Novo Ano, Novas Escolhas
Sermon • Submitted
0 ratings
· 5 viewsNotes
Transcript
Provérbios 3.1–10 (NVI)
Conselhos da Sabedoria
1 Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde no coração os meus mandamentos, 2 pois eles prolongarão a sua vida por muitos anos e lhe darão prosperidade e paz. 3 Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração. 4 Então você terá o favor de Deus e dos homens, e boa reputação. 5 Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; 6 reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. 7 Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema o Senhor e evite o mal. 8 Isso lhe dará saúde ao corpo e vigor aos ossos. 9 Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações; 10 os seus celeiros ficarão plenamente cheios, e os seus barris transbordarão de vinho.
Nova Versão Internacional. São Paulo: Sociedade Bíblica Internacional, 2001.
▶️ A Introdução
Novo Ano, quais as suas expectativas?
💡Pensemos na utilidade de um GPS (Segurança e conforto, chegar bem a lugares que não conhecemos)
Provérbios e Sabedoria: A Palavra de Deus é como um mapa, nos ajuda a navegar pelas estações desconhecidas da vida.
Em Provérbios, tudo como em Deus: A a criação, o propósito, a vida.
QUAIS DIREÇÕES SUA VIDA ESTÁ TOMANDO?
Desde o princípio a grande Escolha é:
“Vamos confiar na definição de Deus de Bem ou de Mal, ou vamos confiar/apoiar no próprio entendimento?” (Pv 3:5) 🤔
Precisamos fazer a nossa escolha!
Definições de Deus para o Mal:
1. Tudo gira em torno do “EU”
“Demônio é um ego Absoluto” (C.s Lewis).
Confiar em Si mesmo (v.5)
Provérbios 3.5 (NVI)
Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento.
“Sei de tudo”: Intelectual/Profissional/Profissional/Relacionamentos/Espiritualidade.
“Honrar a Si mesmo”: De quem são os créditos? Honrar a mim com os recursos: Materiais (tudo o que o dinheiro compra); valores emocionais (Família, relações ou lugares). O problema é o orgulho!
Definições de Deus para o Bem:
2. Tudo o que salta para fora do “EU”
Como treinar-se no “Nós”?
1. OBEDECER: Humildade; submissão de uma mente a outra superior! v.2
“Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde no coração os meus mandamentos, pois eles prolongarão a sua vida por muitos anos e darão a você prosperidade e paz.”
📖
Provérbios 3.1–2 (NVI)
1 Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde no coração os meus mandamentos, 2 pois eles prolongarão a sua vida por muitos anos e lhe darão prosperidade e paz.” (Provérbios 3.1–2, NVI)
AMOR:
Fidelidade compartilhada, a concretização do abstrato: Amadurecemos amando!
📖
Provérbios 3.3 (NVI)
“Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração.” (Provérbios 3.3, NVI)
CONFIANÇA: Deus sabe o que é melhor, eu não!
📖
Provérbios 3.5–6 (NVI)
5 “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; 6 reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.” (Provérbios 3.5–6, NVI)
Ils.: Nossas preocupações nos afastam de Deus nos enchem de ansiedade e nos leva a tentar controlar situações ou coisas que não podemos controlar!
💡
A fonte dos Desejos: “Um poço dos desejos é um termo do folcloreeuropeu para descrever os poços onde se pensava que qualquer desejo falado seria concedido. A ideia de que um desejo seria atendido veio da noção de que a água abrigava divindades ou havia sido colocada ali como um presente dos deuses. Pensa-se que essa prática tenha surgido porque a água é uma fonte de vida e muitas vezes era uma mercadoria escassa.” Alguns desses poços ainda podem ser encontrados ainda hoje na Inglaterra e Escócia, por exemplo.(https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Poço_dos_desejos )(https://www.megacurioso.com.br/papo-de-bar/71564-voce-sabe-por-que-costumamos-atirar-moedas-em-fontes-e-pocos.htm)
PRIORIDADE:
A única forma de suplantar nosso orgulho é render tudo a Ele!
📖
Provérbios 3.9–10 (NVI)
9 Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações; 10 os seus celeiros ficarão plenamente cheios, e os seus barris transbordarão de vinho.” (Provérbios 3.9–10, NVI).
☑️ CONCLUSÃO
Temos uma boa rota traçada pela Palavra de Provérbios 3, para esse novo ano!
Precisamos fazer as nossas escolhas:
Vamos confiar em si mesmos, sobre o caminho, sobre o dinheiro, sobre as relações, sobre a vida profissional?
Ou vamos saltar para fora de si mesmos e obedecer a vontade de Deus, voltar minha vida para o próximo em amor enquanto confio em Deus priorizando sua vontade?