Homilia Celebração da Palavra 11/02
Sermon • Submitted
0 ratings
· 3 viewsNotes
Transcript
Eclo 15.16-21
Eclo 15.16-21
Na 1ª leitura, tirada do livro do Eclesiástico, encontramos uma orientação muito interessante a todos nós. Aliás, este livro do Eclo, é um dos primeiros livros de instrução, provérbios e ensinamentos éticos existentes. Em outras palavras, é um livro que nos orienta sobre o que é certo e errado.
Qual é esta orientação? O ser humano possui total liberdade para escolher entre o bem e o mal, o certo e o errado. Ele começa dizendo “Se quiseres...” Ele diz mais: tudo o que o homem escolher lhe será dado. E isso serve para todos: adultos, jovens e crianças. Ninguém está autorizado a fazer o mal.
O salmo que nós ouvimos é uma resposta a esta leitura: Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo!
É um salmo voltado para a obediência da Lei, um salmo que nos pede um compromisso: defender a Lei, praticá-la, pois ela nos levará a felicidade.
A 2ª leitura nos fala de uma cidade que deu muito trabalho para Paulo: A cidade de Corinto. Um deles, estava na busca dos cristãos daquela cidade em buscar o que ele chama de “sabedoria do mundo”. E qual o risco de desejar esta sabedoria? Ora, ela foi a responsável pela paixão e morte de Jesus. Judeus e romanos, achavam que a possuíam de tal forma que não reconheceram naquele homem simples de nazaré, filho de Maria e José, o Messias, o Cristo.
Esta sabedoria não respeita os fracos, os pobres, os doentes, as viúvas e os órfãos. Ela está ligada aos poderosos. Para convencer os habitantes de corinto a desistirem dela, convida a comunidade a buscar a sabedoria de Deus, enviada a nós por seu Espírito Santo. Se tivermos a coragem de buscá-la, isto é, de amar a Deus, nem olhos viram, nem ouvidos ouviram o que está reservado para quem buscá-la.
No Evangelho, Jesus ainda está na montanha ensinando e nos chama a buscar a justiça e a não se conformar com o mundo ao nosso redor. Em outras palavras, Jesus nos chama a assumir um compromisso que envolva uma mudança de vida. Ele nos chama a amar. Os fariseus e escribas, sabiam de cor os mandamentos da lei, mas não amavam a Deus, pois não amavam os seus irmãos.
Ele não está dizendo que a Lei está errada, mas que ela não é cumprida de forma radical, indo até as últimas consequências. Uma nova forma de interpretá-los. Por isso que vemos alguns comportamentos que chamam a nossa atenção: oferecer a outra face, cortar a mão e se reconciliar com seu irmão. Quando tivermos a coragem de amar o próximo, ao ponto de perdoá-lo, de enxergá-lo como alguém que é importante, neste momento, estaremos vivendo esta justiça superior ensinada por Jesus.
Em nome do Pai...