José, o preço de um sonho

José, o preço de um sonho  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 44 views
Notes
Transcript

Rejeição e complexo de inferioridade, feridas feitas na alma

Vamos começar com Lia

Beleza
A primeira referência às duas irmãs foi para descrever a beleza de física de Raquel, em contraste com os olhos baços de Lia. Gênesis 29.17 “17 Lia tinha os olhos baços (tenro, sem brilho, meigos), porém Raquel era formosa de porte e de semblante (bonita e formosa, atraente).”
Sentimentos
Menos amada
Gênesis 29.30 (ARA)
30 E coabitaram. Mas Jacó amava mais a Raquel do que a Lia; e continuou servindo a Labão por outros sete anos.
Odiada
Gênesis 29.31 (ARA)
31 Vendo o Senhor que Lia era desprezada (odiada), fê-la fecunda; ao passo que Raquel era estéril.
A palavra hebraica traduzida por “desprezada” tem o significado de odiada, como bem traduzido na English Standard Version. Essa situação não era incomum entre os casamentos com mais de uma mulher. A própria lei já previa situação como a vivida por lia: Deuteronômio 21.15 “15 Se um homem tiver duas mulheres, uma a quem ama e outra a quem aborrece, e uma e outra lhe derem filhos, e o primogênito for da aborrecida,”
Emocional
Gênesis 29.32 (ARA)
32 Concebeu, pois, Lia e deu à luz um filho, a quem chamou Rúben (eis um filho), pois disse: O Senhor atendeu à minha aflição. Por isso, agora me amará meu marido.
Deixada em segundo plano
Gênesis 29.33 (ARA)
33 Concebeu outra vez, e deu à luz um filho, e disse: Soube o Senhor que era preterida e me deu mais este; chamou-lhe, pois, Simeão (ouvido).
Gênesis 29.34 (ARA)
34 Outra vez concebeu Lia, e deu à luz um filho, e disse: Agora, desta vez, se unirá mais a mim meu marido, porque lhe dei à luz três filhos; por isso, lhe chamou Levi (unido a).
Gênesis 33.1–2 (ARA)
1 Levantando Jacó os olhos, viu que Esaú se aproximava, e com ele quatrocentos homens. Então, passou os filhos a Lia, a Raquel e às duas servas. 2 Pôs as servas e seus filhos à frente, Lia e seus filhos atrás deles e Raquel e José por últimos.
Lia estava, na ordem de prioridade, acima apenas das servas e seus filhos.
Gênesis 35.19-20 (ARA)
19 Assim, morreu Raquel e foi sepultada no caminho de Efrata, que é Belém. 20 Sobre a sepultura de Raquel levantou Jacó uma coluna que existe até ao dia de hoje.
Gênesis 49.31 (ARA)
31 Ali sepultaram Abraão e Sara, sua mulher; ali sepultaram Isaque e Rebeca, sua mulher; e ali sepultei Lia;
Perceba como o autor de Gênesis destaca o tratamento dados as duas mulheres de Jacó na morte. Raquel recebeu todo um tratamento especial, enquanto que, sobre Lia, é dito apenas que Jacó a sepultou.
Qual o valor de Raquel e Qual o valor de Lia?
Jacó trabalhou sete anos para casar-se com Raquel. Na noite da lua de mel, ele foi enganado por seu sogro, que lhe entregou Lia, após embriagá-lo.
Não sabemos se Lia consentiu ou foi forçada por seu pai a passar por sua irmã. O fato é que, na mente de Jaco, é possível que, quando ele olhava para Lia, via não uma mulher, mas a representação do engano, da trapassa, da mentira.
Quando Jacó acordou na manhã seguinte, descobriu que a mulher com quem ele passara a noite e consumara seu casamento não era a pessoa que ele amava. Jacó nunca havia olhado para Lia com sentimento amoroso. Lia era apenas irmã da mulher que ele amava, nada mais que isso. Contudo, o casamento estava consumado e Lia ligado a Jacó para sempre.
O desespero de Jacó pode ser visto na conversa que teve com seu sogro na manhã seguinte: Gênesis 29.25 “25 Ao amanhecer, viu que era Lia. Por isso, disse Jacó a Labão: Que é isso que me fizeste? Não te servi eu por amor a Raquel? Por que, pois, me enganaste?
Jacó foi forçado a trabalhar mais sete anos por amor a Raquel. É importe ressaltar que, no primeiro contrato assinado por Jacó para pagar o dote de Raquel a Labão, diz o texto que ele obrigou-se a trabalhar sete anos Gênesis 29.20, “20 ...por amor a Raquel, ...e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava.”
No segundo contrato, ele obrigou-se a trabalhar mais sete anos, contudo, de forma significativa, o texto é totalmente silente sobre os sentimentos de Jacó quanto a esses sete anos de trabalho. O primeiro contrato foi proposto por Jacó, o por Labão, seu sogro. No primeiro, Jacó obrigou-se. No segundo, ele foi obrigado. O amor por Raquel levou Jacó a trabalhar 14 anos, nenhum deles, contudo, foi por amor a Lia, mas exclusivamente por Raquel.
Gênesis 29.27–30 (ARA)
27 Decorrida a semana desta, dar-te-emos também a outra, pelo trabalho de mais sete anos que ainda me servirás. 28 Concordou Jacó, e se passou a semana desta; então, Labão lhe deu por mulher Raquel, sua filha. 29 (Para serva de Raquel, sua filha, deu Labão a sua serva Bila.) 30 E coabitaram. Mas Jacó amava mais a Raquel do que a Lia; e continuou servindo a Labão por outros sete anos.

Agora, vamos olhar para Raquel

Apesar de amada por seu esposa, Raquel carrega correntes emocionais pesadíssimas, que amarguravam sua vida e impedida que ela vivesse uma vida plena, harmoniosa e feliz. Vamos verificar as correntes emocionais que a mantinha no calabouço do castelo de suas emoções.
O maior golpe à sua felicidade foi desferido pelo seu própria pai
Gênesis 29.21–23 (ARA)
21 Disse Jacó a Labão: Dá-me minha mulher, pois já venceu o prazo, para que me case com ela. 22 Reuniu, pois, Labão todos os homens do lugar e deu um banquete. 23 À noite, conduziu a Lia, sua filha, e a entregou a Jacó. E coabitaram.
O segundo foi desferido pelo próprio Senhor Deus
Gênesis 29.31 (ARA)
31 Vendo o Senhor que Lia era desprezada, fê-la fecunda; ao passo que Raquel era estéril.
Gênesis 30.1–2 (ARA)
1 Vendo Raquel que não dava filhos a Jacó, teve ciúmes de sua irmã e disse a Jacó: Dá-me filhos, senão morrerei. 2 Então, Jacó se irou contra Raquel e disse: Acaso, estou eu em lugar de Deus que ao teu ventre impediu frutificar?
Gênesis 30.22 (ARA)
22 Lembrou-se Deus de Raquel, ouviu-a e a fez fecunda.
Nasce a inveja no coração de Raquel em pela condição fértil de Lia
Gênesis 30.1 (ARA)
1 Vendo Raquel que não dava filhos a Jacó, teve ciúmes de sua irmã e disse a Jacó: Dá-me filhos, senão morrerei.
A palavra hebraica traduzida por ciúmes é “qana”. A NVI e a RC1969 traduz a mesma palavra por inveja.
A inveja não é eu desejar, sua, casa, seu casamento, seu emprego, sua maneira de falar em público. Isso é cobiça. Inveja é a tristeza que eu sinto porque você é feliz com essas coisas. Inveja é o fato de eu não tolerar sua alegria, sua felicidade. Inveja é a tristeza pela felicidade alheia.
Sua vida tornou-se um campo de batalha
Gênesis 30.8 (ARA)
8 Disse Raquel: Com grandes lutas tenho competido com minha irmã e logrei prevalecer; chamou-lhe, pois, Naftali.
Sua condição era vexatória
Gênesis 30.23 (ARA)
23 Ela concebeu, deu à luz um filho e disse: Deus me tirou o meu vexame.
A palavra “vexame” é traduzida na NVI como humilhação e na RC1969 como vergonha.

Os irmãos de José

A vamos examinar a vida dos irmãos de José e entender como os sentimentos de rejeição e inferioridade foram produzidos no coração deles.
Eram filhos da rejeitada ou das servas
Com exceção de José e benjamim, todos os demais filhos de Jacó eram filhos de Lia ou das servas.
A maior decisão de Jacó decorreu do nascimento do José e nenhum outro dos seus filhos
Gênesis 30.25–26 (ARA)
25 Tendo Raquel dado à luz a José, disse Jacó a Labão: Permite-me que eu volte ao meu lugar e à minha terra. 26 Dá-me meus filhos e as mulheres, pelas quais eu te servi, e partirei; pois tu sabes quanto e de que maneira te servi.
Suas vidas valia menos do que a de José
Gênesis 33.1–2 (ARA)
1 Levantando Jacó os olhos, viu que Esaú se aproximava, e com ele quatrocentos homens. Então, passou os filhos a Lia, a Raquel e às duas servas. 2 Pôs as servas e seus filhos à frente, Lia e seus filhos atrás deles e Raquel e José por últimos.
A biografia era de José, mas o protagonista da história era José
Gênesis 37.2 (ARA)
2 Esta é a história de Jacó. Tendo José dezessete anos, apascentava os rebanhos com seus irmãos; sendo ainda jovem, acompanhava os filhos de Bila e os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e trazia más notícias deles a seu pai.
Jacó não escondia seu amor exacerbado por José em detrimento dos demais filhos
Gênesis 37.3 (ARA)
3 Ora, Israel amava mais a José que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica talar de mangas compridas.
Gênesis 37.4 (ARA)
4 Vendo, pois, seus irmãos que o pai o amava mais que a todos os outros filhos, odiaram-no e já não lhe podiam falar pacificamente.
Jacó não apenas amava mais José do que os demais filhos, ele tornou esse sentimento explícito
Gênesis 37.3 (ARA)
3 Ora, Israel amava mais a José que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica talar de mangas compridas.
A palavra talar de mangas compridas é traduzida na NVI como uma túnica longa e na RC1069 como túnica de várias corres.
O Comentário do Antigo Testamento: Gênesis, publicado pela Editora Presbiteriana, afirma que a palavra manto ou túnica é incerto e que a expressão “ricamente ornamentada” é uma tradução para a palavra hebraica passim. Em 2Sm 13.18,19, a mesma palavra é associada com vestimento real.
Sentiam-se aviltado em seus direitos
Gênesis 37.5–11 (ARA)
5 Teve José um sonho e o relatou a seus irmãos; por isso, o odiaram ainda mais. 6 Pois lhes disse: Rogo-vos, ouvi este sonho que tive: 7 Atávamos feixes no campo, e eis que o meu feixe se levantou e ficou em pé; e os vossos feixes o rodeavam e se inclinavam perante o meu. 8 Então, lhe disseram seus irmãos: Reinarás, com efeito, sobre nós? E sobre nós dominarás realmente? E com isso tanto mais o odiavam, por causa dos seus sonhos e de suas palavras. 9 Teve ainda outro sonho e o referiu a seus irmãos, dizendo: Sonhei também que o sol, a lua e onze estrelas se inclinavam perante mim. 10 Contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o o pai e lhe disse: Que sonho é esse que tiveste? Acaso, viremos, eu e tua mãe e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra? 11 Seus irmãos lhe tinham ciúmes; o pai, no entanto, considerava o caso consigo mesmo.

Conclusão

Sentimentos de rejeição e inferioridade foram produzidos no coração de Lia, de Raquel e dos irmãos do José.
No caso de Lia, em decorrência da aparência física, amor não correspondido, casamento fruto de trapassa e uma relação de disputa com sua irmã Raquel, linda e amada.
Já Raquel pelo sofrimento infringido-lhe por seu próprio pai, que, no dia que seria suas núpcias, substituiu-a por sua irmã mais velha, dando início a única inimizada entre as irmãs. Segundo, foi ela privada de ser mãe por intervenção direta de Deus, que lhe fechou a madre. Finalmente porque, embora amada por seu esposo, sua irmã tinha o que ela não possuía, filhos, fazendo brota a inveja em seu coração pelo sucesso de sua irmã.
Os irmãos de José não recebiam o mesmo tratamento que era dispensado a José por parte do pai, que, não apenas amava José mais do que todos eles, ainda deixa explícito esse sentimento, presenteando com um manto real, prefigurando o governo de José sobre seus irmãos, governo esse que parecia ser confirmado por meio dos sonhos que José, de forma provocativa, contava aos irmãos.
O Senhor Jesus passou por todas estas experiências negativas. Ele tinha tudo para, do ponto de vista humano, sentir-se rejeitado e inferior. Veja o que diz o profeta Isaías:
Isaías 53.2–3 (ARA)
2 Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse. 3 Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso.
Apesar de toda rejeição e desprezo, Ele nunca deixou que os sentimento dos outros destruísse a consciência de quem de fato Ele era.
Da mesma forma, José foi odiado e rejeitado por todos os seus irmãos, sofreu injustiça, foi esquecido na prisão e viveu seus anos de juventude em uma prisão de segurança máxima. Tinha tudo para ter sua alta estima destruída. Mas a consciência de que o sonho que Deus lhe deu a respeito de quem ele era e do quem viria a ser nunca o deixaram cair no ciclo vicioso da autopiedade, baixa alto estima e complexo de inferioridade.
Você minha irmã, você meu irmão, foi comprado por alto preço, selado e separado para tornar-se propriedade exclusiva de Deus. Você vale mais que o mundo inteiro. Deus, na pessoa de Jesus Cristo, se fez homem, despiu-se de sua glória e submeteu-se a morte cruenta de cruz por amor a você. Saiba que, antes de toda e qualquer rejeição, Deus o escolheu antes da fundação do mundo.
Aleluia!
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.