Amor e Verdade
Sermon • Submitted
0 ratings
· 13 viewsNotes
Transcript
O Que é o Amor Verdadeiro?
Deus é amor:
“Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor”. 1 João 4:8
Ele não simplesmente tem amor, mas é a própria presença do amor. Então como devemos definir esse amor?
“Nisto consiste o amor a Deus: em obedecer aos Seus mandamentos”.1 Jo 5: 3
“Este é o amor: que andemos em obediência aos Seus mandamentos”. 2 João 6
João não dá os aspectos descritivos do amor, mas oferece uma definição muito fundamental, que distingue o amor de Deus de todas as outras formas de amor. O amor é guardar os mandamentos de Jesus. O Senhor deixa isso claro na Última Ceia:
“Quem tem os Meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que Me ama”. João 14: 21
Eu não guardo os mandamentos de Deus para ser salvo. Ao contrário, eu ando neles porque sou salvo e tenho Seu amor habitando em mim. Ser obediente é a evidência de que eu verdadeiramente rendi o meu coração e a minha mente a Ele. A verdade é que qualquer forma de amor que contradiz diretamente a Palavra e os caminhos de Deus não é o amor que prevalece para sempre. É temporário. Fará com que as pessoas se sintam bem, será até sacrificial, e trará inclusão e aceitação, mas não será eterno.
“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca perece…” 1 Coríntios 13:4-8
Verdade em Amor
Paulo pediu que os efésios seguissem a verdade em amor e aos tessalonicenses denunciou os que não recebiam o amor da verdade para serem salvos:
“Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo...” Efésios 4:15
“...e com todo engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem”. 2 Tessalonicenses 2:10
Pedro afirma que a obediência à verdade purifica a alma e leva ao amor não fingido:
“Purificando a vossa alma na obediência à verdade, para amor fraternal, não fingido, amai-vos ardentemente uns aos outros, com um coração puro” 1 Pedro 1:22
João deseja que a verdade e o amor do Pai estejam com seus leitores:
“A graça, a misericórdia, a paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, o Filho do Pai, sejam convosco na verdade e amor”. 2 João 1:3
A separação entre amor e verdade, feita por alguns evangélicos, torna o amor um mero sentimentalismo vazio.
Atos de pecados podem ser restringidos por temor ou desígnio, mas uma pessoa verdadeiramente arrependida deixa o pecado com base em um princípio espiritual, ou seja, o amor de Deus.
Considerar como falta de amor o discordar dos erros de alguém é desconhecer a natureza do amor bíblico. Amor e verdade andam juntos.
A verdade separada do amor nos direciona para o caminho da “letra da lei”, aquilo que mata: o legalismo. No entanto, o amor dito sem a verdade não é amor de modo nenhum. É uma falsificação.
O amor, de acordo com a perspectiva da vida na Terra, apenas abraça as pessoas como elas são e renuncia levá-las a uma mudança de estilo de vida.
Falta de amor para com as pessoas seria deixar que elas continuassem a ser enganadas sem ao menos tentar mostrar o outro lado da questão.
O amor verdadeiro sob uma perspectiva eterna diz: “Eu me importo o bastante com você para fazer com que se sinta desconfortável por alguns instantes a fim de salvá-lo de uma eternidade de tormento, agonia, e sofrimento indescritíveis”.
Esse é o amor que devemos ter à medida que avisamos as pessoas acerca do pecado. E há apenas uma fonte de amor: Deus. Deus é amor. Se quisermos crescer em amor, temos que crescer em relacionamento com Deus.
Textos extraídos dos livros “Arrependimento Profundo e Eficaz” e “Kriptonita: Como destruir o que rouba a sua força”
Resumindo
Amor e mandamento: Obediência
João 1:17 - Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. (A Verdade é o padrão)
Amor e serviço: Ser servo
Gálatas 5:13 - Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor. (Liberdade com responsabilidade)
Amor e doutrina: Ensino e correção
Hebreus 12:6-7 - porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? (Quem ama corrige)