Cosmovisão Cristã

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 25 views
Notes
Transcript

Entendes o que lês?

Introdução

Neste ano de 2023 O programa da Palavra Revelada tem como temática a Cosmovisão Bíblica, já inicio minha fala te convidando para este grande evento da cidade (17/02 a 21/02)

Mas, o que vem a ser cosmovisão?

O dicionário Houaiss define "cosmovisão"como sendo...

maneira subjetiva de ver e entender o mundo, especialmente as relações humanas e os papéis dos indivíduos e o seu papel na sociedade, assim como as respostas a questões filosóficas básicas, como a finalidade da existência humana, a existência de vida após a morte etc.; visão de mundo (HOUAISS, 2009, p. 561).

ou seja, em outras palavras, a percepção que o indivíduo tem de tudo o que ele pode notar com seus sentidos, estendendo-se a compreensão de mundo, e tudo que nele existe.

é uma espécie de imagem mental

já percey, no seu livro verdade absoluta: libertando o cristianismo do seu cativeiro cultural, nos diz que é...

"modelo de universo dentro da cabeça que nos diz como o mundo é e como viver nele" (PEARCEY, 2011, p. 27).

A etimologia do termo aponta a coerência dessa definição. Cosmovisão é a tradução da palavra de origem alemã weltanschauung, da qual welt quer dizer "mundo" e schauen significa"olhar", resultando juntas na expressão "visão de mundo", ou maneira de se olhar o mundo.

Norman Geisler (2002, p. 188) confirma esse significado ao explicar que o termo se refere ao "modo pelo qual a pessoa vê ou interpreta a realidade. [...]. É a estrutura por meio da qual a pessoa entende os dados da vida".

No âmbito cristão, o termo pode ser entendido como "uma perspectiva biblicamente instruída sobre a realidade.

A cosmovisão é um mapa mental que nos diz como navegar de modo eficaz no mundo" (PEARCEY, 2011, p. 27).

O termo expressa assim a forma de ver o mundo, de interpretá-lo segundo concepções previamente estabelecidas.

A forma como o sujeito percebe as coisas, a leitura que faz delas, está diretamente ligada à forma como os conceitos necessários a essa leitura foram previamente definidos individualmente e articulados entre si.

Mas, como descrito na matéria de capa da revista adventista de janeiro de 2023, justamente aqui está o problema, como escreveu Scott Alen...

Recorremos a Bíblia como autoridade em assuntos espirituais como fé, salvação e evangelismo, … mas deixamos de lado nas demais coisas da nossa vida.

Assim, desenvolvemos uma cosmovisão QUASE bíblica,

Eis, um grande perigo, porque julgamos, por sermos cristãos, que temos a Bíblia como norma de fá e prática, mas, na realidade, só em alguns momento a temos como filtro.

Nesta mesma matéria da revista adventista o autor nos dá uma definição de cosmovisão …

O termo cosmovisão pode ser definido como as pressuposições e crenças básicas que temos sobre a vida e que nos ajudam a interpretar o mundo e nos relacionar com aquilo que nos rodeia.

O teólogo Kevin J. Vanhoozer disse: "A cosmovisão é uma maneira de pensar e viver, que busca um modo de vida destinado a alcançar ou manter o bem-estar em tantas dimensões quantas forem possíveis: física, financeira, psicológica, profissional, social e religiosa"

A cultura está entrelaçada com a nossa cosmovisão, e por muitas vezes"pode influenciar nossos pensamentos e comportamentos.

Há pesquisas que apontam para um impacto positivo em se ter uma cosmovisão bíblica, tanto no comportamento como na prática das pessoas.

Portanto, a cosmovisão é um dos mais importantes aspectos que Deus gostaria de transformar em nós,

porque influencia tudo em nossa vida.

Então, falando em transformação de cosmovisão, vamos a Bíblia ver uma história que fala de forma prática e bem objetiva sobre o que Deus quer para nós...

Atos 8.26-35

Quais eram os óculos usados pelo Eunuco e por Filipe?

para entendermos, precisamos olhar o histórico deste Etíope e de Filipe, e este relato nos fala um pouco quem eles eram e de onde eles vieram, suas origens.

vemos neste texto, um encontro de Filipe, um discípulo de Cristo, com um homem desconhecido, um Eunuco, alguém que Filipe nunca tinha visto antes, na verdade Filipe foi levado para aquele lugar desértico pelo Espírito, pois, a realidade que ali era muito improvável se encontrar com alguém.

O anjo podia dirigir Filipe, mas não podia realizar a tarefa de pregar o evangelho, pois esse privilégio foi dado aos homens, e não aos anjos.

Isaías, incidentalmente, contém a menção a Cuxe - o vale superior do Nilo - exatamente onde o eunuco etíope trabalhava para a rainha Candace:

"Ide, mensageiros velozes, a uma nação de homens altos e de pele brunida (O povo dinka dessa região está entre os mais altos do mundo e os watusi de elevada estatura na África Central são tidos como procedentes de Cuxe), a um povo terrível ao perto e ao longe; a uma nação poderosa e esmagadora, cuja terra os rios dividem" (Is 18.2,7).

Filipe foi até onde se sabe o "primeiro mensageiro veloz"a pregar neste território.

Mas, este encontro é interessante porque os dois personagens descritos se encontram no mundo de hoje, com suas pressuposições, ambos precisavam quebrar paradigmas.

Filipe precisava ir, para um lugar distante dos seus amigos mais próximos, sendo simplesmente guiado pelo Espírito, e o Eunuco que tinha ido a Jerusalém para adorar e voltava com muitas dúvidas,

mas, bem no início do relato fala sobre o nosso personagem até então desconhecido na Bíblia, diz que é um homem, Eunuco, não sei se você sabe o que significa o termo Eunuco, se já teve curiosidade de pesquisar,

mas, o eunuco era um homem limitado na sua masculinidade, pois, ele tinha sido castrado, ou seja, ele tinha de forma parcial ou completa a parte da sua genitália masculina cortada ou retira total ou parcialmente. era algo muito doloroso, feito ainda na sua meninice, e afetava a sua vida para sempre, esta era uma prática comum, principalmente em tempos de guerra, pois, o eunuco tinham a força de um homem, mas era limitado na procriação. mas, também estes eunucos eram contratados pelos monarcas, para serem seus serviçais, cuidando dos seus bens, inclusive das suas mulheres. inclusive o nome eunuco tem este significado, aquele que protege a cama.

mas, este eunuco ele era diferente, pois, a Bíblia diz que ele era responsável pelos bens da rainha da Etíopia,

ou seja, este homem saiu do estágio de alguém que era apenas um empregado, que cuidava das mulheres de um rei, e se tornou um governante dos bens de todo um país, possivelmente ele fazia acordos comerciais, viajava bastante, e tinha a confiança da rainha.

ele tinha um status profissional, era bem sucedido e agora era alguém respeitado e reconhecido.

Esse eunuco era um alto oficial da rainha de Candace. John Stott diz que “Candace” não era um nome pessoal e, sim, um título dinástico da rainha-mãe que exercia certas funções em nome do rei.

Esse oficial era uma espécie de tesoureiro ou ministro das finanças

Só que mesmo com tanto, ele buscava por mais, principalmente conhecimento, a bíblia vem nos dizendo que ele estava interessado no tema religião, tanto que sai da sua terra e vai pra Jerusalém, possivelmente gastou uma pequena fortuna pra ter uma cópia dos rolos contendo os textos de Isaías. Mas, mesmo sabendo ler, muito provavelmente era um erudito nas línguas estrangeiras, mas lia e não entendia. e sabe por que?

Ele não tinha até então a lente correta, o filtro que usava não era o ideal, estava tentando ler sem os óculos, surge então Filipe, o homem para o seu tempo, com a função de explicar um texto.

justamente de Isaias, que tinha inclusive predito o dia em que os estrangeiros e os eunucos não seriam mais excluídos da comunhão do povo de Deus (Is 56.3–7)

Filipe saiu de Samaria onde era um evangelista das multidões, pra ser o pregador para uma única pessoa. Você precisa estar disposto a pregar para uma multidão e também para uma única pessoa.

O evangelista é também um mestre. A palavra de Deus precisa ser lida, explicada e aplicada.

Hoje vemos muitos pregadores substituindo a exposição das Escrituras pela experiência. Vemos muitos pregadores falando sobre seus feitos poderosos em vez de anunciar o Cristo crucificado.

Filipe explica as Escrituras. Apresenta Jesus, não a religião, o rito ou a cultura religiosa.

Aqui há, com atuação do Espírito Santo, leitura da Bíblia, trabalho intencional de evangelismo:

vemos uma cosmovisão transformada e com isso...

Atos 8. 36-40

Podemos dizer: Houve salvação.

Portanto, devemos encorajar a leitura da Palavra constantemente, e ela modificará a vida das pessoas e impactará positivamente nossa comunidade.

Busquemos hoje ter nossa cosmovisão transformada. "E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas" (2Co 5:17)

Há alguém aqui que quer dizer: eu quero ter uma cosmovisão bíblica e vou me esforçar por mantê-la, usando o filtro correto para todas os aspectos da minha vida?

Mas nesta manhã, assim como Eunuco, temos aqui alguém que quer selar este compromisso com Deus através do batismo. convido a Ionara.

Related Media
See more
Related Sermons
See more