DESPERTA PARA O AMOR E DE DEUS

pregação   •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 23 views

o Pai Misericordioso

Notes
Transcript

O FILHO REENCONTRADO

INDRODUÇÃO
lucas 15, 11 ss
Este texto e bastante conhecido e muito pregado na igreja porque de primeira vista retrata o que chamamos filho prodigo (e achamamos lindo esse titulo mas prodigo quer dizer: gastador, esbanjador. mas quero hoje abordar este Texto na perspectiva do pai.
DESENVOLVOMENTO
Algumas considerações
no V 11 encontramos o filho mais jovem pedir ao pai sua metade da Herança. Encontramos Um pai que não exitou em dar a herança, ou pelo menos o texto não mostra, poque por regra entre o povo hebreu pedir a herança para um pai em vida é o mesmo que pedir para ele morrer.
Aqui não importa de quem é a posse da herança, mas levando em consideração que quem inha direito da maior parte da herança era o promogenito, e do mais novos era um terço da herança que o pai deixava, e era somente o que ele podia levar então muita coisa ainda não levou, mas para o pai não fazia diferença a herança o importante era o filho, deve ser por isso que o pai não questionou e deus a parte que o cabia, o testo original da tradução do hebraico dis que dividiu entre os dois filhos. isso quer dizer que o filho reclamão do final da parabola tambem recebeu a herança que era o resto que seu possuia.
O Pai esta centrado em estar junto. mas uma curiosidade do texto em Lucas 15.13 diz “E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua...” esse pouco tempo mostra o homem de todos os tempos que se afasta da presença do pai mesmo tendo a herança .
A maior herança que temos e ser imagem e semelhaça do Pai, mesmo danificada pelo pecado tema que vcs vão refretir amanhã, mas mesmo assim o Espirito que Habita em nós continua a revelar essa imagem e semelhança, porque quando o pai nos vê ele vê Jesus a imagem Perfeita de Deus.
mas mesmo assim este jovem não da importancia do estar na presença do Pai.
São João Paulo II na Carta Inciclica DIVES IN MISERICORDIA (A MISERICÓRDIA DIVINA) ele diz que esse ir para longe em poucos dias e gasta a herança, ele não se refere a bens mas ao prejuizo relacional que isso causa, o jovem sai pensando ser possivel viver fora de relacionamento com o Pai. isso é possivel? SIM, mas quando se afasta desse relacionamento nos afastamos de sossa verdadeira essencia que é Deus.
E quando saimos dessa relação de api e filho , nos perdemos a relação de aceitar como nós somos em Deus e passamos a relacionar com os bens e tornar escravos das afetividades doentes e no tornamos então mendigos de bens.
Bem aqui chegamos ao fundo do poço com este jovem Lucas 15.14–16 “E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades. E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos, a apascentar porcos. E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada.”
quando sai da relação com pai e vai estabelecer relação com os patrões, (mundo) ou mundanismo e digo uma coisa opara vocês O PATRÂO não AMA , por que ele não tem gratuidade, mas pensa só no que voce pode oferecer, VISÂO DE BENS. e só .
leva o jovem a comer comer comida de porco que é a preda total da dignidade .
mas aqui talvez cheguemos a ponto chave de noosa pergação de hoje. Lc 15.17–19 “E, tornando em si, disse: Quantos empregados do meu pai têm abundância de pão, e eu, aqui, pereço de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti; Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus empregados.”
Veja quando ele vê a burrada que ele fez… faz um freflexão mas que ainda não é de relacionamento com o PAI mas de patrão vou voltar e pedir para que seja tratado como empregado. taves essa seja a relação que eu e voce tem com o pai ainda hoje, sabendo que eu fui criado para o amor e para amar com este mesmo amor. continuamos longe do relacionamento querendo viver na casa do pai mas sem realacionar com ele, portanto sem amor ou com o maor de empregado.
Jovem quando ele toma essa decição ele faz uma reflexão em tres etapas
pequei contra o ceu e contra ti: reconhece que errou assume o erro
ja não sou digno de ser chamado seu filho: se julga faz um julgamento de si mesmo
trata me como um empregado: da a sentença
mas aqui que entra o AMOR (MISERICORDIA) Lucas 15.20–24 “E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão , e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou Fil 2,6-8 Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
E continua o texto E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa o melhor vestido e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão e alparcas nos pés; E trazei o bezerro cevado e matai-o; e comamos e alegremo-nos; Porque este meu filho estava morto e reviveu, tinha-se perdido e foi achado. E começaram a alegrar-se.”
O pai de longe corre em direção ao filho e não tira satisfação, não para, para julgar, não para ver a condição que ele esta, o Pai vai na direção do filho que AMA para restaurar a relação que o filho perdeu. Morreu no abraço o maul que eu fiz.
CONCLUSÃO
o api coloca o filho na relação com ele atraves do abraço de compaixão AMOR que é o unico sentimento de DEUS o amor paixonada do pai da ao filho a dignidade do relacionamento,
a meu irmão que expeirmenta isso não quer nunca mais sair desse relaciomento de amor do pai. então é hora de Despertar para esse amor.
Related Media
See more
Related Sermons
See more