DEUS CUMPRE A SUA PALAVRA
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Os males de nossa sociedade.
Os males desta terra: fome, perseguição, guerras, armas de destruição em massa, terrorismo, banditismo, injustiça no planeta.
Por causa disso, temos a tendência de nos esquecer da promessa de:
13 Nós, porém, segundo a promessa de Deus, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita a justiça.
Muito hoje sofrem por nao se apegarem a esta preciosa promessa.
Do mesmo modo, os israelitas sofriam por nao se apegarem à promessa da Terra Prometida.
Em Moabe teriam os gigantes morados de Canaã.
No exílio, foram arrancados da terra por desobediencia e falta de zelo.
No exílio, ouviram a história de Abraão e Sara que leremos hoje, sendo lembrados do papel da Terra e das promessas de Deus na vida deles.
1 Sara viveu cento e vinte e sete anos.
Aqui não aparece, mas no texto original em hebraico, o versículo diz duas vezes que "esta foi a vida de Sara", enfatizando os anos que ela viveu.
Sara é a preciosa mãe de Israel; a única mulher cujo tempo de vida está registrado na Bíblia.
2 Morreu em Quiriate-Arba, que é Hebrom, na terra de Canaã. Abraão veio lamentar Sara e chorar por ela.
Lamentar e chorar… Abraão não apenas chorou em voz alta, mas cumpriu também outras lamentações tradicionais, como rasgar as próprias vestes, desgrenhar os cabelos, cortar a barba, jogar terra na cabeça e jejuar.
Depois disso, tinha que pensar no sepultamento de Sara. Estava em Canaã, mas não possuía nenhuma terra, e nem podia legalmente. Era um peregrino.
3 Depois, Abraão levantou-se da presença da falecida e falou aos filhos de Hete:
4 — Sou estrangeiro e morador entre vocês. Deixem-me adquirir uma sepultura na terra de vocês, para que eu possa sepultar a minha falecida mulher.
Abraão quis adquirir uma sepultura. Seria a primeira parte da terra que o Senhor prometeu dar a ele que realmente pertenceria a ele.
Porém, os moradores não o quiseram aceitar. Quiseram dar uma parte da terra a Abraão.
5 Os filhos de Hete responderam a Abraão, dizendo:
6 — Escute: o senhor é um príncipe de Deus em nosso meio. Sepulte a falecida numa das nossas melhores sepulturas. Nenhum de nós se recusará a ceder a sua própria sepultura, para que você sepulte a sua falecida.
Os hititas estão ávidos para fazer um favor a Abraão, mas só lhe oferecem o uso de uma de suas sepulturas, não uma "possessão perpétua"entre eles, que é o que o Senhor lhe prometeu em:
8 Darei a você e à sua descendência a terra onde agora você é estrangeiro, toda a terra de Canaã, como propriedade perpétua, e serei o Deus deles.
Depois da decomposição do corpo de Sara, os hititas poderiam usar a sepultura novamente, e não era isso que Abraão queria.
7 Então Abraão se levantou e se inclinou diante do povo da terra, diante dos filhos de Hete.
8 E lhes falou, dizendo: — Se é do agrado de vocês que eu sepulte a minha falecida, escutem-me e intercedam por mim junto a Efrom, filho de Zoar,
9 para que ele me ceda a caverna de Macpela, que pertence a ele e que fica no extremo do seu campo. Que ele a entregue a mim pelo devido preço, para que eu tenha uma sepultura entre vocês.
Abraão escolhe aquilo que seria o melhor lugar para começar a usar da terra. Não um lugar muito grande ou especial, mas onde havia uma caverna em que se poderia sepultar sua família e, eventualmente, a ele mesmo.
Abraão queria só uma pequena parte do fim do campo de Efrom.
10 Ora, Efrom, o heteu, estava sentado no meio dos filhos de Hete. Ele respondeu a Abraão, de maneira que pudesse ser ouvido pelos filhos de Hete, a saber, por todos os que entravam pelo portão da cidade:
11 — De modo nenhum, meu senhor. Escute: eu lhe dou o campo e também a caverna que nele está. Na presença dos filhos do meu povo eu lhe dou isso; sepulte a sua falecida.
Efrom estava ali, no meio das pessoas, e se levanta para dar a Abraão mais do que ele havia pedido. Na verdade, Efrom faz isso com segundas intenções, pois sabia do grande desejo e necessidade de Abraão e lhe oferece mais para ver se Abraão não lhe ofereceria o preço somente pelo campo onde estava a caverna.
Efrom aumenta o lance e oferece a caver e o campo. Em resposta, lemos:
12 Então Abraão se inclinou diante do povo da terra
13 e falou a Efrom, na presença do povo da terra, dizendo: — Mas, se você concorda, escute: pagarei o preço do campo; aceite-o de mim, e sepultarei ali a minha falecida.
Abraão aceitou a proposta de Efrom da caverna mais o campo, mas insiste que quer pagar.
Os irmãos sabem por que?
Explicar.Gn23.14-15
14 Efrom respondeu:
15 — Meu senhor, escute: um terreno que vale quatrocentas barras de prata, que é isso entre mim e você? Sepulte ali a sua falecida.
Efrom, malandramente, afirma que o terreno valia algo extremamente alto, absurdo pelos padrões da época e de hoje.
Fez talvez pensando na pressa e desespero de Abraão.
Fez também porque era costume negociar-se no Oriente Médio.
400 barras de prata seria o equivalente a 45 quilos de prata. Davi pagou somente um oitavo dessa quantia - 50 siclos de prata - ao comprar de Araúna o terreno do templo:
24 Porém o rei disse a Araúna: — Não! Eu vou comprar de você pelo que vale. Porque não oferecerei ao Senhor, meu Deus, holocaustos que não me custem nada. Assim, Davi comprou a eira e os bois por cinquenta moedas de prata.
Abraão sabe com certeza que Efrom está tirando vantagem de sua necessidade desesperada de uma sepultura...
16 Abraão ouviu Efrom dizer isso e pesou-lhe a prata de que este lhe tinha falado na presença dos filhos de Hete, a saber, quatro quilos e meio de prata, segundo o peso usado entre os mercadores.
o suspense chega ao fim
17 Assim, o campo de Efrom, que estava em Macpela, em frente de Manre, o campo, a caverna e todo o arvoredo que nele havia, e todo o terreno ao redor
18 passaram a ser propriedade de Abraão, na presença dos filhos de Hete, a saber, de todos os que entravam pelo portão da cidade.
O que lemos aqui é a típica escritura imobiliária daqueles dias. Vejam que está detalhado a localização exata do terreno, a propriedade a ele associada, os nomes do vendedor e do comprador, e das testemunhas.
Ele agora pode sepultar esperançosamente a sua esposa Sara - na esperança de que algum dia toda essa terra pertencerá à descendência de Abraão e Sara.
19 Depois, Abraão sepultou Sara, a sua mulher, na caverna do campo de Macpela, em frente de Manre, que é Hebrom, na terra de Canaã.
Mais uma vez se reforça a ideia de que o sepultamento se deu "na terra de Canaã", a terra que Deus prometeu dar a Abraão.
20 E assim, pelos filhos de Hete, se confirmou a Abraão o direito do campo e da caverna que nele estava, como propriedade para servir de sepultura.
Sara, a mãe de Israel, pode ser sepultada na própria herança; podendo descansar em paz, aguardando o cumprimento das promessas de Deus.
Deus finalmente deu a Abraão um ponto de apoio na terra prometida.
a verdade, a mesma palavra "ahuzza" (posse) é usada quando Deus convida Moisés no Monte Nebo para ver a terra de Canaã:
49 — Suba a este monte de Abarim, ao monte Nebo, que está na terra de Moabe, em frente de Jericó, e veja a terra de Canaã, que dou como propriedade aos filhos de Israel.
O campo, com a caverna de Macpela, representa toda a terra de Canaã. Deus está dando a Israel uma parcela antecipada, um sinal daquilo que há de vir. Macpela representa as primicias, por assim dizer, a colheita completa cetamente virá.
No tempo de Deus, toda a terra lhe pertencerá. O Senhor está começando a cumprir a sua promessa de dar uma pátria ao seu povo
Mais tarde, Abraão será sepultado na sua possessão na Terra Prometida:
9 Os filhos dele, Isaque e Ismael, o sepultaram na caverna de Macpela, no campo de Efrom, filho de Zoar, o heteu, em frente de Manre,
10 o campo que Abraão havia comprado dos filhos de Hete. Ali foram sepultados Abraão e Sara, sua mulher.
e bem depois dele, Isaque, Rebeca, Lia e Jacó:
29 Depois Jacó lhes ordenou, dizendo: — Vou ser reunido ao meu povo; sepultem-me junto de meus pais, na caverna que está no campo de Efrom, o heteu,
30 na caverna que está no campo de Macpela, em frente a Manre, na terra de Canaã, a qual Abraão comprou de Efrom com aquele campo, como propriedade para servir de sepultura.
31 Ali eles sepultaram Abraão e Sara, sua mulher; ali eles sepultaram Isaque e Rebeca, sua mulher; e ali eu sepultei Lia.
32 O campo e a caverna que nele está foram comprados dos filhos de Hete.
Por fim, Deus cumpre sua promessa no tempo de Josué..
45 Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o Senhor havia falado à casa de Israel; tudo se cumpriu.
Tristemente, depois de um tempo, o povo não se mostrou digno de morar no pais de Deus e foram banidos da terra levados para a Babilonia.
Antes de serem levados para a Babilonia, Jeremias compra um pequeno terreno em Anatote e é cuidadoso para que as escrituras fossem bbem guardadas por causa da seriedade com a terra.
14 — Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Pegue estas escrituras da compra, tanto a selada como a aberta, e coloque-as num vaso de barro, para que se conservem por muitos dias.
15 Porque assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Ainda se comprarão casas, campos e vinhas nesta terra.
em 587 a.C. um remanescente de Israel voltou para a terra
3 Porque o Senhor terá piedade de Sião; terá piedade de todos os seus lugares desolados. Fará o seu deserto como o Éden, e os seus lugares áridos, como o jardim do Senhor. Ali haverá júbilo e alegria, ações de graças e som de música.”
Jesus nasceu na terra de Canaã. Mas sua visão da terra prometida é muito maior do que canaã. No AT, Deus tinha prometido ao seu ungido :
8 Peça, e eu lhe darei as nações por herança e as extremidades da terra por sua possessão.
Jesus expande a promessa da terra:
5 — Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.
assim como Abraào e Israel, o povo de Deus hoje tem de aguardar pelo cumprimento final dessa grande promessa. O autor de hebreus declara que:
9 Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.
10 Porque Abraão aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e construtor.
13 Todos estes morreram na fé. Não obtiveram as promessas, mas viram-nas de longe e se alegraram com elas, confessando que eram estrangeiros e peregrinos na terra.
14 Porque os que falam desse modo manifestam estar procurando uma pátria.
Os cristãos hoje ainda buscam uma pátria. O mundo onde vivemos é um país estrangeiro, por isso é cheio de violência e injustiça.Pedro consola os cristãos que estão sofrendo injustiça e perseguição:
13 Nós, porém, segundo a promessa de Deus, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita a justiça.
e Jesus
3 E, quando eu for e preparar um lugar, voltarei e os receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, vocês estejam também.
joão teve um vislumbre desse futuro
3 Então ouvi uma voz forte que vinha do trono e dizia: — Eis o tabernáculo de Deus com os seres humanos. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles e será o Deus deles.
4 E lhes enxugará dos olhos toda lágrima. E já não existirá mais morte, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.
Da mesma maneira que ele deu a Israel um sepulcrário na terra prometida, assim também deu como primícias para a igreja do NT um sepulcro vazio. A ressurreição de Jesus é o adiantamento da nova criação prometida.
Paulo a chama de "primícias do que dormem"/.
20 Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem.
21 Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos.
22 Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo.
23 Cada um, porém, na sua ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda.
e também declara:
52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
53 Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade.
54 E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade e o que é mortal se revestir de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: “Tragada foi a morte pela vitória.”
55 “Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão?”
56 O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.
57 Graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.
no seu tempo, Deus nos dará uma pátria:
13 Nós, porém, segundo a promessa de Deus, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita a justiça.