?
Muita gente confunde os anúncios de Deus. Em momentos de trabalhar para Deus por algo que vai acontecer, se desanimam; em momentos que Deus avisa de uma benção pensam no seu conforto; e até mesmo quando vem o anúncio de uma prova pedem para que ela não aconteça.
Será que estamos entendo o som da trombeta?
O Significado da Festa das Trombetas
O Significado da Festa das Trombetas
Primeiro dia (lua nova) do sétimo mês do ano (setembro-outubro).
Levíticos 23.23-25
E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
Fala aos filhos de Israel, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memória de jubilação, santa convocação.
Nenhuma obra servil fareis, mas oferecereis oferta queimada ao Senhor .
Um sábado especial observado com uma reunião sagrada e com toques de trombetas (Nm. 29:1-6). A palavra teruah (Trombeta) literalmente significa "fazer um barulho alto". Yom Teruah é único entre as festas em que, embora tenha sido instituído como um dia de descanso, não tem um propósito especificado. Pode ter sido instituído como um dia de oração ou como um alerta antes do Dia da Expiação. Muitas pessoas vêem uma inferência entre a Festa das Trombetas e a série de sete trombetas soadas nos capítulos do Livro do Apocalipse 8-10.
Eles vêem a "última trombeta" a que Paulo faz alusão (1 Coríntios 15:52) como a sétima tocada, mas aqueles que tentam fazer essa ligação entre o último som e o sétimo cumprimento do julgamento parecem estar fora de contexto. Haverá trombetas sopradas por todo o Milênio. Acho que Paulo está se referindo a um conjunto diferente de trombetas, trombetas proféticas muito específicas. (1Co. 15.51-52).
A frase "a trombeta de Deus" aparece apenas duas vezes em toda a Bíblia. Aparece pela primeira vez no capítulo 19 de Êxodo, onde a doação da Lei no Sinai é registrada. A segunda e última menção é aqui em 1 Tessalonicenses 4. Essa última faz alusão direta a vitória final da igreja, ao arrebatamento para participarmos das bodas do cordeiro. Este é o clímax da Festa das Trombetas, o grande sopro do T'qiah g'dolah. Não é uma demonstração de julgamento, mas um pronunciamento audível de vitória!
Como entender isso? A festa das trombetas fazia parte dos preparativos para o dia mais solene. Podemos ver claramente essa inferência da festa das trombetas com o arrebatamento da igreja que breve irá acontecer. É a véspera do início de um grande momento intimidade do povo de Deus com Ele – trazer a oferta de perdão e ver o Senhor lhe ser propício. A convocação das trombetas no Sinai marcou a subida de Moisés ao alto do Sinai para estar com Deus (Ex. 19) e era requerida uma oferta especial (Lv. 23:23-25).
De Maneira Prática: Diversas vezes no ano nos reunimos em trabalhos especiais, sejam eles aniversários da igreja, congressos, campanhas evangelísticas, Friends 4 Ever, etc., que são trabalhos que exigem uma programação e preparação diferentes. Quantas vezes as pessoas e membros de departamentos são convidados a, de maneira especial, ofertar nesses projetos e alguns propõem que a sua ausência em contribuir é porque já são contribuintes de maneira. A festa das trombetas aponta para um tempo especial de nova aliança de novo tempo, assim também nessas oportunidades devemos tomar a chance para contribuir com ofertas especiais para esse tempo.
Conclusão
Conclusão
Com o som de trombetas, bem alto anunciai;
Cristo está vindo nas nuvens do céu;
Então, pelos portais abertos, Ele passa com seus anjos;
O universo inteiro está a olhar o Rei que em poder seu trono vem fundar;
Com o som de trombetas, acordes triunfais;
Cristo está vindo e vem pra vencer;
A história vai começar outra vez;
As trombetas de Deus anunciam sua vontade, que no que diz respeito à sua Igreja, é sempre boa.
Rm. 8:28
Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito .
Sempre anunciado de maneira solene, sempre em profundo amor e misericórdia.
Se Deus anunciou para você e sua família, se alegre de maneira real. É impossível estar alegre e ao mesmo tempo manifestar desespero, avareza, temor, desanimo e falta de amor; quando Deus anuncia que tem coisa boa chegando!
É o perdão, é a nossa salvação, é a nossa vez de servir, é a nossa vez de participar, é a nossa vez de refletir a Glória de Deus.
Ouviu a trombeta de Deus hoje?