O DEUS QUE SABE, QUE ESTÁ, E FEZ.
Atributos de Deus • Sermon • Submitted
0 ratings
· 5 viewsNotes
Transcript
Exposição Salmo 139 – O grande Rei - Atributos de Deus
Exposição Salmo 139 – O grande Rei - Atributos de Deus
EXORDIO:
EXORDIO:
OLHA O PATO
· Nos não conhecemos o Deus a quem servimos e por isso sofremos
NARRATIVA
NARRATIVA
Você conhece a Deus?
Nossa maior fraqueza estar em não conhecer o Deus que servimos.
· Definir o Termo “Conhecer”
Em João 4.22 vai dizer que os samaritanos adoravam o que não sabiam. Quantos de nós não somos assim?
Em Oséias o povo foi destruído por falta de “conhecimento”. Era o conhecimento de Deus que faltava ao povo. (Cap1. V1).
Nos dias de Oséias, a igreja tinha rejeitado o conhecimento. Especialmente os sacerdotes, seus líderes espirituais, tinham rejeitado o conhecimento e esquecido a lei de Deus.
Definição de atributos
Quando ouvimos o termo “atributo” isso talvez possa nos fazer pensar que é algo que foi de alguma maneira acrescentado a Deus. Então, alguns teólogos vão dizer que esse termo nem é o mais apropriado porque pode nos fazer pensar assim (algo acrescentado).
Logo, o termo mais apropriado para essas qualidades de Deus talvez pudesse ser “propriedade”. Porque a ideia aqui é de características próprias de Deus. Esses atributos, ou propriedades de Deus não são virtudes adicionadas a Deus, mas que fazem parte do ser de Deus que definem a forma que Deus se revela, se fala da revelação de Deus então nós podemos encontrar essas características nas escrituras.
Nos temos dois tipos de atributos:
Incomunicáveis – Qualidades que só Deus tem (Onipotência, onisciência, onipresença)
Comunicáveis – Qualidades partilhada por Deus conosco através da imago dei (amor, santidade, justiça)
LER O SALMO
Introdução:
O salmo 139 é um dos salmos mais amados da igreja, e não é de hoje. Muitos rabinos costumavam dizer que esse salmo é a coroa de todas os salmos. Esse é um salmo comumente atribuído a Davi. Percebemos nos últimos versos que Davi estava passando por um momento de acusação dos povos inimigos dizendo que ele praticava coisa maliciosas.
Então esse salmo é um pedido de Davi, uma oração para que Deus sonde seu coração, Davi faz essa oração tendo em mente algumas características de Deus, é isso que vamos perceber aqui.
Big Dei Então o salmo é para um O DEUS QUE SABE, QUE ESTÁ, E FEZ.
Nos vamos perceber essas verdades percorrendo todo o salmo. Davi sabe que diante das acusações inimigas, ele tem uma testemunha verdadeira, e completamente fundamentada, Deus. Vamos ver o quanto o CONHECIMENTO de Deus revela a intimidade de Davi com o pai, o relacionamento.
Mas também temos aqui talvez o texto da bíblia que mais nos ensine a respeito de características de Deus tão preciosa para nós.
É interessante que nesse salmo nos vamos ver o quanto a frase de Agostinho de Hipona faz completo sentido. “Conhecer-te ó conhecedor de mim”
Porque toda a vez que as escrituras vão tratar do ser de Deus é sempre uma relação dos atributos (características) de Deus com o homem. É a mais pura teologia pratica, Deus nos ensinando a respeito de si a partir de exemplos de vida, no caso aqui de Davi.
O DEUS QUE SABE Onisciência (V1-V6)
O DEUS QUE SABE Onisciência (V1-V6)
Nessa primeira parte podemos perceber Davi como o OBJETO desse conhecimento de Deus, ele usa a sua própria vida para demonstrar essa sabedoria de Deus.
Podemos destacar no verso 1 “SONDAS” (CAVAR). Davi começa demonstrando que apesar de Deus ser o Senhor e Rei, estar no mais alto e sublime trono (de Longe) ele se faz perto ao ponto de sonda-lo (Transcendência e imanência).
O salmista de maneira bastante interessante demonstra a proximidade da sabedoria de Deus conosco, porque ele não apenas sondas os corações, ele sonda o “meu” coração, é isso que ele está dizendo.
Então começa sua descrição a respeito disso dizendo que Deus sabe cada um dos nossos movimentos, nos versos 2 á 4 até mesmos os mais ordinários dos movimentos Deus sabe, como “sentar-se e levantar”. A sabedoria de Deus nos cerca.
Mas ela também “PENETRA” os pensamentos, esse conhecimento é mais uma vez demonstrado como um conhecimento pessoal e especifico a respeito de nós. Deus nos conhece de maneira absoluta. O mais intimo dos seus pensamentos são como um livro aberto de Deus.
Se lembrarmos da situação de Davi ao escrever esse salmo, da acusação dos seus inimigos, Davi está dizendo: “O senhor esta ouvindo o que dizem ao meu respeito, mas eu sei que o Senhor não precisa de informações de terceiros, porque o não apenas me conhece, mas penetra os meus pensamentos.”
ESQUADRINHAS completamente tudo que eu faço, seja de maneira passiva quando descanso, seja quando estou em plena atividade, por onde quer que eu queira ir o senhor já sabe.
Calvino no primeiro capítulo das Instutas trata a respeito do conhecimento de Deus e fala como Deus não precisa nos ouvir orar pra saber o que se passa no nosso coração, porque aqui vemos um Deus que sonda corações.
Deus sabe a procedência das nossas palavras, Deus sabe o significado de cada uma das nossas expressões. Antes que a palavra nos chegue a boca é isso que diz no verso 4, Deus sabe não somente porque ele prever o futuro, mas porque ele mesmo o determinou.
“ME CERCAS” - Davi então fala como se sente a respeito desse entendimento, ele se sente completamente cercado e essa expressão é a mesma utilizada para cidades encurraladas, ou para pessoas cobertas com um cobertor.
Então o verso 6 é quase um ultimo suspiro, é a compreensão do salmista a respeita supra racionalidade da sabedoria de Deus. É o entendimento de pequenez, de fragilidade diante de tanta sabedoria.
Aplicação:
· Nós jamais esgotaremos Deus, porque a sua sabedoria é sobre modo elevada.
· Diante Deus nossas mascaras caem, porque ele conhece a verdade do nosso coração
· Precisamos conhecer aquele que nos conhece.
O DEUS QUE ESTAR Onipresença (V7-V12)
O DEUS QUE ESTAR Onipresença (V7-V12)
Na segunda parte Davi começa se questionando no verso 7 a respeito de algo que poderia ser respondido facilmente com “Lugar nenhum”.
Mas percebemos Davi tendo três pensamentos para essas perguntas.
A primeira está no verso 8 e é o contraste da presença de Deus está entre o céu e o mais profundo abismo, ou em algumas traduções “SHEOL”. Aqui podemos compreender de duas formas, mas as duas apontam para o fato que Deus está em todos os lugares. Primeiro, alguns pensam que o inferno é a ausência de Deus, não! Deus está no inferno em Justiça, em juízo. No céu Deus está em paz, misericórdia e graça. Mas o fato de Davi ter usado extremos pode apontar para geografia, Davi está dizendo: “Seja lá no mais alto céu, ou no mais profundo abismo Deus está.”
A segundo pensamento verso 9 temos a expressão “asas da alvorada” aqui Davi está olhando para a luz do sol e o quanto é rápido para que ela ilumine tudo, ele está dizendo que ainda que ele viaje na velocidade da luz lá Deus está. O nascer do sol fica no leste o mar mediterrâneo ficava ao oeste, então ainda que ele fugisse agora para os lados, Deus está lá também. Deus não apenas alcança com sua presença eventos que ainda nem mesmo aconteceram, mas também os controla, porque ele mesmo os fez. Davi trata as dimensões, o vertical e o horizontal e percebe que não tem como fugir da presença de Deus em nenhum desses lugares.
A terceiro pensamento verso 11 e 12, Davi mostra que nem mesmo na escuridão da noite pode esconder alguém de Deus. Não existe nenhum esconderijo que seja adequado, porque não existe diferença de luminosidade para Deus.
Aplicação:
· Não existe como fugir de Deus, não existe lugar no qual os olhos Deus não estejam sobre nós.
· Coram Deo – Na presença de Deus
Meu irmão, você está na presença de Deus isso é um fato, a pergunta é: como você tem se apresentado?
O DEUS QUE FEZ Onipotência (V13-V18)
O DEUS QUE FEZ Onipotência (V13-V18)
Davi primeiro demonstra que Deus sabe de todas as coisas, depois demonstra que Deus estar em todos os lugares e agora ele revela o motivo disso tudo. Deus sabe e estar porque foi ELE quem fez todas as coisas!
O salmista então começa a descrever a criação, e para isso ele vai usar o universo, mas a sua própria vida demonstrando mais uma vez o caráter pessoal do salmo, Deus não somente criou o universo, mas ME criou.
Podemos ver a expressão “POIS” o que indica que Davi agora vai dar a razão de todas as coisas que foram ditas.
V13 Davi vai mostrar então a forma prodigiosa que foi criado e feito, demonstrado que Deus o fez como uma artesão detalhista, Deus projetou cada detalhe de Davi dês do início de tudo no ventre da sua mãe, de maneira tão magnifica que o salmista fica completamente maravilhado, agradecido por ser essa obra de arte projetada por Deus.
· Exemplo Eneias (Unidades de informação do 1 cromossomo) 3bilhões de letras – 500 milhões de Palavras – 2 Milhões de páginas – 4 mil livros com 500 paginas
V15 -V16 Se no começo desse trecho Davi se refere a complexidade dos seus órgãos criados cada um por Deus, aqui ele fala também dos seus ossos, Deus com seu grandioso poder criou cada um deles, como lá no Éden fez Adão da terra, Davi está dizendo que da mesma maneira Deus o fez no mais profundo detalhe aqui também.
Cada detalhe foi da vida de Davi foi escrito por Deus, foi pensado por Deus. Deus mesmo fez e registrou os dias do salmista não porque ele precisa disso para se lembrar, mas para que nós pudéssemos ver e atestar o quão grande e magnifico é o poder de Deus.
V17 – V18 é mais uma vez Davi observado a conclusão dos seus pensamentos a cerca do ser de Deus, e o que resta para ele é o sentimento de estar maravilhado, como é precioso compreender o poder de Deus, como é precioso entender quem Deus .
Como é grande o tamanho de Deus e Davi vai dizer que se contasse os grãos de areia contaria e nunca chegaria ao fim, a ideia é que ele está contando e adormece, depois acorda e ainda está com o mesmo sentimento de imensidão diante da grandiosidade dos pensamentos de Deus. (Remédio pra insônia)
Aplicação:
· O fato de entender os decretos de Deus a respeito dos seus dias Davi não se sente um robô, mas se sente abençoado por ter alguém tão poderoso determinando seus dias.
· Deus não é uma divindade local, não é tão somente um padroeiro regional, mas ELE está em todos os lugares porque fez todas as coisas.
·
IMPRECAÇÕES (V19-V24)
IMPRECAÇÕES (V19-V24)
Diante do maravilhoso conhecimento de Deus, Davi primeiro tem um sentimento de Gratidão, mas aqui vemos uma mudança de sentimento de Davi. Percebemos uma oração de imprecação.
As imprecações não orações de defesa pessoal, Davi não está triste e irado com aquilo que pensam ao seu respeito, mas ele se ira contra a mentira dos povos contra Deus. O salmista sabe que é infundado os argumentos contra o Deus de Israel diante de tudo que foi dito até aqui, então Ele pede justiça ao próprio Deus, esses não inimigos tão somente de Davi, mas são do próprio Deus.
V21 Davi se aborrece contra aqueles que aborrecem a Deus, e ele sabe que Deus cumprirá o seu juízo contra seus inimigos.
Mas, diante desse sentimento de defesa a Deus, de vingança, de lealdade a quem serve, Davi sabe que seu coração é enganoso.
V23-V24 Por entender a sua pecaminosidade Davi pede a Deus para sondar o seu coração, pede para provar se esses seus pensamentos são de amor a Deus ou um simples ódio ao seu inimigo, Davi entende que somente Deus pode realmente saber a verdade a respeito do seu coração e guia-lo para o caminho eterno, seguindo ao pai Abraão, Jacó.
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
· Compreender quem Deus é e seus atributos deve gerar em nós o sentimento de gratidão.
Que eu te conheça, ó conhecedor de mim, que eu te conheça, tal como sou conhecido por ti. Ó virtude da minha alma, entra nela e molda-a a ti, para que a tenhas e possuas sem mancha nem ruga. Esta é a minha esperança; por isso falo e nesta esperança me alegro, quando experimento uma sã alegria. Pois as restantes coisas desta vida tanto menos se devem chorar quanto mais por causa delas se chora, e tanto mais se devem chorar quanto menos por causa delas se chora. Mas tu amaste a verdade, porque aquele que a põe em prática alcança a luz. Também a quero pôr em prática no meu coração: diante de ti, na minha confissão, diante de muitas testemunhas, nos meus escritos (Confissões, X.1.1).¹⁸
· Mais do que contemplar Deus, precisamos conhece-lo
· O conhecimento de Deus nos leva a humilhação, a humilhação a necessidade, a necessidade a Cristo.