BEM-AVENTURADOS SÃO AQUELES QUE SEGUEM AS ORIENTAÇÕES DIVINAS!

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript

A MERCÊ DA DIVINA ORIENTAÇÃO:

TEXTO: Js 1.8 “Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido.”
Pv 19.20-21 “Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio. Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor.”
O QUE É DESÍGNIOS:” INTENÇÃO E VONTADE DE REALIZAR ALGO”
INTRODUÇÃO:
EM MUITAS AREAS DE NOSSAS VIDAS, A FALTA DE SUCESSO SE DÁ pelo descaso para com as orientações de Deus.
Alguns dão mais valor ao conhecimento humano, SUAS ESTRATAGEAS E MODELOS, OS PADRÕES DO MUNDO que às palavras que vem do Senhor.
Outros, fracassam porque preferem seguir a própria intuição a serem guiados pelo infalível conselho do Criador.
TESE: A orientação do homem está sujeita a falhas, a de Deus é certa.
“Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz SERÁ BEM SUCEDIDO.”  (Salmos 1:2-3)
A palavra “BEM SUCEDIDO” no Hebraico significa: “Prosperar, ser cauteloso, ser bem sucedido, agir com sabedoria, etc.”
A BÍBLIA ENSINA QUE O HOMEM DEVE SEGUIR A DEUS: Jr 17.7 “Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja ESPERANÇA nele está.”
Podemos ver que é a vontade de Deus é que aqueles que fazem aliança com Ele sejam prósperos, PARA QUE ESSAS PROSPERIDADDE SEJA DE FORMA SEGURA. Sejam bem sucedidos, mas também cheios de sabedoria.
1. PROMISSÃO DIRECIONADA AOS OBEDIENTES.
Os obedientes são privilegiados em virtude das promessas estarem focalizadas sobre eles. A orientação do Senhor é atuante sobre os obedientes:
1.1 Para que tomem boas decisões (Sl 25.9 “Conduz os humildes na justiça e lhes ensina o seu caminho.”
1.2 Para que vençam as incertezas (Is 42.16 “Conduzirei os cegos por caminhos que eles não conheceram, por veredas desconhecidas eu os guiarei; transformarei as trevas em luz diante deles e tornarei retos os lugares acidentados. Essas são as coisas que farei; não os abandonarei.”
1.3 Até o fim da vida (Sl 48.14 “que este Deus é o nosso Deus para todo o sempre; ele será o nosso guia até o fim .”
1.4 Para que estejam envolvidos com toda verdade (Jo 16.13 “Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir.”
2. EXEMPLOS DE ORIENTAÇÕES DIVINA.
A Palavra de Deus está repleta de histórias que mostram o quanto Deus já norteou (ENCAMINHOU, ORIENTOU) pessoas e povos em momentos difíceis.
2.1 O servo de Abraão ao procurar uma esposa para Isaque (Gn 24.27 “dizendo: “Bendito seja o Senhor, o Deus do meu senhor Abraão, que não retirou sua bondade e sua fidelidade do meu senhor. Quanto a mim, o Senhor me conduziu na jornada até a casa dos parentes do meu senhor”.”
2.2 O povo de Israel quando saiu do Egito (Ex 13.21 “Durante o dia o Senhor ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá-los no caminho, e de noite, numa coluna de fogo, para iluminá-los, e assim podiam caminhar de dia e de noite.”
2.3 Os sábios do oriente quando foram visitar Jesus por ocasião de seu nascimento (Mt 2.9 “Depois de ouvirem o rei, eles seguiram o seu caminho, e a estrela que tinham visto no oriente foi adiante deles, até que finalmente parou sobre o lugar onde estava o menino.”
2.4 Ananias ao ser enviado a Saulo para que fosse curado
(At 9.10-17 “Em Damasco havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: “Ananias!” “Eis-me aqui, Senhor”, respondeu ele. O Senhor lhe disse: “Vá à casa de Judas, na rua chamada Direita, e pergunte por um homem de Tarso chamado Saulo. Ele está orando; numa visão viu um homem chamado Ananias chegar e impor-lhe as mãos para que voltasse a ver”. Respondeu Ananias: “Senhor, tenho ouvido muita coisa a respeito desse homem e de todo o mal que ele tem feito aos teus santos em Jerusalém. Ele chegou aqui com autorização dos chefes dos sacerdotes para prender todos os que invocam o teu nome”. Mas o Senhor disse a Ananias: “Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel. Mostrarei a ele o quanto deve sofrer pelo meu nome”. Então Ananias foi, entrou na casa, pôs as mãos sobre Saulo e disse: “Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que lhe apareceu no caminho por onde você vinha, enviou-me para que você volte a ver e seja cheio d…”
3. OS OBJETIVOS DAS DIRETRIZES DE DEUS.
As orientações de Deus não são vãs ou sem foco.
Todas são empregadas com um fim específico.
Nos bastidores de todas as palavras de Deus existem planos traçados que muitas das vezes são desconhecidos por nós, e esta é a chamada vontade secreta DO SENHOR.
Veja alguns exemplos de ocasiões em que Deus agiu sem revelar explicitamente seus planos ou propósitos:
3.1 Volta ao lar (Gn 31.3 “E o Senhor disse a Jacó: “Volte para a terra de seus pais e de seus parentes, e eu estarei com você”.”
3.2 Assumindo liderança (Ex 3.10 “Vá, pois, agora; eu o envio ao faraó para tirar do Egito o meu povo, os israelitas”.”
3.3 Luta
(Jz 6.14 “O Senhor se voltou para ele e disse: “Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou eu quem o está enviando?””
3.4 Busca de provisões
(1Rs 17.3-4 ““Saia daqui, vá para o leste e esconda-se perto do riacho de Querite, a leste do Jordão. Você beberá do riacho, e dei ordens aos corvos para o alimentarem lá”.”
1Rs 17.9 ““Vá imediatamente para a cidade de Sarepta de Sidom e fique por lá. Ordenei a uma viúva daquele lugar que lhe forneça comida”.”
Outro personagem Bíblico muito conhecido por sua fé viva, é Josué. Deus se manifestou à ele no início do seu chamado e lhe falou os princípios para ser bem sucedido:
“Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e SERÁS BEM SUCEDIDO”.  (Josué 1:8)
CONCLUSÃO:
É crucial ao cristão, em todos os momentos, EM TODAS INSTANCIAS DE SUA VIDA buscar as orientações dos céus para que depois não sofra sérias consequências.
A orientação de Deus visa o nosso bem-estar e sucesso.
REFLEXÃO:
Aqueles que seguem os avisos de Deus e suas orientações são poupados de vaguear sem rumo à ruína espiritual.
No mar da vida, a bússola de Deus é a sua Palavra.
Você precisa, antes de tudo, entender que Deus Pai ama você e quer te ver bem, suprido, sarado, vivendo o melhor dEle para você e sua família. A vontade de Deus é que você seja bem sucedido nos seus negócios, nas suas vendas, no seu trabalho, na sua escola, enfim, onde você estiver, a benção do Senhor estará com você.
E a maior alegria do Senhor, é ver que os seus filhos andam na verdade, prosperando em tudo, andando em saúde divina e com uma mente renovada pela verdade!
Jr 29.11 “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.”
Related Media
See more
Related Sermons
See more