Precisamos falar sobre o inferno

Evangelismo  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript
Handout
Handout

Isaías 1

Nova Versão Internacional 1.2 Uma Nação Rebelde

2 Ouçam, ó céus! Escute, ó terra!

Pois o SENHOR falou:

“Criei filhos e os fiz crescer,

mas eles se revoltaram contra mim.

3 O boi reconhece o seu dono,

e o jumento conhece a manjedoura

do seu proprietário,

mas Israel nada sabe,

o meu povo nada compreende”.

4 Ah, nação pecadora,

povo carregado de iniqüidade!

Raça de malfeitores,

filhos dados à corrupção!

Abandonaram o SENHOR,

desprezaram o Santo de Israel

e o rejeitaram.

5 Por que haveriam de continuar a ser castigados?

Por que insistem na revolta?

A cabeça toda está ferida,

todo o coração está sofrendo.

6 Da sola do pé ao alto da cabeça

não há nada são;

somente machucados,

vergões e ferimentos abertos,

que não foram limpos nem enfaixados

nem tratados com azeite.

7 A terra de vocês está devastada,

suas cidades foram destruídas a fogo;

os seus campos estão sendo tomados

por estrangeiros, diante de vocês,

e devastados como a ruína que eles

costumam causar.

8 Só restou a cidade de Sião

como tenda numa vinha,

como abrigo numa plantação de melões,

como uma cidade sitiada.

9 Se o Senhor dos Exércitos

não tivesse poupado alguns de nós,

já estaríamos como Sodoma

e semelhantes a Gomorra.

10 Governantes de Sodoma,

ouçam a palavra do SENHOR!

Vocês, povo de Gomorra,

escutem a instrução de nosso Deus!

11 “Para que me oferecem

tantos sacrifícios?”,

pergunta o SENHOR.

“Para mim, chega de holocaustos de carneiros

e da gordura de novilhos gordos.

Não tenho nenhum prazer

no sangue de novilhos, de cordeiros e de bodes!

12 Quando vocês vêm à minha presença,

quem lhes pediu que pusessem os pés em meus átrios?

13 Parem de trazer ofertas inúteis!

O incenso de vocês

é repugnante para mim.

Luas novas, sábados e reuniões!

Não consigo suportar suas assembléias

cheias de iniqüidade.

14 Suas festas da lua nova

e suas festas fixas, eu as odeio.

Tornaram-se um fardo para mim;

não as suporto mais!

15 Quando vocês estenderem as mãos em oração,

esconderei de vocês os meus olhos;

mesmo que multipliquem

as suas orações,

não as escutarei!

As suas mãos estão cheias de sangue!

16 Lavem-se! Limpem-se!

Removam suas más obras

para longe da minha vista!

Parem de fazer o mal,

17 aprendam a fazer o bem!

Busquem a justiça,

acabem com a opressão.

Lutem pelos direitos do órfão,

defendam a causa da viúva.

Esse primeiro capítulo de Isaías reflete de maneira suscinta o resto do livro.
(v 2-8) Há uma acusação contra a rebeldia de Israel, e a consequência dessa situação (que geralmente é a terra devastada e/ou domínio da terra por outros povos inimigos).
Isaías chega a dizer que até o burro e o jumento (considerados animais mais ignorantes) reconheciam seus senhores, mas Israel não reconhecia a Deus
Mas quem é esse povo rebelde? o que comem, onde vivem, o que fazem?
(v 11-15) vai responder essa pergunta. Esse "povo rebelde" era o mesmo que apresentava sacrifícios ao Senhor. Os que "estavam na presença do Senhor", inclusive os que oravam, ofertavam e seguiam a "agenda de Deus"
A resposta de Deus é clara: Ele não receberia NADA daquilo, e não tinha sequer algum prazer com tudo aquilo que faziam
(v 16-17)então Deus faz um chamado ao arrependimento (lavem-se, limpem-se, renunciem a más obras), e também dá uma direção ao caminho (aprendam a fazer o bem e busquem a justiça)
A EVIDÊNCIA EXTERNA DO RITUALISMO VAZIO DE JERUSALÉM ERA TANTO A PRESENÇA DE OBRAS MÁS COMO A AUSÊNCIA DE BOAS OBRAS
Resumindo, o povo rebelde e que praticava obras más era o mesmo povo que sacrificava e orava diante de Deus, e observe que o caminho traçado pelo Senhor é o de boas obras (cuidar dos órfãos, viúvas)
agora, essa hipocrisia me lembrou de algo...
PECADORES NAS MÃOS DE UM DEUS IRADO (1741, Enfield, USA)
Os relatos dizem que a palavra foi tão forte que as pessoas começavam a chorar e gritar copiosamente a ponto do sermão precisar ser interrompido por vezes, e nem se sabe ao certo se o sermão conseguiu ser finalizado.
Em suma, o sermão apresenta (biblicamente) de que muitos estão indo para o inferno, e só ainda não foram porque o Senhor Deus em sua infinita soberania e misericórdia AINDA tem os preservado (da mesma maneira que o Senhor poupou seus remanescentes Is 1:9). Mas Edwards relembra algumas vezes que Deus não é obrigado a poupar a vida de ninguém, e que sua Ira só não é manifesta pela Sua própria vontade.
O próprio texto de João 3:18 vai dizer isso, que "Quem crê em Jesus não é condenado, mas quem não crê JÁ ESTÁ CONDENADO.
E de maneira magistral e com ilustrações que até hoje são estudadas, Edwards apresenta a agonia que é o inferno e também diz que "homens não convertidos andam sobre o inferno em uma cobertura podre, e há inúmeros lugares nessa cobertura tão fracos que não suportam o menor peso, e tais lugares não são visíveis. As flechas da morte voam desapercebidas ao meio-dia; a visão mais nítida não pode discerni-las"
Ele também vai dizer que "Não há nada entre vocês e o inferno a não ser o ar; é apenas o poder e o mero prazer de Deus que os sustentam"
Ele vai falar que ainda que saibamos e creiamos na existência do inferno, não acreditamos no fundo que poderemos ir pra lá. Ele chega a dizer que se pudesse entrevistar todos aqueles que estão agora no inferno, eles diriam que também não imaginavam que isso poderia acontecer com eles, mas de que de maneira subta, como um ladrão, eles foram lá.
E a ênfase dele no sermão não era para aqueles que estavam nas festas e bebedices, mas para quem estava naquele culto.
Quando digo que precisamos falar sobre o inferno, não é para que saiamos nos dias do carnaval e abordemos as pessoas dizendo que elas estão indo para o inferno, mas é para nós, para vocês que preciso falar do inferno.
Minha intenção não é produzir medo para que você vá ate o Senhor, mas despertar você. O medo pode até despertar, mas não pode produzirem nós amor pelo Senhor.

Agora um outro texto como o de Isaías, que aponta essa hipocrisia (é o de 1João 4:7-21))

Nova Versão Internacional 4.7 O Amor de Deus

7 Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 8 Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. 9 Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele. 10 Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. 11 Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar uns aos outros. 12 Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós.

13 Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito. 14 E vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo. 15 Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus. 16 Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor.

Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele. 17 Dessa forma o amor está aperfeiçoado entre nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, porque neste mundo somos como ele. 18 No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.

19 Nós amamos porque ele nos amou primeiro. 20 Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. 21 Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão.

Quem diz que ama seu a Deus mas odeia seu irmão é mentiroso. A hipocrisia novamente aqui.
E toda lógica do texto consiste em que SE o amor de Deus está em mim,e esse amor é o que consiste no fato de que o Pai enviou o Filho por proficiação dos nosso pecados (ou seja, nos salvou), logo devemos amar nosso irmão com esse amor. E SÓ PODEMOS AMAR PORQUE ELE NOS AMOU PRIMEIRO.
Indo pelo caminho inverso, se não amamos nosso irmão, então o amor de Deus não está em nós , o que indica a nossa perdição e nosso destino infernal.
Agora a palavra irmão (adelphos no grego original) diz respeito sobre irmão de sangue, ou da mesma nacionalidade, mesmo povo. Ou seja, qualquer que seja o próximo.
Mas quem é nosso próximo?
É justamente essa pergunta que Jesus responde em Lucas 10, quando conta a parábola do Bom Samaritano. E aqui mais uma vez ele aponta a mesma hipocrisia
Ele conta quem um homem no caminho foi assaltado e espancado e largado a beira da estrada. Então passa um sacerdote e o ignora, depois um levita e também ignora, mas então um samaritano (que culturalmente representa a pessoa mais improvável a ajudar) é o que ajuda o homem ferido.
Então Jesus mostra que aquele que amou o próximo não foi o sacerdote nem o levita, mas aquele que agiu.
Agora o começo dessa história tem algo importante. O homem que faz a pergunta para Jesus faz essa pergunta: Jesus, o que faço para herdar a vida eterna. Jesus o pergunta: o que a lei diz? então o homem responde que é "amarás o Senhor teu Deus… e o próximo como a ti mesmo", e após Jesus aprovar a resposta, então é que o homem pergunta: "mas quem é meu próximo?"
Veja que Jesus não ignora o "AMAR O PRÓXIMO" como critério para herdar a vida eterna.
Não estou de maneira nenhuma afirmando que aquele que pratica a boa obra para com o próximo garantiu a salvação (a salvação é pela fé em Cristo Jesus), mas estou dizendo que aquele que acha que ama o Senhor mas não ama o próximo está provavelmente fora da condição de herdeiro da vida eterna. E isso porque denunica a condição do coração.
É por isso (entre outras coisas) que Tiago vai dizer em seu livro que "a fé sem obras é morta"
Um outro texto que ilustra isso é Mateus 25:35-40
Nova Versão Internacional 25.31 O Julgamento das Nações

34 “Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo. 35 Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; 36 necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’.

37 “Então os justos lhe responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? 38 Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? 39 Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar?’

40 “O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’.

Agora, ainda que todos esses textos desde Isaías, 1 João, Evangelhos de Lucas e Mateus, digam com clareza a respeito de caridade e auxílio "social" ao necessitado… quero pegar carona no sermão de Edwards e fazer uma pergunta:
Como podemos saber que muitos estão caminhando num teto podre sobre o inferno e prestes a desabar sem qualquer aviso prévio, e ainda assim não os amarmos a ponto de lhes apresentar o caminho da salvação?
Ou então, como podemos oferecer um pão que alimenta o estômago momentaneamente e logo perde seu efeito, mas não oferecer o pão da vida que aliementa para a eternidade?
Agora, como podemos nem oferecer o pão da vida, muito menos o pão que alimenta o estômago?
Como podem ser os que mais trabalham na igreja, mas não fazer NADA por quem está lá fora? Como pode? Jesus disse: "Vão aprender o que significa isto: Desejo misericórdia, não sacrifícios" Mt 9:13
Uma ação como essa do carnaval que vamos fazer não tem nada a ver com inventar uma programação legalzinha, mas estamos tentando viver o CRISTIANISMO. Quando fazemos um workshop de evangelismo, não é para sermos legais, mas é para sermos capacitados para viver o CRISTIANISMO.
Algo está muito errado.
Paro. Penso. Busco uma resposta. E dentro de mim uma palavra grita: EGOÍSMO.
Como podemos ser egoístas a ponto de passar por uma pessoa e saber que se ela não encontrar Jesus, será facilmente engolida pelo inferno (que está como leão ao nosso redor para nos tragar,) e seguirmos nosso caminho como se não fosse nada?
Como podemos ser egoístas a ponto de ver o enfermo sofrer e não orarmos por cura com receio do que vão pensar de mim caso não de certo? E QUEM É QUE SOMOS NÓS?
Como podemos ser egoístas ao ponto de pedirem esmolas pra nós e nossa resposta for: desculpa, não tenho nada. SÉRIO? Aparentemente nem a verdade nós temos.
Uma pessoa não é egoista quando não divide aquilo que não tem, mas quando não divide aquilo que tem EXEMPLO DA BICICLETA). Nós temos o amor de Deus? Nós temos a verdade que liberta? Então se não dividimos, somos dos egoístas os maiores.
O egoísmo aponta a realidade daqueles que são inimigos da cruz de Cristo
Nova Versão Internacional 3.12 Prosseguindo para o Alvo

há muitos que vivem como inimigos da cruz de Cristo. 19 O destino deles é a perdição, o seu deus é o estômago

Apelo

Por fim, pego emprestado mais uma vez o sermão de Edwards, onde ele traz a forte ilustração de que
"o arco da ira de Deus encontra-se armado, a flecha, preparada na corda, a justiça apontando a flecha para o seu coração, o arco tensionado, e não é senão a mera vontade soberana de Deus, a de um Deus irado, sem qualquer promessa ou obrigação, que impede a flecha de ficar impregnada em um instante com seu sangue.
Assim são todos vocês que nunca passaram por uma grande mudança de opinião causada pelo gigantesco poder do Espírito de Deus sobre sua alma. Todos aqueles que nunca nasceram de novo e nunca se tornaram novas criaturas, ressuscitando dos mortos em pecado para um estado de luz e vida nova que nunca haviam experimentado, no entanto, vocês podem ter reformado sua vida em muitas coisas e terem tido afeições religiosas, talvez mantendo uma forma de religião em sua família na intimidade e na casa de Deus, podendo ser rigorosos quanto a isso, ainda assim estão nas mãos de um Deus irado. Não é senão a mera vontade dele que impede que sejam tragados neste momento pela destruição eterna"
Em outras palavras, ainda que haja em sua vida práticas religiosas e até certo padrão cristão moral na sua jornada, ainda assim o inferno pode ser uma realidade bem plausível pra você.
Então voltemos ao texto inicial de Isaías 1:16-17 para seguir o chamado do Senhor
Nova Versão Internacional 1.2 Uma Nação Rebelde

16 Lavem-se! Limpem-se!

Removam suas más obras

para longe da minha vista!

Parem de fazer o mal,

17 aprendam a fazer o bem!

Busquem a justiça,

acabem com a opressão.

Lutem pelos direitos do órfão,

defendam a causa da viúva.

Precisamos nos arrepender e nos converter dos nossos maus caminhos, e assim praticando o bem.
Related Media
See more
Related Sermons
See more