José

O preço de um sonho  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 24 views

Uma série de três estudos sobre a vida de José.

Notes
Transcript

Nascimento

Resposta de oração:

Gênesis 30.22-24 “Lembrou-se Deus de Raquel, ouviu-a e a fez fecunda. Ela concebeu, deu à luz um filho e disse: Deus me tirou o meu vexame. E lhe chamou José, dizendo: Dê-me o Senhor ainda outro filho.”

Trouxe reequilíbrio a relação conjugação na casa de Jacó

A Beleza Física da Raquel e o Defeito Físico de Lia

Raquel é linda, mas Lia é desprovida de beleza:
Gênesis 29.16-17 “Ora, Labão tinha duas filhas: Lia, a mais velha, e Raquel, a mais moça. Lia tinha os olhos baços, porém Raquel era formosa de porte e de semblante.

O Amor Profundo de Jacó por Raquel

2. Raquel era objeto de amor de José, mas lia resultado de uma trapaça:
Gênesis 29.18 “Jacó amava a Raquel e disse: Sete anos te servirei por tua filha mais moça, Raquel.”
Gênesis 29.20 “Assim, por amor a Raquel, serviu Jacó sete anos; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava.”
Gênesis 29.21-25 “Disse Jacó a Labão: Dá-me minha mulher, pois já venceu o prazo, para que me case com ela. Reuniu, pois, Labão todos os homens do lugar e deu um banquete. À noite, conduziu a Lia, sua filha, e a entregou a Jacó. E coabitaram. Ao amanhecer, viu que era Lia. Por isso, disse Jacó a Labão: Que é isso que me fizeste? Não te servi eu por amor a Raquel? Por que, pois, me enganaste?
Gênesis 29.30 “E coabitaram. Mas Jacó amava mais a Raquel do que a Lia; e continuou servindo a Labão por outros sete anos.”

A Dor do Desprezo Conjugal de Jacó por Lia

3. Lia estava sempre em segundo plano na vida de Jacó. Para equilibrar a relação, Deus torna Lia fecunda, mas nada faz em relação a esterilidade de Raquel:
Gênesis 29.31 “Vendo o Senhor que Lia era desprezada, fê-la fecunda; ao passo que Raquel era estéril.”
Os versículos abaixo mostram a força dos sentimentos de desprezo:
Gênesis 29.32 “Concebeu, pois, Lia e deu à luz um filho, a quem chamou Rúben, pois disse: O Senhor atendeu à minha aflição. Por isso, agora me amará meu marido.”
Gênesis 29.33 “Concebeu outra vez, e deu à luz um filho, e disse: Soube o Senhor que era preterida e me deu mais este; chamou-lhe, pois, Simeão.”
Gênesis 29.34 “Outra vez concebeu Lia, e deu à luz um filho, e disse: Agora, desta vez, se unirá mais a mim meu marido, porque lhe dei à luz três filhos; por isso, lhe chamou Levi.”
Gênesis 30.19-20 “E Lia, tendo concebido outra vez, deu a Jacó o sexto filho. E disse: Deus me concedeu excelente dote; desta vez permanecerá comigo meu marido, porque lhe dei seis filhos; e lhe chamou Zebulom.”

Casamento Versos Falcatrua (fraude, embuste, artimanha)

4. O título esposa foi atribuído pelo narrador apenas a Raquel:
Gênesis 29.28 “Concordou Jacó, e se passou a semana desta; então, Labão lhe deu por mulher Raquel, sua filha.”

Controle da Vida Sexual de Jacó por Raquel

5. Raquel controla, inclusive, a vida sexual do esposo:
Gênesis 30.14-15 “Foi Rúben nos dias da ceifa do trigo, e achou mandrágoras no campo, e trouxe-as a Lia, sua mãe. Então, disse Raquel a Lia: Dá-me das mandrágoras de teu filho. Respondeu ela: Achas pouco o me teres levado o marido? Tomarás também as mandrágoras de meu filho? Disse Raquel: Ele te possuirá esta noite, a troco das mandrágoras de teu filho.

A Esterilidade de Raquel como Fonte de Conflito Conjugal com Jacó

6. Lia teve 6 filhos enquanto Raquel permanecia estéril. Esse fato provocou ciúmes em Raquel e azedou ainda mais a relação com Jocó:
Gênesis 30.1 “Vendo Raquel que não dava filhos a Jacó, teve ciúmes de sua irmã e disse a Jacó: Dá-me filhos, senão morrerei.

O Bullying (intimidar, ameaçar) Conjugal de Lia e Raquel

Raquel era linda e amada e tinha toda a atenção do marido.
Lia não possuía beleza física, mas era a matriarca (mãe) da família.
Raquel usada o amor de seu esposo para fazer bullying com Lia.
Gênesis 30.15 “15 Respondeu ela: Achas pouco o me teres levado o marido? Tomarás também as mandrágoras de meu filho? Disse Raquel: Ele te possuirá esta noite, a troco das mandrágoras de teu filho.”
Lia usado sua condições de mulher fértil para fazer bullying com Raquel.
Gênesis 30.3-8 “3 Respondeu ela: Eis aqui Bila, minha serva; coabita com ela, para que dê à luz, e eu traga filhos ao meu colo, por meio dela. 4 Assim, lhe deu a Bila, sua serva, por mulher; e Jacó a possuiu. 5 Bila concebeu e deu à luz um filho a Jacó. 6 Então, disse Raquel: Deus me julgou, e também me ouviu a voz, e me deu um filho; portanto, lhe chamou Dã (julgamento, juiz) (. 7 Concebeu outra vez Bila, serva de Raquel, e deu à luz o segundo filho a Jacó. 8 Disse Raquel: Com grandes lutas tenho competido com minha irmã e logrei prevalecer; chamou-lhe, pois, Naftali (luta).”

Na luta entre amor e prole, Raquel estava levando a pior. Deus reequilibra a situação

As orações da Raquel chegaram diante de Deus. Comprovado que a dor de Raquel por não ser mãe estava superando a dor de Lia por não ser amada, Deus interveio.
Gênesis 30.22 “22 Lembrou-se Deus de Raquel, ouviu-a e a fez fecunda.”
Gênesis 30.23-24 “23 Ela concebeu, deu à luz um filho e disse: Deus me tirou o meu vexame. 24 E lhe chamou José (Javé adicionou), dizendo: Dê-me o Senhor ainda outro filho.”

Reequilibrada a condição emocional, conjugal e relacional entre Jacó, Raquel e Lia, tem início outra fonte de discórdia nessa família já tão conturbada

Tendo Deus feito Raquel fecunda e nascendo o filho de sua velhice, Jacó não encontra mais razão para permanecer na casa de seu sogro. Entende que é hora de retornar à casa de seu pai para um recomeço.
Gênesis 30.25-26 “25 Tendo Raquel dado à luz a José, disse Jacó a Labão: Permite-me que eu volte ao meu lugar e à minha terra. 26 Dá-me meus filhos e as mulheres, pelas quais eu te servi, e partirei; pois tu sabes quanto e de que maneira te servi.”
A partir desse momento, a luta que era apenas entre as mulheres de Jacó, espraia-se para a relação entre os filhos. Mas isso é tema para o próximo estudo de nossa Série: José, o preço de um sonho.

Aplicação

1. Família de crente não possuem imunidade para problemas conjugais

2. Pai e Mãe crentes cometem erros na criação dos filhos

3. Filhos tendem a replicar o comportamento dos pais, mas não estão irremediavelmente presos a ales.

Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.