Se não há quem explique?
Sermon • Submitted
0 ratings
· 5 viewsNotes
Transcript
Handout
Introdução
Introdução
Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra.
Livro evangelístico
Atos 1.8 - Até capítulo 7 Jerusalém, a partir do capítulo 8 Judeia e Samaria
Como vimos no outro domingo, esse versículo é a base do livro de Atos, ele serve como índice, onde até o capítulo 7 vemos a história da igreja em Jerusalém e a partir do 8 chegamos na segunda parte, Judeia e Samaria e é exatamente nesse capítulo que eu quero refletir junto com os irmãos hoje.
No capítulo 7 vemos a trágica morte de Estevão, servo fiel de Cristo, diácono da igreja primitiva e que morreu apedrejado.
E aqui, no início do capítulo 8, Lucas nos apresenta um personagem que iria mudar a marcar a história do cristianismo. Saulo, por enquanto o perseguidor, e é sobre isso que eu queria dar um destaque introdutório. Saulo foi o cabeça da perseguição que se inicia aos cristãos aqui nesse período da história, mas como já falamos no outro domingo, foi na perseguição que a palavra de Deus foi espalhada.
Também no capítulo 8 Saulo é apresentado e junto com ele a intensidade na perseguição aumenta exponencialmente
Como vemos no versículo 1, todos foram dispersos, menos os apóstolos que permaneceram em Jerusalém, porém mesmo sem os apóstolos, “os que foram dispersos iam a toda parte pregando a palavra.”
O papel de pregar a palavra de Deus não é apenas dos líderes religiosos e sim de todo aquele que foi comissionado pelo Ide de Atos 1.8. Os apóstolos tinham acabado de designar alguns diáconos para os ajudarem com outras tarefas pois eles tinham que se dedicar a oração e a pregação da palavra (6.4), pois aquilo era prioridade para eles, mas isso não isentava todo cristão de pregar a palavra por onde ia. Nós, pastores, temos responsabilidade maior sim, mas essa tarefa não é só nossa, é de todo cristão!
Todos que haviam sido dispersos pregavam a Palavra por onde iam, e não eram os apóstolos
Filipe em Samaria
Filipe em Samaria
Filipe o evangelista, que não é o Filipe apóstolo e sim o diácono que foi escolhido junto de Estevão.
A partir do versículo 5, o destaque passa para Filipe, outro diácono, escolhido entre os sete para auxiliar os apóstolos no início da igreja, não é o Filipe apóstolo, realmente existiram 2 Filipes diferentes. Com a perseguição aumentando, Filipe fugiu para Samaria.
Disperso de Jerusalém vai para Samaria, local que havia grande preconceito entre os povos
Lembre-se que o povo Samaritano era um povo que não se dava bem com os judeus, eram um povo heterogêneo, misturado entre gentios e judeus que surgiu com a dissolução do Reino do Norte de Israel no A.T.
Samaritanos ouviam unânimes, muito interessados pelo o que Filipe pregava
E chegando lá, o texto diz que as multidões ouviam “unânimes”, ou seja, demonstravam interesse pelo o que Filipe pregava e como consequência, muitos se convertiam e através do Espírito Santo milagres eram realizados ali pela vida de Filipe.
A Palavra de Deus deve ser pregada em todos os locais, até mesmo em terras aparentemente áridas, pois quem faz florescer é o Espírito e não nós que somos apenas os semeadores
O que aprendemos com essa situação? Que a Palavra de Deus deve ser pregada em todos os lugares, mesmo naqueles onde parece que a terra será árida, pois Deus é quem faz frutificar. Na sua própria terra, em Jerusalém, Filipe foi perseguido, Estevão foi morto e em Samaria, que era um local hostil, as multidões se ajuntavam para ouvir. Muitas vezes temos medo ou vergonha de falar com tal pessoa ou ir a tal lugar, ou ir para o impacto de Carnaval pois achamos que ela não nos receberá bem, não devemos nos importar com isso, pois se o Espírito está nos conduzindo para lá, é porque Ele tem um plano e quer usá-lo!
A consequência da pregação da Palavra de Deus é a verdadeira alegria
Quando ficamos extremamente alegres por algo, nossa vontade é compartilhar com o maior número de pessoas
E a consequência disso é maravilhosa, e “houve grande alegria naquela cidade”, ta vendo a semelhança? Alegria Pra Toda Vida? É isso que iremos fazer nesse carnaval e é isso que você deve fazer sempre que tiver oportunidade na sua vida. Muitas vezes não compartilhamos o Evangelho pois esquecemos da alegria que é ser salvo por Cristo. Quando ficamos muito felizes, compartilhamos o motivo da alegria com os outros para que eles também sintam aquilo. Lembro uma vez em um jogo do Palmeiras no estádio, quando saiu um gol do Palmeiras um desconhecido virou para trás e me abraçou. Extravasando a alegria dele. Isso aconteceu também em Samaria, onde uma cidade oprimida pelo pecado, encontrou a verdadeira alegria.
Filipe e o Eunuco
Filipe e o Eunuco
Versículos 26-40
O texto relata a passagem de Simão, o mago e também a ida de Pedro e João até Samaria, onde foram verificar o que estava acontecendo ali e viram que realmente o Espírito havia vindo também para os samaritanos. Mas quero manter o foco ainda no diácono Filipe. Ele estava em Samaria, evangelizava multidões, estava dando certo a pregação e um dia o Espírito Santo ordena que ele se levante e vá para um local deserto.
Filipe estava em um local que a pregação estava dando certo e multidões o ouviam, Deus o chama para o deserto
Viagem de 60km até a estrada que ligava Jerusalém a Gaza
Imagino a cabeça de Filipe, “Ué, aqui multidões estão ouvindo, porque tenho que sair daqui e ir para um local vazio, onde não passa ninguém?”. Filipe, levantou e caminhou por aproximadamente 60km para chegar aonde Deus havia lhe dito.
Uma vida vale todo o seu investimento
Mensuramos qualidade através de quantidade - Exemplo impacto de carnaval
A primeira lição que aprendemos dessa passagem é que “uma vida vale todo o seu investimento”. Sim, Deus levou Filipe até o eunuco, é claro que ele tinha uma função estratégica também que falaremos mais a frente, mas ele retirou Filipe de multidões para pregar para apenas 1 pessoa. Muitas vezes mensuramos a qualidade do nosso ministério, do nosso evangelismo pela quantidade de gente que abordamos. Queremos ir para Tapiraí e atender 150 crianças, atender quantas pessoas conseguirmos na saúde, abordarmos o carnaval todo e visitarmos todas as casas! Mas pode ser que esse não seja o plano de Deus e que tenhamos poucas pessoas participantes. Mas isso não deve medir ou mensurar se o trabalho de Deus foi bem feito ou não, se estivermos indo ali para atingirmos uma pessoa e ela entregar a sua vida a Cristo, o impacto já valeu!
Você pode estar insistindo na evangelização de uma pessoa, persista em oração, pode ser que ainda não seja o tempo de Deus, mas com certeza Ele esta trabalhando ou na pessoa ou com certeza em você!
Saindo um pouco do projeto, você pode estar passando anos investindo na vida de uma pessoa para que ela se converta, não desista, pode não ter chegado o tempo de Deus ainda, uma vida vale o seu investimento! Pode ser que essa pessoa rejeite o evangelho, mas o quanto você não vai ter evoluído como cristão insistindo na vida dela? O quanto você não vai se desenvolver? Não desista, persevere em oração, testemunhe, esteja disponível!
O Etíope
O Etíope
Homem castrado (de nascença ou por ação humana) que era responsável pelos hárens ou por trabalhar diretamente para as rainhas
Reis não podiam se envolver com assuntos “humanos”, portanto a parte financeira ficava para a rainha-mãe
Possuía um alto cargo e provavelmente era um gentio convertido ao judaísmo, pois estava voltando de Jerusalém
Quem era o eunuco? Eunucos eram homens castrados que, de nascença ou na maioria das vezes por ação humana, que trabalhavam no cuidado dos haréns, da esposa ou das mães dos reis como era o caso. Esse eunuco possuía um alto cargo no governo, sendo responsável pelas finanças de Candace, que na verdade não era um homem, mas um título de rainha-mãe que exercia certos cargos para o rei, pois na crença deles os reis eram descendentes de deuses e não podiam lidar com assuntos “humanos”, como negócios por exemplo e destinavam para a rainha-mãe cuidar disso. Ele provavelmente era um gentio convertido, que estava voltando de Jerusalém, onde havia ido adorar. Porém tem uma característica em Dt 23.1
— Aquele a quem forem esmagados os testículos ou cortado o membro viril não entrará na assembleia do Senhor.
Não podiam participar da Assembléia, ou seja, um homem de um bom cargo, bem remunerado provavelmente mas que não era livre, não tinha a opção de ter filhos, não tinha a opção de gerar uma família, não podia nem entrar no templo para adorar, um homem preso.
Que diz que Eunucos não podiam participar da assembléia, provavelmente isso valia até aquela época e ele apesar de toda a viagem para adorar não podia entrar no templo para participar da assembléia, ficando na parte de fora.
Ou seja, um homem importante, com alto cargo, provavelmente bens, mas que havia sido punido na vida, não podia gerar descendentes, vivia preso, e buscava conhecer mais da palavra, provavelmente para preencher um vazio que fazia parte da sua vida, porém não conseguia entender.
Filipe está parado na beira da estrada quando vê a carruagem se aproximando
Filipe está parado na estrada no meio do deserto quando vê uma carruagem vindo, talvez uma comitiva devido ao cargo, quando sensível ao direcionar do Espírito, logo corre para abordá-lo.
Coragem e sensibilidade ao agir do Espírito
Segunda coisa que tiramos de lição, para evangelizar você precisa de coragem e sensibilidade ao Espírito. Filipe ouvi o Espírito lhe direcionando até a carruagem, poderia argumentar que era um homem rico que não lhe daria ouvidos, poderia deixar passar e esperar o próximo, mas não, teve a coragem de correr até a carruagem para abordá-lo.
Muitas pessoas tem coragem mas não tem sensibilidade, insistem da forma errada, no local errado, do jeito errado
Muitas vezes temos coragem mas não estamos sensíveis ao direcionamento do Espírito, batemos cabeça por querer fazer as coisas, a evangelização do nosso jeito, insistindo demasiadamente na pessoa ou na forma errada. E outras vezes estamos sensíveis, temos certeza que o Espírito está nos direcionando para aquela pessoa mas não temos coragem de agir.
Outras tem sensibilidade, tem certeza que é ação do Espírito direcionando para tal obra ou pessoa mas não tem coragem de agir
Precisamos crer que o poder, a sabedoria, o agir vem pelo Espírito, mas que nossa ação, nossa submissão a ser usado por ele faz parte do processo. Como falamos ontem aqui no treinamento do projeto, pode ser que lá em Tapiraí você esteja com medo, com vergonha, se achando incapaz, mas a coragem que você precisa vem de Deus, você só precisa se permitir! Você que fez sua inscrição já respondeu ao Ide de Jesus, já disse “Eis-me aqui, envia-me a mim” como Isaías, agora a coragem vai ser colocada em você também pelo Espírito em resposta a sua sujeição.
Lembram de atos 1.8, a coragem e capacidade vem pelo poder do Espírito, precisamos nos colocar à disposição, responder “Eis-me aqui, envia-me a mim”
Como entenderei se não há quem explique?
Um bom evangelista precisa entender a Palavra de Deus para poder explicá-la
A terceira característica que podemos observar aqui de um bom evangelista é que um bom evangelista precisa entender da Palavra de Deus. E quando eu falo de entender da Palavra não estou falando de seminário, curso intensivo de teologia nem nada do tipo. Estou falando de entender o que é o Evangelho e o plano da salvação de Jesus por nós, entender o necessário da Bíblia para poder explicar para aqueles que necessitam.
Quantos saberiam explicar o texto caso ouvissem alguém lendo perto de vocês? Isaías 53, cerca de 600 anos antes de Jesus e profetizava exatamente sobre o que Jesus passaria.
Um auto exame ai para os irmãos, não vou pedir para levantar as mãos, mas se no ônibus, ou fila de um médico vocês escutassem alguém lendo essa passagem de Isaias, quantos saberiam qual é a passagem e sobre o que ela fala para poder perguntar “Entendes o que lês?”. O eunuco estava lendo Isaias 53, um capítulo que relata a profecia de Cristo em detalhes, mesmo sendo escrito 600 anos antes, não poderia ter um texto mais apropriado para a pregação do Evangelho para ele.
Deus prepara todas as coisas, o local deserto, a pessoa no local, a abordagem, o texto que a pessoa está lendo, o interesse da pessoa em entender sobre aquilo
Conseguem ver como Deus prepara tudo? Deus envia Filipe para um local deserto, Deus prepara um etíope para passar por aquela estrada, Deus direciona Filipe para abordá-lo, Deus permite que ele não entenda o que estava lendo, Deus permite que ele lesse um texto muito evangelístico, facilitando muito a vida de Filipe. O Etíope poderia ter sido rude, respondido de forma grossa, feito pouco caso daquele cidadão correndo atrás da carruagem dele, mas não, foi humilde em reconhecer que precisava de ajuda.
- Quando nos permitimos ser usados por Deus, nos colocamos a disposição Dele, ele conduz as coisas da melhor forma possível e tudo vai se encaixando. A pessoa, o lugar, o texto, o contexto.
O Batismo
O Batismo
O que me impede de ser batizado? Homem cheio de proibições
Conhece a liberdade espiritual do pecado e se transforma no início da missão de Deus no continente africano
Nada o impedia de ter acesso ao Pai, nada o impedia de ser batizado, nada o impedia de se tornar um missionário
Por fim vemos o batismo do eunuco, e o interessante é a pergunta dele. O que me impede de ser batizado? Um homem que era acostumado a tantos impedimentos, que era acostumado a ser proibido e preso a tantas coisas não podia achar diferente com aquela mensagem nova. Algo aqui não vai ser para mim.
Um homem acostumado a proibições, a preconceitos havia encontrado a liberdade, a verdadeira liberdade. Nada o impedia de ter acesso ao Pai, nada o impedia de ser batizado se cresse de todo o coração.
O Espírito Santo através de Filipe levou alegria de verdade para a cidade de Samaria e levou liberdade eterna para o eunuco. Agora ele voltaria para a África e iniciaria a missão de Deus naquele continente.
Conclusão
Conclusão
Como Filipe em Samaria vemos que todos os locais, até os mais improváveis devem ouvir da palavra de Deus
Com Filipe e o eunuco vemos que uma vida vale todo o esforço
E para sermos bons evangelistas vimos que é necessário coragem, sensibilidade ao Espírito e é necessário conhecimento da Salvação para levá-la aos outros
Filipe levou alegria para Samaria e Liberdade para o Etíope e nós, o que levaremos para o nosso próximo?