DEVOCIONAL SALMOS 42 e 43

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 178 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

O Salmo 43 é sem dúvida uma continuação natural do 42. No 42 o salmista revela seu anseio por Deus, enquanto que no 43 ele expressa o desejo de um encontro com Deus no seu santuario.
A repetição do mesmo estribilho em 42.5 e 43.5 e de outras expressões confirmam que os dois Salmos formam um só poema.
O autor (um dos filhos de Corá), um Levita piedoso, parece estar exilado em algum ambiente hostil e, sobretudo, longe do templo de Jerusalém.

No tempo de Davi, os filhos de Corá, isto é, os seus descendentes (Nm 16; 26:9–11), passaram a exercer diversas funções no templo (1 Cr 6:37; 26:1). A eles são atribuídos os Salmos 42—49; 84—85; 87—88.

I - O SALMISTA EXPRESSA SEU DESEJO POR DEUS (42:1-5)

II - O SALMISTA EXPRESSA SEU DESEJO POR VER AGIR DE DEUS (42:6-11)

III - O SALMISTA EXPRESSA SEU DESEJO POR ESTAR NA CASA DE DEUS (43:1-5)

1. UMA ORAÇÃO SINCERA NOS FAZ TER ESSE DESEJO (V.1-3).

V.1 - Diante dos problemas expostos no 42, o salmista começa a reagir para sair daquela situação de tristeza e lamento, ele começa com aquilo que deve ser a ferrramenta de todo aquele que conhece a Deus: a Oração.
Ficar apenas lamentando nos leva a uma paralisia que não traz a solução para o problema. É preciso uma ação direcionada para sair daquela situação, isso começa quando nos dispertamos á orar. A oração é uma demostração de dependencia do Senhor.
V.2 - A oração conduz o Salmista a uma reflexão de quem é Deus pra ele, e como ele precisa mudar de atitude.
Uma oração sincera: ele coloca seus questionamentos diante Deus: Como Deus era seu refúgio de força, o salmista questionou o porquê dessa aparente rejeição divina e de seu desânimo.
v.3 - A oração conduz o Salmista a um relacionamento mais profundo com a verdade (Palavra de Deus) que por sua vez vai conduzir-lo a buscar a casa de Deus. Que coisa tremenda!

2. ESTAR NA CASA DE DEUS NOS TRAZ ALEGRIA E ESPERANÇA

V.4 - Após ter sua confiança renovada, o salmista demostra um sentimento de grande alegria por estar na casa de Deus. Essa alegria o conduz ao louvar a Deus. O louvor é algo expontaneo que sai do nosso coração quando temos esse prazer em estar no meio da congregação com nossos irmãos, é um momento diferente onde temos um encontro especial com o Senhor. Ver os Salmo 122 e Salmo 133.
V.5 - O desejo por estar na casa de Deus conduz o salmista a mesma reflexão que ele chegou nas sessoes anteriores: Não podemos aceitar passivamente a tristeza e a depressão, precisamos reagir, pois Deus é a nossa esperança!
Porque vou ficar abatido e perturbado diante das lutar e provaçãoes que tenho nesse mundo?
Espera em Deus, Pois ele é meu auxilio e meu Deus! Sera que estou crendo ou duvidando no meu coração?
Mesmo que agora eu esteja triste, eu sei que amanha estarei louvando de alegria na casa do Senhor! Amem.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.