Eu sou José - Gênesis 45:1-14
1Então José, não conseguindo se conter diante de todos os que estavam com ele, gritou:
— Saiam todos da minha presença!
E ninguém ficou com ele, quando José se deu a conhecer a seus irmãos. 2E levantou a voz em choro, de maneira que os egípcios o ouviam e também a casa de Faraó. 3E disse a seus irmãos:
— Eu sou José. Meu pai ainda está vivo?
E seus irmãos não lhe puderam responder, de tão assustados que ficaram diante dele.
4E José disse aos seus irmãos:
— Agora cheguem perto de mim.
E eles chegaram. Então ele disse:
— Eu sou José, o irmão de vocês, que vocês venderam para o Egito. 5Agora, pois, não fiquem tristes nem irritados contra vocês mesmos por terem me vendido para cá, porque foi para a preservação da vida que Deus me enviou adiante de vocês. 6Porque já houve dois anos de fome na terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem colheita. 7Deus me enviou adiante de vocês, para que fosse conservado para vocês um remanescente na terra e para que a vida de vocês fosse salva por meio de um grande livramento. 8Assim, não foram vocês que me enviaram para cá, e sim Deus, que fez de mim como que um pai de Faraó, e senhor de toda a sua casa, e como governador em toda a terra do Egito. 9Voltem depressa para junto de meu pai e digam a ele: “Assim manda dizer o seu filho José: Deus me pôs por senhor em toda a terra do Egito. Venha para junto de mim; não demore. 10O senhor habitará na terra de Gósen e estará perto de mim — o senhor, os seus filhos, os filhos de seus filhos, os seus rebanhos, o seu gado e tudo o que lhe pertence. 11Ali eu o sustentarei, porque ainda haverá cinco anos de fome. Do contrário, acabará empobrecendo — o senhor, a sua casa e tudo o que lhe pertence.”
12José continuou:
— Eis que vocês mesmos estão vendo, e meu irmão Benjamim vê também, que sou eu mesmo quem está falando com vocês. 13Anunciem a meu pai toda a minha glória no Egito e tudo o que vocês puderam ver. Vão depressa e tragam o meu pai para cá.
14E, lançando-se ao pescoço de seu irmão Benjamim, chorou. E, abraçado com ele, Benjamim também chorou. 15José beijou todos os seus irmãos e chorou, abraçado com eles. Depois, os seus irmãos falaram com ele.
Seja sábio, aprenda a ter intimidade
Eu sou José: não perdendo sua identidade
Há males que vem para a Glória de Deus.
Não há intenção de repreender. Ele precisa provar sua identidade (cf. 45.12); somente José conhece seu segredo. Além do mais, com seu segredo desvendado, poderão livrar-se de sua culpa reprimida.