A IMPORTÂNCIA DA IGREJA

Notes
Transcript

1 Timóteo 3.14-16

Vamos falar sobre a importância da igreja. Hoje não se fala muito neste tema, pois, vivemos em dias difíceis, onde os próprios membros da igreja falam mal da igreja, não amam a igreja, e não veem importância nela. Muitos nem mesmo frequentam as reuniões e cultos da igreja, pois, já não encontram significado, nem mesmo agregam valor algum a instituição de Deus chamada igreja.
Mas, isso é um erro, pois, a igreja é a comunidade de Deus, é a comunidade do povo escolhido de Deus. A igreja é de Deus, e não dos homens.
E infelizmente muitos fizeram da igreja um covil de ladrões, onde a igreja tem funcionado mais como uma empresa, como um negócio, como sendo um local de entretenimento, como sendo um lugar onde muitos vão para receber todo tipo de mimo e presente de Deus, mas, não se fala mais da igreja como sendo a uma comunidade que promove aprendizagem, comunhão, adoração e a proclamação do evangelho.
Portanto, lhe convido a notar a importância de estudarmos sobre a igreja. Pois, embora muitos estão se tornando desigrejados, que é o movimento que surge com a interpretação de que toda estrutura religiosa apresenta-se como sendo uma “instituição desnecessária”, ou seja, eles dizem que a igreja é desnecessária e defendem que a fé cristã pode ser exercida e vivida desvinculada da comunhão da igreja.
A igreja é ideia de Deus, não uma invenção da cabeça humana e, nestes próximos domingos, o nosso desafio é entender melhor o que ela é, a sua importância e qual o nosso papel nela como membros.
V.14-V.15a - Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te em breve; para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus.
O propósito do apóstolo ao escrever esse texto é orientar o jovem pastor Timóteo acerca do correto procedimento na casa de Deus.
Timóteo deveria saber supervisionar o culto e a eleição de oficiais, a maneira como a igreja iria viver.
E John Stott disse que as instruções dos apóstolos com respeito a doutrina, ética, unidade e missão da igreja tivessem sido dadas apenas sob a forma oral (de boca], a igreja de Deus teria ficado como um viajante sem mapa, não saberia pra onde ir.
Contudo, as instruções apostólicas foram escritos, e sabemos algo de que de outro modo não teríamos tido conhecimento; ou seja, nós temos a Bíblia, e nela, nós sabemos qual deve ser a conduta das pessoas na igreja de Deus.
E Paulo em 1 Timóteo 2.1-3.16 vai resumir as orientações que nós, eu e você que somos parte da igreja de Deus, pessoas que foram escolhidas para ser esse povo de Deus, Paulo nos deixou escrito como devemos viver como povo de Deus.
E como diz no verso 13, mesmo que Paulo iria estar com Timóteo o mais rápido possível, Paulo esclarece que esse assunto é de suma importância e que por isso ele estava já enviado por meio de uma carta a Timóteo, talvez porque Paulo temia que demorasse a ir até Éfeso, onde Timóteo estava como pastor, ou que ele não pudesse se encontrar novamente com Timóteo por motivo de estar escrevendo esta carta da prisão e que existia essa grande possibilidade de não revê-lo.
Nos versículos anteriores, Paulo descreve como os bispos, os diáconos e suas esposas deveriam se comportar. Agora ele explica como os cristãos em geral devem proceder na casa de Deus.
Então, dessa forma, não podemos proceder na casa de Deus de qualquer maneira, pois, cremos que Deus se importa como devemos viver, e não é a toa que Ele usou o apóstolo Paulo, no final de seu ministério para enviar essa carta a Timóteo e consequentemente as igrejas que reconheceram ser essa a Palavra de Deus para nós.
V.15b - casa de Deus que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade.
Paulo aqui vai definir a identidade da igreja, ou seja, o que é a igreja de Deus. Como identificar a igreja de Cristo.
Creio que todos nós sabemos o que são metáforas, que nada mais é do que uma figura de linguagem que tem o objetivo de estabelecer comparações entre dois termos por semelhantes.
João tem um coração de pedra - quando alguém diz isso, essa pessoa está querendo dizer que o João é frio, não tem sentimentos e é insensível.
E Paulo aqui usa essa linguagem de metáforas para definir a identidade da igreja:
Casa de Deus - (do grego oikos). Esta palavra está relacionada ao lugar de habitação, como sendo uma casa ou mesmo edifício.
Exatamente porque no AT, Deus habitou no tabernáculo e no templo, mas no NT ele habita na igreja.
Explique que metáfora é uma figura de linguagem cujo objetivo é estabelecer comparações entre dois termos por semelhança.
E eu destaco, que assim como o tabernáculo, o templo foram por Deus criados, a igreja não é uma criação humana, mas, é algo pensado e criado pelo próprio Deus.
Assim, nós, a Igreja, somos o povo criado por Deus. Mas, note, Deus veio habitar em nós, mas, isso só acontece quando nós deixamos o velho homem, e somos novas criaturas.
E com isso, eu chamo a sua atenção para João 1.14: E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. Significa que Ele veio tabernácular: morar, habitar, residir entre nós.
Mas, depois, o Espírito Santo veio morar em nós.
Somos santuário do Senhor
1Coríntios 3.16-17 “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado.”
2Coríntios 6.16: Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
Efésios 2.20-22: edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.
E Deus nos chama de casa também, porque nós somos família de Deus.
Família de Deus - A palavra oikos também tem esse sentido, e pode ser traduzido como sendo a família de Deus.
Somos chamados de filhos de Deus.
João 1.12: Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome.
Somos o povo de Deus, a família de Deus.
Hebreus 3.6: Cristo, porém, como Filho, em sua casa; a qual casa somos nós, se guardarmos firme, até ao fim, a ousadia e a exultação da esperança.
Gálatas 6.10: Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.
1 Pedro 4.17: Porque a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é chegada; ora, se primeiro vem por nós, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?
Portanto, aqui nós encontramos uma parte da família de Deus, uma pequena quantidade de membros de um mesmo povo, de uma mesa família que tem o mesmo sobrenome “cristão”.
Deus é o nosso Pai, e Jesus é o nosso irmão mais velho.
Deus nos adotou por meio do seu Filho Jesus.
E se somos igreja de Deus, devemos nos relacionar, pois, a igreja deve refletir o relacionamento do próprio Deus com Ele mesmo, na pessoa do Pai, Filho e Espírito que desde toda eternidade se relacionam entre si.
E é por isso que nós chamamos o outro de irmão. Por que realmente somos. E eu posso te dizer, que você tem encontra na igreja os melhores irmãos, que não vão viver com você somente durante a sua vida aqui, mas, que viverão com você por toda eternidade.
Nós somos o templo do Espírito Santo de Deus. E Agora, Deus não somente habita no meio de nós, mas, Ele habita em nós. Aqui se fala da igreja da família, do povo do Deus vivo, em contraste com um templo em que há ídolos sem vida, nós somos o povo vivo do Deus vivo.
Aquele que nem o céu dos céus pode conter, Ele habita em nós, Ele habita em mim, Ele habita em você!
Somos frágeis vasos de barro, mas, Deus habita em nós.
Coluna. Do grego stylos – a igreja sustenta a verdade.
E baluarte Não é apenas sinônimo de coluna, pois traduz outra palavra com significado diferente (hedraioma). Expressa a ideia de estabilidade e permanência.
Qualquer engenheiro civil ou um mestre de obras pode nos explicar qual a importância das colunas e da fundação numa construção, assim como, as consequências negativas de uma base mal estruturada na edificação de uma casa ou edifício.
A intenção de Paulo era enfatizar, em contraste com os falsos mestres, que a verdade do evangelho é encontrada e sustentada por meio da igreja de Deus que é a coluna e baluarte da verdade do evangelho de Deus.
Paulo define a casa de Deus como a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade.
Isso aqui, quer dizer que em contraste, nós não somos como os templos do Antigo Testamento que ficavam em um local específico, mas, diferentemente, a igreja que somos nós, as pessoas de toda tribo, povo, língua e nação, nós somos todos adoradores de Deus e frequentemente estamos em movimento, para levar o evangelho de Deus a todos os povos, para que Deus more neles também.
A igreja é comparada com uma coluna e um fundamento.
Como porque ela é sustenta o teto.
Baluarte porque ela é o fundamento que sustenta toda a estrutura da casa, assim a igreja sustenta a gloriosa verdade do evangelho no mundo.
E como fazemos isso?
A igreja sustenta a verdade do evangelho, quando
Ouve o evangelho
Mateus 13.9: Quem tem ouvidos [para ouvir], ouça.
Usá o evangelho corretamente
2Timóteo 2.15: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
Guarda o evangelho no coração
Salmo 119.11: Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.
Defende o evangelho
Filipenses 1.16: Estes, por amor, sabendo que estou incumbido da defesa do evangelho;
E fala, prega o Evangelho
Marcos 16.15: Disse Jesus: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.
Quando a igreja deixa de ser coluna e baluarte da verdade, devemos abandonar essa igreja, pois, ela deixou de ser o que ela foi criada pra ser. Ela perdeu o seu propósito aqui na terra.
Você precisa, necessita da igreja local, você foi salvo para conviver em comunhão com a igreja.
A Igreja de Deus é importante porque ela é a casa de Deus, e Ele através dessa casa é adorado e usa essa casa para ser anunciado aos outros que ainda não fazem parte dessa família da fé.
Aplicações:
Você é casa de Deus, portanto, use o seu corpo para glória de Deus. (Cuide de sua saúde, não use o seu corpo, sua mente e o seu coração para o pecado)
A igreja que é morada de Deus, ela tem aqui duas responsabilidade em relação à verdade do Evangelho.
Participe Mais na Igreja
Primeiro, como fundamento, nossa função é sustentar a verdade com firmeza, de tal forma que ela não caia por terra sob o peso de falsos ensinos. Irmãos, se nós não estudarmos a Palavra, nós vamos cair nos falsos ensinos, e vamos dizer o que Deus não disse e crer em mentiras ditas por falsos mestres. (A igreja é a coluna e baluarte da verdade, mas, se você não tem comunhão com os irmãos, se você não participa da ceia, se você não participa dos estudos, dos cultos, como você estará sendo essa coluna e esse baluarte estando ausente? Fuja dos falsos ensinos, mas, corra para o ensino correto da Palavra.)
Pregue O Evangelho
A Igreja tem com segunda responsabilidade, ser coluna, e isso quer dizer que temos a função de mantê-la nas alturas, de modo que não fique escondida do mundo. Sustentar com firmeza a verdade é a defesa e a confirmação do evangelho; mantê-la bem alto é a proclamação do evangelho. A igreja é chamada para esses dois ministérios. Há uma estreita conexão entre a igreja e a verdade. A igreja depende da verdade para sua existência, e a verdade depende da igreja para sua defesa e proclamação.
Portanto, seja igreja e proclame a verdade do Evangelho, pois, Jesus veio para nos dá vida eterna, e essa verdade não pode ficar escondida, mas, devemos mostrá-la a todos.
Related Media
See more
Related Sermons
See more