ESTUDO ATOS 18 - A messagem aos confins da terra
Sermon • Submitted
0 ratings
· 252 viewsNotes
Transcript
CONTEXTO
CONTEXTO
Aqui nesses capitulos temos o climax do ministerio de Paulo como apostolo, e talvez do livro como um todo. O evangelho não podia ser impedido e estava sendo pregado no mundo inteiro!
Capítulo 15 - O concílio de Jerusalém. O desentendimento de Paulo e Barnabe, a formação de uma nova equipe com Silas.
Capítulo 16 - A segunda viagem missionária com o objetivo de confirmar as igrejas. Timóteo se junta a equipe. A visão do varão macedônio e a mudança de planos: Em vez de confirmar as igrejas, continuar a implantação de novas igrejas nas régioes da Grécia. Paulo em Filipos e a conversão do carcereiro (v.30-31)
Capítulo 17 - Paulo e Silas em Tessalonica: O testemunho dos obreiros e o impacto da pregração (v.5-6). A nobreza dos bereianos e sua conversão. A pregação contextualizada em Atenas e as 3 reações diante da confrontação pela Palavra (v.32-34).
I - PAULO FAZENDO TENDAS (v.1-4)
I - PAULO FAZENDO TENDAS (v.1-4)
Paulo deixa Atenas e vai para Corinto (Capital administrativa da província da Acaia; cidade cosmopolita e importantíssimo centro comercial).
Se junta a um casal de Judeus: Aquila e Priscila.
Paulo trabalhou no ofício de fazer tendas para ajudar no seu sustento. Paulo não cobrava para pregar com outros faziam. Ele se orgulhava de não ser um peso para aqueles pessoas (2Co 11:7-9).
Mesmo não sendo sustentado pela obra, Paulo cumpriu o seu principal ofício que era a pregação do Evangelho (v.4).
Aplicação:
II - PAULO DE TEMPO INTEGRAL NA OBRA (v.5-11)
II - PAULO DE TEMPO INTEGRAL NA OBRA (v.5-11)
1. Paulo passa a ficar novamente de tempo integral na obra (v.5). Com a chegada de Silas e Timóteo trazendo o sustento (2Co 11.9), ele passou a dedicar-se totalmente ao ministerio da pregação apresentando a Jesus como o Messias!
2. Uma nova oposição por parte do judeus se levanta contra Paulo (v.6-7). Vimos aqui em estudos passados que a maior oposição ao evangelho vinha dos judeus. Eles fizeram oposição e blasfemaram! Apesar dessa oposiçam Paulo era fiel aos seus princípio: A palavra deveria ser pregada primeiro aos judeus (Rm 1.16). Só depois ele se voltava exclusivamente para os gentios, como vemos aqui em Corinto.
Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego;
3. O resultado da pregação (v.8). Quando a mensagem o resultado é de conversões. Crispo, chefe da sinagoga se converte a Cristo e também muitos gentios se renderam aos pés de Jesus. Duas coisas podemos esperar: Perseguição e conversões. Mas o resultado é garantido!
4. O proprio Senhor encoraja e protege a Paulo naquela missão (v.9-11). Paulo teve uma nova visão, mas dessa vez a ordem era pra ficar e enfrentar a oposição. Jesus tinha um plano de realizar uma grande de salvação naquele lugar. A mensagem de Paulo tinha um destino certo: Alcançar os escolhidos!
5. Paulo obedeceu a ordem e passou a discipulular aquelas pessoas pelo ensino da Palavra de Deus.
Aplicaçoes:
O que você tem pregado? Temos que pregar a Cristo. Ele é o messias, ele é o Salvador!
Quando somos fies na pregaçao do evangelho vamos colher os frutos, essa Palavra não volta vazia!
Temos que ter em mente que não vamos estar livres das perseguições, mas Cristo estará conosco nos encorajando e protegendo, ele prometeu a Paulo e a nós também em Mt 28.20.
A pregação da Palavra deve vir acompanhada do ensino, esse é o sentido do discipulado. Levar as pessoas a maturidade espiritual, apresentando todo homem perfeito em Cristo (Cl 1.27-28).
aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória; o qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo;
III - A OPOSIÇÃO DOS JUDEUS CONTINUA (v.12 -17)
III - A OPOSIÇÃO DOS JUDEUS CONTINUA (v.12 -17)
Os judeus tentaram um ação judicial contra Paulo, levando-o a autoridade Romana. Como o crisnianismo era um religião legal, pois era vista como uma variação do judaismo, não havia ainda a perseguição por parte de Roma, por isso o proconsul não deu atenção aquela acusação.
A perseguição oficial começou após o ano 64 pelo imperador Nero, após o grande incendio de Roma.
IV - O INÍCIO DA TERCEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA (v. 24-28)
IV - O INÍCIO DA TERCEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA (v. 24-28)
O capitulo termina com o discipulado de Apolo. Ele era um eloquente pregador, mas não conhecia muito acerca da doutrina dos apostolos. Ele era talvez um discipulo dos discipulos de João.
Ele precisou do auxilio de Aquila e Priscila que se dispuseram para discipula-lo. Ser um pessoa talentosa e eloquente não é o sufiente, é preciso entender corretamente a doutrina.
Depois desse tempo de ensino, ele passou a exercer um ministerio com mais proeminencia, com o apoio das igrejas
A mensagem de Apolo é a mesma de Paulo, que deve ser a nossa também. Pregar a Cristo como o messias pela exposiçaõ das Escrituras!
Falamos de tantas coisas, mas pouco falamos de Cristo. Temos que seguir o exemplo de Paulo, Silas, Aquila e Priscila e Apolo: Falar de Jesus para as pessoas re discipular através do ensino das Escrituras e não das nossas ideias e convicções!