O Espírito Santo e a evangelização
Sermon • Submitted
0 ratings
· 3 viewsNotes
Transcript
Conferência "o evangelho em toda a terra"
Rev. Marcelo Ximenes
1. A vinda do Espírito garante regeneração para os pecadores e salvação às nações.
Texto Base:
At 2:1-11
, “1 Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;2 de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados.3 E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles.4 Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem. 5 Ora, estavam habitando em Jerusalém judeus, homens piedosos, vindos de todas as nações debaixo do céu.6 Quando, pois, se fez ouvir aquela voz, afluiu a multidão, que se possuiu de perplexidade, porquanto cada um os ouvia falar na sua própria língua.7 Estavam, pois, atônitos e se admiravam, dizendo: Vede! Não são, porventura, galileus todos esses que aí estão falando?8 E como os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna?9 Somos partos, medos, elamitas e os naturais da Mesopotâmia Judéia, Capadócia, Ponto e Ásia,10 da Frígia, da Panfília, do Egito e das regiões da Líbia, nas imediações de Cirene, e romanos que aqui residem,11 tanto judeus como prosélitos, cretenses e arábios. Como os ouvimos falar em nossas próprias línguas as grandezas de Deus?
A Vinda do Espírito Santo marcou o momento em que se cumpriu as promessas de Deus de que Ele iria realizar uma Nova aliança onde o poder e a presença especial de Deus viria sobre o mundo para dar aos eleitos uma nova condição, a regeneração.
Ez 11:19-20 “19 Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne;20 para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os executem; eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.”
Jr 31:31-34 “31 Eis aí vêm dias, diz o Senhor, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá.32 Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles anularam a minha aliança, não obstante eu os haver desposado, diz o Senhor.33 Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.34 Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor, porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor. Pois perdoarei as suas iniquidades e dos seus pecados jamais me lembrarei.”
Mas não apenas isso, mas pelo poder do Espírito Santo na Nova Aliança, também o Evangelho seria pregado e alcançaria pessoas de todas as nações.
At 1:8 “8 mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.”
2) A ressurreição de Jesus marca o início de seu reinado messianico e a o envio do Espírito Santo é sinal e poder deste reinado dando início à Nova Aliança.
Texto base:
At 2:14, 29-47 14 Então, se levantou Pedro, com os onze; e, erguendo a voz, advertiu-os nestes termos: Varões judeus e todos os habitantes de Jerusalém, tomai conhecimento disto e atentai nas minhas palavras....29 Irmãos, seja-me permitido dizer-vos claramente a respeito do patriarca Davi que ele morreu e foi sepultado, e o seu túmulo permanece entre nós até hoje.30 Sendo, pois, profeta e sabendo que Deus lhe havia jurado que um dos seus descendentes se assentaria no seu trono,31 prevendo isto, referiu-se à ressurreição de Cristo, que nem foi deixado na morte, nem o seu corpo experimentou corrupção.32 A este Jesus Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas.33 Exaltado, pois, à destra de Deus tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis.34 Porque Davi não subiu aos céus, mas ele mesmo declara: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, 35 até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés. 36 Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo”.
O apóstolo Pedro anuncia que o Rei prometido, o messias, está entronizado, cumprindo assim as promessas feitas na Antiga Aliança.
Ele cita o Sl 110 e diz que aquelas promessas estavam se cumprindo.
Sl 110:1-2 “Disse o Senhor ao meu senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés. O Senhor enviará de Sião o cetro do seu poder, dizendo: Domina entre os teus inimigos.”.
Ora, o Sl 110 anuncia o Reinado e a vitória de Cristo sobre a história. Para Pedro, o derramamento do Espírito Santo era o sinal de que o Rei prometido estava entronizado, Seu reino estava inaugurado e que a Nova Aliança havia iniciado cumprindo às promessas da Antiga Aliança.
> precisamos destacar que as promessas do AT anunciam que o estabelecimento do reino do Messias culminaria na conversão das nações...
Sl 22:27-28 “Lembrar-se-ão do Senhor e a ele se converterão os confins da terra; perante ele se prostrarão todas as famílias das nações.Pois do Senhor é o reino, é ele quem governa as nações.”.
Sl 2:7-8 “Proclamarei o decreto do Senhor: Ele me disse: Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei. Pede-me, e eu te darei as nações por herança e as extremidades da terra por tua possessão.”.
3. O triunfo do Reino do messias inaugurado se mostraria pela expanção de sua verdade entre as nações, e o Rei avançaria por meio do Seu Espírito.
37 Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos?38 Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.39 Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar.40 Com muitas outras palavras deu testemunho e exortava-os, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.41 Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas. 42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.43 Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos.44 Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum.45 Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade.46 Diariamente perseveravam unânimes no templo partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração,47 louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.”.
Pecadores começaram a serem convertidos pelo Senhor, pelo poder e pela ação do Espírito, como evidência do avanço do Reino do Messias.
Jo 16:7-8 “7 Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei.8 Quando ele vier convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:”
Cl 1:13-14 “13 Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor,14 no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.”
Lc 17:21 “21 Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós.”
A obra missionária da Igreja seria bem sucedida, através da pregação do Evangelho, pois é o Espírito quem convence o homem de sua condição de pecador, e da necessidade de crer em Jesus como seu salvador. E ele faria isso com pessoas de todas as nações, como sinal e expressão do Reino glorioso de Cristo!