Afiados e Desafiados
Casamentos • Sermon • Submitted
0 ratings
· 3 viewsNotes
Transcript
Pv.27.17
Pv.27.17
Introdução
Dou-me ao luxo de trabalhar com os dois termos: “Afiar” e “Desafiar”.
A sabedoria sagrada de Pv.27.17 nos passa a ideia de que um relacionamento a dois percorre uma estrada, ou tempos de desafios, de “des-ajustes” e “ajustes” a cada dia. Casais sabem de que eu estou falando.
Desenvolvimento
Cada pessoa tem consigo como herança os jeitos e trejeitos familiares (hábitos, costumes, sotaque, maneirismos, gostos) que, à medida que compartilha seu cotidiano com o outro, estas marcas vão sendo alteradas. Isso faz parte do ajuste entre os dois, posto que cada pessoa é ímpar com suas qualidades ou defeitos.
Cada um traz sua vida afiada segundo seus padrões de origem. Um nunca é igual ao outro, pois cada um é diferente de qualquer outro! Então, duas pessoas são, pela lógica, dois fios, duas lâminas afiadas, cada uma a seu jeito! Um apresenta uma têmpera mais leve, de mais fácil manejo. O material de que é moldado possibilita um manuseio mais leve, mais confortável por quem o afia. Outro pode ser de uma têmpera mais acentuada, consistente, não trabalhável até, exigindo recursos ou tecnologia “a laser” para que possa receber um novo fio (corte). E à medida que compartilham a vida a dois, se “DES-AFIAM” – isto é, um instiga o outro para a realização de alguma coisa, normalmente além de suas competências ou habilidades; pode até ocorrer a desestabilização de um ou de outro, até que ambos se conformem e assumam a mesma forma de ser ou de agir.
Duas situações esperam os desafiantes: (1) ou se amoldam um ao outro, (2) ou se afastam por incompatibilidades.
Alguns casais, por se tornarem des-afetos (afeto: Sentimento de imenso carinho que se tem por alguém), não se suportam e se separam, ou são excluídos da vida (feminicídios, homicídios). São muitos os casais que iniciam uma caminhada e após um tempo se desafeiçoam e buscam na separação a solução para sua vida.
Outros casais, porém, vencem anos, muitos anos mantendo o afeto permitindo a permuta das opções pessoais em favor do outro. Um afiando o outro; um desgastando o outro; desse desgaste surgem as limalhas (produto dos desgastes. São muitos vida afora).
Creio que os “casais casados” que estão aqui conosco já têm passado por estes desgastes; e se estão aqui é porque vêm superando cada um deles, buscando a manutenção de “Um só fio”. Apesar de serem duas subjetividades, duas pessoas diferentes, uma está afiando a outra, e as duas se parecem; quanto mais o tempo passa, mais se assemelham no comportamento. Isso é o resultado de um ser AFIADO pelo outro. Vocês, casais, estão sendo afiados um pelo outro. E por isso querem permanecer juntos, confirmando os seus votos de compartilharem a vida juntos para toda a vida. Por esta razão, resolvem nesta noite, consolidarem esta decisão que um dia tomaram – de viverem juntos como marido e mulher – e pediram a concretização do vosso casamento, mediante a realização desta cerimônia.
Conclusão
Nossa oração é que Deus confirme o desejo de permanecerem juntos como marido e mulher, que vocês estão a demonstrar publicamente, permitindo-se serem afiados através dos desafios de cada dia. Assim permita nosso Pai Celeste. AMÉM.
Seguem “Votos & Alianças”.