ÚLTIMA CHAMADA! Lucas 13.22-35

Lucas   •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 9 views

A nossa salvação pela graça, por meio da fé é oferecida a todos indistintamente.

Notes
Transcript
Grande ideia: A nossa salvação pela graça, por meio da fé é oferecida a todos indistintamente.
Estrutura: a salvação embora seja pela graça, exige esforço (vv. 22-30) e oportunidades de salvação precisam ser aproveitadas (vv. 31-35).
Lucas 9.51 (NAA)
51 E aconteceu que, ao se completarem os dias em que seria elevado ao céu, Jesus manifestou, no semblante, a firme resolução de ir para Jerusalém.
Lucas 19.41–44 (NAA)
41 Quando Jesus ia chegando a Jerusalém, vendo a cidade, chorou por ela, 42 dizendo: — Ah! Se você soubesse, ainda hoje, o que é preciso para conseguir a paz! Mas isto está agora oculto aos seus olhos. 43 Pois virão dias em que os seus inimigos cercarão você de trincheiras e apertarão o cerco por todos os lados; 44 e vão arrasar você e matar todos os seus moradores. Não deixarão pedra sobre pedra, porque você não reconheceu o tempo em que Deus veio visitá-la.
Isaías 55.6–7 (NAA)
6 Busquem o Senhor enquanto ele pode ser encontrado; invoquem-no enquanto ele está perto. 7 Que o ímpio abandone o seu mau caminho, e o homem mau, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar.
A resposta não é propriamente sobre a questão numérica, embora Jesus afirme que a porta é estreita e que muitos não poderão entrar. O foco da resposta estava na oportunidade que aqueles ouvintes estavam tendo de entrar pela porta estreita, a qual estava aberta a eles no ministério de Jesus ali presente.
Gouvêa de Oliveira, Flávio; Gouvêa de Oliveira, Flávio. O Evangelho em Carne e Osso: Uma exposição do evangelho de Lucas para pessoas de corpo e alma (p. 266). Flávio Gouvêa de Oliveira. Edição do Kindle.
Salvação pela Graça, mas exige esforço. (vv. 22-30)
(a) Diante da pergunta: “são poucos os que são salvos”, Jesus coloca em tela a questão do “esforço”.
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 75 αγωνιζομαι agonizomai

αγωνιζομαι agonizomai

de 73; TDNT 1:135,20; v

1) entrar em uma competição: competir nos jogos olímpicos

2) competir com adverários, lutar

3) metaf. competir, lutar, com dificuldades e perigos

4) esforçar-se com zêlo extremo, empenhar-se em obter algo

Mateus 7.13–14 (NAA)
13 — Entrem pela porta estreita! Porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela. 14 Estreita é a porta e apertado é o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que o encontram.
Bíblia da Fé Reformada:
Isso não significa que a salvação seja pelas obras; é um modo veemente de dizer que as pessoas devem ser solícitas pela salvação, porque a oportunidade de recebê-la não durará indefinidamente.
(b) Mais uma vez Jesus recorre a uma história para ilustrar: o dono da casa que não reconhece aos visitantes de última hora.
Mateus 7.21–23 (NAA)
21 — Nem todo o que me diz: “Senhor, Senhor!” entrará no Reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22 Muitos, naquele dia, vão me dizer: “Senhor, Senhor, nós não profetizamos em seu nome? E em seu nome não expulsamos demônios? E em seu nome não fizemos muitos milagres?” 23 Então lhes direi claramente: “Eu nunca conheci vocês. Afastem-se de mim, vocês que praticam o mal.”
Donald B. Kraybill:
(…) As histórias mordazes continuam. Como aqueles que foram convidados para um banquete, vocês se recusam a vir quando a festa começa (Lc 14.15-24, Mt 22.1-10). Por causa de sua obstinação, Deus convida os outros a substitui-los na mesa. Deus acolhe os pobres, os leprosos, os mutilados, os cegos e os coxos das ruas da cidade. Deus vai até o campo à procura de excluídos para encher a mesa do banquete. O momento do julgamento acontece! Nenhum dos convidados que se recusou a vir, desfrutará do banquete (Lc 14.24).
Jesus esclarece a inversão em outro quadro de crise iminente. O julgamento surpreenderá mesmo os defensores mais firmes da fé. Alguns dirão: “Comemos e bebemos contigo, e ensinaste em nossas ruas”, mas o juiz responderá:
Lucas 13.27–30 (NAA)
27 Mas ele dirá a vocês: “Não sei de onde vocês são; afastem-se de mim, vocês todos que praticam o mal.” 28 Ali haverá choro e ranger de dentes, quando vocês virem Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas no Reino de Deus, mas vocês lançados fora. 29 Muitos virão do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30 Porém, de fato, há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos.
(c) Jesus fala aqui do banquete na presença dos ilustres: “Abraão, Isaque e Jacó e de todos os profetas”.
Mateus 8.11–12 (NAA)
11 Digo a vocês que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugar à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no Reino dos Céus. 12 Mas os filhos do Reino serão lançados para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes.
http://teologandoentreirmaos.blogspot.com/2014/03/quem-sao-os-filhos-do-reino.html
Se Jesus prometeu que os salvos por Ele jamais serão lançados fora, quem são os filhos do Reino que Jesus ensinou que serão lançados fora?
A resposta é: Os filhos do Reino que serão lançados fora são os judeus que, por linhagem, creram ser salvos sem um arrependimento dos pecados e sem uma fé pessoal no sacrifício de Cristo.
Nenhum filho de qualquer cristão tem garantia nenhuma de ganhar a vida eterna pela sua linhagem. Este filho pode ser ativo na igreja, até no púlpito, e depois ser lançado em trevas exteriores no dia do juízo. Por linhagem os judeus tinham privilégios “porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas” (Romanos 3.2). Dos judeus “é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas; dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne” (Romanos 9.4,5). Mas “nem todos os que são de Israel são israelitas; nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; (Romanos 9.5-7). Os que desejam a salvação devem olhar pela fé em Cristo Jesus somente (João 14.6). Não há outro meio ser salvo (Atos 4.12).
O Reino de Deus não é a igreja. Também ter relacionamento com o Reino não é garantia de salvação. Pode estar no Reino presente e não ser permitido entrar na glória do Reino futuro. A garantia não é linhagem, posição, oratória, auto-justiça, ou atividade zelosa, sucesso eclesiástico, etc. É por estar em Cristo somente. Entra nEle quer dizer ser nascido de novo, ou seja, pelo arrependimento e a fé.
João 6.37–40 (NAA)
37 Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora. 38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39 E a vontade de quem me enviou é esta: que eu não perca nenhum de todos os que ele me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia. 40 De fato, a vontade de meu Pai é que todo aquele que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
Lucas 23.42–43 (NAA)
42 E acrescentou: — Jesus, lembre-se de mim quando você vier no seu Reino. 43 Jesus lhe respondeu: — Em verdade lhe digo que hoje você estará comigo no paraíso.
Apocalipse 19.9 (NAA)
9 Então o anjo me disse: — Escreva: “Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro.” E acrescentou: — São estas as verdadeiras palavras de Deus.
(d) Quem não estiver nessa mesa no Reino de Deus, serão lançados fora.
João 15.5–6 (NAA)
5 — Eu sou a videira, vocês são os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim vocês não podem fazer nada. 6 Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam.
(e) Agora, definitivamente não é questão de desempenho, mas de fidelidade.
A Mensagem:
"“Então, vocês se verão do lado de fora, ao relento, estranhos em relação à graça. Abrão, Isaque, Jacó e todos os profetas passarão na frente de vocês em direção ao Reino de Deus. Vocês verão estrangeiros, vindos de todas as partes do mundo, sentados à mesa do Reino de Deus, enquanto vocês vão estar do lado de fora, espiando pela janela — tentado descobrir o que aconteceu. Esta é a Grande Inversão: os últimos da fila à frente dos primeiros, e os que eram os primeiros ficando por último”."
João 3.5–8 (NAA)
5 Jesus respondeu: — Em verdade, em verdade lhe digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. 6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. 7 Não fique admirado por eu dizer: “Vocês precisam nascer de novo.” 8 O vento sopra onde quer, você ouve o barulho que ele faz, mas não sabe de onde ele vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.
Mateus 24.9–14 (NAA)
9 — Vocês serão entregues para serem maltratados e eles os matarão. Vocês serão odiados por todas as nações por causa do meu nome. 10 Nesse tempo, muitos hão de se escandalizar, trair e odiar uns aos outros. 11 Muitos falsos profetas se levantarão e enganarão a muitos. 12 E, por se multiplicar a maldade, o amor se esfriará de quase todos. 13 Aquele, porém, que ficar firme até o fim, esse será salvo. 14 E será pregado este evangelho do Reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então virá o fim.
2. Oportunidades de salvação devem ser aproveitadas. (vv. 31-35)
(a) Os fariseus (religiosos progressistas da época de Jesus) quiseram desviá-lo de sua missão, mas Jesus estava focado.
Donald B. Kraybill:
A igreja é a assembleia de pessoas que acolheram o reino de Deus em seus corações e relacionamentos. A igreja consiste dos cidadãos do reino. É o corpo de Cristo composto de discípulos obedientes seguindo o caminho de Jesus. Podemos também imaginar a igreja como a comunidade de cristãos- a reunião coletiva do povo de Deus. A igreja não é um edifício, um santuário ou um programa. É a comunidade visível daqueles que vivem pelos valores do reino.
Mateus 6.9–10 (NAA)
9 — Portanto, orem assim: “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10 venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
Mateus 16.18 (NAA)
18 Também eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
(b) Jesus não temia a Herodes, e a igreja dele não precisa temer também. Mantenhamos nossa rotina e morreremos também “em Jerusalém”.
Lucas 9.7 (NAA)
7 Ora, o tetrarca Herodes soube de tudo o que se passava e ficou perplexo, porque alguns diziam: “João ressuscitou dentre os mortos.”
Crucificação de Jesus
Jesus apareceu diante de Antipas durante os procedimentos anteriores à Sua crucificação (Lucas 23:6–12). Depois de ser interrogado por Pilatos - que soube que Jesus era galileu e estava sob a jurisdição de Antipas - Jesus apareceu perante Antipas (Lucas 23:2–5). Inicialmente, Antipas ficou feliz em ver Jesus e esperava que Ele pudesse realizar um milagre (Lucas 23:8; 9:9). No entanto, depois de questioná-lo e não receber resposta, Antipas e seus soldados zombaram de Jesus e O enviaram de volta a Pilatos, concluindo que Ele era inocente (Lucas 23:10–11; 23:12, 15). Embora o papel de Antipas no julgamento e morte de Jesus tenha sido limitado, Lucas registra mais tarde que a igreja primitiva implicou Antipas na morte de Jesus junto com Pilatos, os gentios e o povo de Israel (Atos 4:25–27; ver Darr, Herodes, 205–08).
Referência de Jesus
Em Lucas 13:31–35, vários fariseus alertaram Jesus para deixar a área porque Antipas queria matá-lo. Jesus respondeu com uma mensagem para Antipas, rotulando-o de “raposa” (Darr, Herodes, 180). Essa representação é adequada devido à astúcia política de Antipas, sua execução de João Batista e seu eventual envolvimento no julgamento de Jesus (Lucas 23:6–15).
Dicken, Frank, “Herodes Antipas”, org. John D. Barry, David Bomar, Derek R. Brown, Rachel Klippenstein, Douglas Mangum, Carrie Sinclair Wolcott, et al., The Lexham Bible Dictionary (Bellingham, WA: Lexham Press, 2016)
Lucas 9.30–31 (NAA)
30 E eis que dois homens falavam com ele: eram Moisés e Elias, 31 que apareceram em glória e falavam da morte de Jesus, que ele estava para cumprir em Jerusalém.
(b) A missão de Jesus não era susceptível a bloqueios por conta de oposição humana: sua agenda não seria interrompida pela ameaça de Herodes.
João 9.4 (NAA)
4 É necessário que façamos as obras daquele que me enviou enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.
João 12.35 (NAA)
35 Jesus respondeu: — Ainda por um pouco a luz está com vocês. Andem enquanto vocês têm a luz, para que não sejam surpreendidos pelas trevas. E quem anda nas trevas não sabe para onde vai.
João 13.31–33 (NAA)
31 Quando Judas saiu, Jesus disse: — Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. 32 Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará nele mesmo; e ele o glorificará imediatamente. 33 Filhinhos, ainda por um pouco estou com vocês. Vocês vão me procurar, mas o que eu disse aos judeus também agora digo a vocês: para onde eu vou vocês não podem ir.
João 16.31–33 (NAA)
31 Jesus respondeu: — Vocês creem agora? 32 Eis que vem a hora — e já chegou — em que vocês serão dispersos, cada um para a sua casa, e vocês me deixarão sozinho. Mas não estou sozinho, porque o Pai está comigo. 33 Falei essas coisas para que em mim vocês tenham paz. No mundo, vocês passam por aflições; mas tenham coragem: eu venci o mundo.
(c) O lamento de Jesus: “Jerusalém, Jerusalém!”.
Mateus 23.37–38 (NAA)
37 — Jerusalém, Jerusalém! Você mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, mas vocês não quiseram! 38 Eis que a casa de vocês ficará deserta.
Bíblia da Fé Reformada:
Embora rejeição e traição o aguardem na capital de Israel, Jesus se prontifica, com expressões de compaixão, a se pôr entre um povo indisposto e sua destruição vindoura. Os salmistas retratam o cuidado providente de Deus na imagem de suas asas protetoras (Sl 61.4; 91.4).
Salmo 61.4 (NAA)
4 Que eu possa habitar no teu tabernáculo para sempre e abrigar-me no esconderijo das tuas asas.
Salmo 91.4 (NAA)
4 Ele o cobrirá com as suas penas, e, sob as suas asas, você estará seguro; a sua verdade é proteção e escudo.
Uma vez mais, Jesus, implicitamente, alega ser o próprio Deus, aludindo à compaixão do Senhor na Escritura, o qual exerce proteção sobre o seu povo semelhante à de uma ave que protege seus filhotes debaixo das asas (Dt 32.11; Sl 17.8; 36.7; 91.4).
Salmo 17.8 (NAA)
8 Guarda-me como a menina dos olhos; esconde-me à sombra das tuas asas.
Salmo 36.7 (NAA)
7 Como é preciosa, ó Deus, a tua misericórdia! Por isso, os filhos dos homens se acolhem à sombra das tuas asas.
(d) Jesus termina com um tom enigmático (não para nós que conhecemos o clímax dessa história):
Lucas 19.35–40 (NAA)
35 Então trouxeram o jumentinho até Jesus e, pondo as suas capas sobre o animal, ajudaram Jesus a montar. 36 À medida que Jesus avançava, as pessoas estendiam as suas capas no caminho. 37 E, quando Jesus se aproximava da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos começou, com muita alegria, a louvar a Deus em alta voz, por todos os milagres que tinham visto. 38 Diziam: “Bendito é o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas maiores alturas!” 39 Alguns dos fariseus lhe disseram em meio à multidão: — Mestre, repreenda os seus discípulos! 40 Mas Jesus respondeu: — Eu afirmo a vocês que, se eles se calarem, as próprias pedras clamarão.
3. Outras aplicações:
(a) O tempo de você entrar no caminho estreito é hoje. Não existem atalhos para se chegar ao céu. Jesus é o único caminho para Deus!
João 14.6 (NAA)
6 Jesus respondeu: — Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
Hebreus 10.19–22 (NAA)
19 Portanto, meus irmãos, tendo ousadia para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus, 20 pelo novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, pela sua carne, 21 e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, 22 aproximemo-nos com um coração sincero, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e o corpo lavado com água pura.
(b) Jesus ainda chora por aqueles que embora estejam perto do Reino, ainda estão sem salvação. Ele ainda quer reunir seus filhos “debaixo de suas asas”.
Tão Perto 237 Cantor Cristão
Tão perto do reino, mas sem salvação! Tão perto, porém sem Jesus, sem perdão! Deixai os pecados e o vosso temor! Chegai-vos agora a Jesus, Salvador! Oh, vinde a Jesus! Chegai-vos, Chegai-vos ao bom Salvador! Tão perto que ouvis os remidos cantar Da graça de Cristo, que os veio salvar! E ainda quereis no pecado viver, Enquanto o perdão Deus vos quer conceder? Morrer sem ser salvo, sem paz, sem Jesus, Perdidos pra sempre, em tormentos, sem luz! Oh, considerai! Ao convite atendei, E sem mais demora a Jesus vos rendei!
Hebreus 3.6–9 (NAA)
6 Cristo, porém, como Filho, é fiel em sua casa. Esta casa somos nós, se guardarmos firme a ousadia e a exultação da esperança. 7 Por isso, como diz o Espírito Santo: “Hoje, se ouvirem a sua voz, 8 não endureçam o coração como foi na rebelião, no dia da tentação no deserto, 9 onde os pais de vocês me tentaram, pondo-me à prova, e viram as minhas obras durante quarenta anos.
Ilustr.:
A graça de Deus é abundante. Superabundante. Como uma correnteza que vira você de ponta-cabeça. A graça vai em sua busca. Ela reestrutura você. De inseguro a seguro em Deus. De cheio de arrependimentos a uma pessoa melhor por causa dela. De alguém com medo de morrer a alguém pronto para voar. A graça é a voz que nos chama a mudar e, assim, dá-nos o poder de sermos bem-sucedidos. Quando a graça acontece, não recebemos um elogio de Deus, mas um novo coração. Dê seu coração a Cristo e ele retornará o favor. “Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês” (Ezequiel 36:26). Você poderia chamar de transplante espiritual de coração. Tara Storch entende esse milagre tanto quanto qualquer outra pessoa. Na primavera de 2010, um acidente de esqui tirou a vida de sua filha de treze anos, Taylor. O que se seguiu para Tara e o marido, Todd, foi o pior pesadelo para qualquer pai: um funeral, um enterro, uma enxurrada de perguntas e lágrimas. Decidiram doar os órgãos da filha. Poucas pessoas precisavam de um coração mais do que Patricia Winters. O coração dela começou a falhar cinco anos antes, deixando-a muito fraca para fazer algo mais além de dormir. O coração de Taylor deu a Patricia um novo começo de vida. Tara tinha apenas uma exigência: ela queria ouvir o coração da filha. Todd e ela voaram de Dallas a Fênix e foram até à casa de Patricia para ouvir o coração de Taylor. As duas mães se abraçaram por um longo tempo. Então, Patricia ofereceu a Tara e a Todd um estetoscópio. Quando eles ouviram o ritmo saudável, que coração eles ouviram? Eles não ouviram o coração da própria filha ainda pulsante? Habitava em um corpo diferente, mas o coração era o coração da filha deles. E, quando Deus ouve seu coração, ele não ouve o coração do próprio Filho ainda pulsante?
Lucado, Max. Graça . Thomas Nelson Brasil. Edição do Kindle.
Related Media
See more
Related Sermons
See more