Justiça divina e justiça dos homens
Sermon • Submitted
0 ratings
· 21 viewsNós humanos temos um conceito de justiça que é bem diferente da justiça de Deus. Precisamos nos esvaziar do conceito de nossa justiça e nos enchermos do conceito da justiça de Deus.
Notes
Transcript
Mt.20.1-15 (ver sermão 763 do Banco de Sermões)
Mt.20.1-15 (ver sermão 763 do Banco de Sermões)
Introdução
Este texto bíblico, de imediato, nos leva a perceber uma certa “injustiça” por parte do dono de terras que contrata empregados em horários bem diferentes, pagando a todos a mesma quantia - quem trabalhou o dia todo recebeu igual ao que trabalhou apenas uma hora do dia. Sinceramente, isso é justo?
Desenvolvimento
Nós humanos temos um conceito de justiça que é bem diferente da justiça de Deus.
O termo JUSTIÇA apresenta diversos significados. Está mais próximo e é quase um sinônimo de retidão. Em sentido mais restrito pode ser vista como justiça distributiva, corretiva e retributiva.
Distributiva – distribuição de coisas boas, feita por um agente a um grupo. Mt.5.45 “b”.
Corretiva – correção de injustiça passada. Lc.16.19-31.
Retributiva – é o direito ou dever de punir o transgressor, incluindo assim um elemento tanto punitivo quanto compensatório de justiça retribuidora. 2Ts.1.6-7. A justiça de Deus se torna retributiva quando o homem que peca e deixa de lado o relacionamento moral que Deus intencionou para a criação se volta novamente para Deus mediante a fé e confiança total em Deus. Jo.3.16.
Justiça é um atributo de Deus, uma relação positiva com ele na qual o ser humano age de conformidade com os padrões de justiça de Deus. (por ex. Mq.6.8; Ez.18.1-22; Ef.4.20-24).
Justiça: significa que de Deus não provém nenhum tipo de desigualdade. Ele sempre é correto, e seus juízos são perfeitos (Sl 11:7; Dn 9:7; At 17:31).
Justiça é a vontade de Deus.
Segundo Lutero, o conceito paulino de justiça se vê na declaração em favor do pecador como justo, somente mediante a fé e méritos de Cristo. É justificado por Deus apenas o que crê em Jesus Cristo. Rm.5.1; Gl.2.16.
3. Quem crê em Jesus Cristo não espera NADA da justiça humana. A justiça humana é baseada:
Naquilo que me é tradicional ou cultural pensar ou fazer;
Naquilo que me agrada; o que é feito do jeito que eu quero, como eu penso;
Naquilo através do qual eu promovo a minha vingança, minha cobrança.
Conclusão
A justiça humana é falha, vingativa e egoísta. A justiça de Deus é amorosamente distributiva, amorosamente corretiva, amorosamente retributiva.
Precisamos nos esvaziar do conceito de nossa justiça e nos enchermos do conceito da justiça de Deus.
Rm.5.1-2.