Sonhos - Gênesis 41
Notes
Transcript
Boas Vindas
Oração em Gratidão à Deus
Venham, adoremos e prostremo-nos;
ajoelhemos diante do Senhor, que nos criou.
Momento de louvor
Estejam sempre alegres. Orem sem cessar. Em tudo, deem graças, porque esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.
Momento de Compartilhar
Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade, porque Deus ama quem dá com alegria.
Louvor e Oferta
Avisos: Adolescentes, Oração, Mulheres e Culto
Sermão: Gênesis 41:1-36
Acompanhamos até aqui a jornada de José. Sua venda pelos irmãos, sua chegada ao Egito, sua acusação em falso e sua injusta prisão. Passaram-se mais de 12 anos, o jovem José, agora é o homem José.
A prisão não parecia um lugar muito desejável. Após revelar o sonho ao copeiro de Faraó, ele mesmo faz o apelo: lembre-se de mim, quando tudo lhe correr bem. Peço que você seja bondoso para comigo e fale a meu respeito com Faraó, e me tire desta prisão; porque, de fato, fui roubado da terra dos hebreus; e aqui nada fiz, para que me pusessem nesta masmorra.
José seguia sua vida, dando seu melhor, cumprindo suas responsabilidades e submisso à vontade de Deus. Mas isso não significa que ele gostava de ali estar. E então, nós chegamos ao capítulo 41 que marca uma profunda mudança na vida de José.
Dois anos tinha se passado após o apelo de José ao copeiro do Rei, mas o copeiro-chefe esqueceu-se completamente de José. Mas após 2 anos, algo pertubador acontece com Faraó, ele tem sonhos pertubadores. (Resumo dos sonhos)
Ao despertar, Faraó imediatamente chama os magos e sábios de TODO o Egito. O Egito, uma nação milenar, a nação mais desenvolvida da terra naquela época, mas nenhum de seus sábios ouça interpretar o sonho de Faraó. Sabe por que meus irmãos? Porque a punição era severa por demais caso errassem, eles possivelmente seriam mortos. E a perplexidade de faraó, a sua preocupação, mostrava que seus sonhos não eram quaisquer sonhos (Ex: sonhei coçando a mão, sonhei com cobra), eram sonhos que lhe deixaram pertubados, angustiados, não era algo normal.
E o copeiro-chefe, como bom servo que é, olha a aflição de seu chefe e ali, sua ficha cai. Ele se lembra dos dias que esteve preso e sem demora conta tudo que aconteceu à Faraó, que imediatamente chama José. Faraó está ansioso para que o jovem inteprete seu sonho, mas José já avisa: — Isso não está em mim; mas Deus dará resposta favorável a Faraó.
A interpretação do sonho não é algo dele, num é um poder especial como um super-héroi, ele não é um vidente, o Senhor é quem revela o sonho à José. Ele se coloca em seu devido lugar apontando para Deus.
E logo, após Faraó lhe contar os sonhos, ele esclarece, não se trata de DOIS sonhos, mas somente de UM SONHO.
A visão é clara: serão 7 anos de prosperidade e riquezas sem tamanho seguida de 7 anos de muita miséria. E o que podemos aprender de maneira prática com essa história:
I - Deus é quem nos dá TUDO (v. 16; v.25)
I - Deus é quem nos dá TUDO (v. 16; v.25)
As José é bem CLARO à Faraó, o Senhor é quem dá TUDO. José ao encontrar Faraó, diz para ele que ele não é um vidente, uma espécie de mago. Não, é o Senhor que irá revelar o sonho.
Podemos ter dons e talentos e acharmos que nós que somos bons, não meus irmãos, foi o Senhor quem nos deu.
II - Nossas bençãos não são apenas para nós (v.9-12)
II - Nossas bençãos não são apenas para nós (v.9-12)
O copeiro-chefe tinha sido abençoado, ele recebeu a dádiva de voltar à presença de Faraó, mas esqueceu daquele que lhe ajudou.
III - Dando além do que é esperado. (v. 33-36)
III - Dando além do que é esperado. (v. 33-36)
José difere de TODOS os que estão ali, é o ÚNICO servo do Senhor. Não há ninguém semelhante à ele nem que crer no que ele crê. E ao longo da história, José não age com ingratidão, com insatisfação, com amargura ou fazendo corpo mole.
IV - Sempre apontando para o verdadeiro Deus (v.28; v.32)
IV - Sempre apontando para o verdadeiro Deus (v.28; v.32)
A cultura egípicia era extremamente pagã, os Faraós eram visto como deuses, mas desde o começo, José se apresenta como servo de Deus e deixa claro, que é um único Deus e esse Deus não é Faraó.