O paciente zero

Justificado  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 17 views
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →

Introdução

Goppelt (2002, p. 376), estudando a descrição de Paulo do assunto “justificação e reconciliação”, afirma que justificação e santificação, descrevem “o mesmo processo sob aspectos diferentes” e, claro, tendo Jesus como autor. Aí então consigo entender que quando o apóstolo está apresentando o tema, (1ª lição) a justificação é a experiência de uma vida inteira.
Na semana passada estudamos que, no tempo certo, Deus mostrou seu amor quando Jesus morreu por pecadores perdidos e condenados. Somos todos nos! Estamos justificados como resultado da justificação que recebemos em Cristo, aguardando a justiça que receberemos quando Ele voltar. É a experiência de uma vida inteira!
Hoje vamos estudar sobre o “paciente zero” na condição do pecado.
Rm 5:12-14 (NVI) Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram; pois antes de ser dada a lei, o pecado já estava no mundo. Mas o pecado não é levado em conta quando não existe lei. Todavia, a morte reinou desde o tempo de Adão até o de Moisés, mesmo sobre aqueles que não cometeram pecado semelhante à transgressão de Adão, o qual era um tipo daquele que haveria de vir.

O paciente zero

Uma nova pesquisa apresentada em artigo publicado pela revista Science na 5ª (18.nov.2021) mostra que a origem da covid-19 pode ter sido em um mercado na cidade de Wuhan, foco inicial pandemia. Segundo o virologista da Universidade do Arizona, Michael Worobey, uma mulher que trabalha como vendedora de frutos-do-mar no local seria a “paciente zero” da doença, a primeira a ter sido infectada pelo novo coronavírus, ainda em dezembro de 2019.... (https://www.poder360.com.br/internacional/vendedora-de-mercado-em-wuhan-foi-a-paciente-zero-da-covid-diz-estudo/).
Quando penso em tudo que passamos na pandemia, no hospital, quando as pessoas estão entre a vida e a morte, do que vale essa informação? Por outro lado para a pesquisa e desenvolvimento dos meios de tratamento e prevenção das doenças, é importante descobrir como tudo aconteceu.
Creio que em se tratando da condição pecaminosa que nos encontramos, não faz muito sentido discutir a origem, no entando, para entender a dimenção do que nos envolve, precisamos entender como tudo aconteceu.
Recapitulando a história da criação...
Se foi Eva a primeira pecadora, por que se diz que Adão foi o primeiro? Porque a humanidade começou com ele!
Outra pergunta inquietante é: que culpa tenho no que ele fez? 1ª lição: Se Deus tivesse testado cada um, conhecendo você como se conhece, o resultado seria diferente?
Quando estava no seminário aprendi que a humanidade foi criada com uma personalidade corporativa… 2ª lição: o que afetou Adão afetou a todos porque ele era a humanidade.

Uma complexa explicação de Paulo

“...pois antes de ser dada a lei, o pecado já estava no mundo. Mas o pecado não é levado em conta quando não existe lei. Todavia, a morte reinou desde o tempo de Adão até o de Moisés, mesmo sobre aqueles que não cometeram pecado semelhante à transgressão de Adão...”

A questão principal

“...o qual era um tipo daquele que haveria de vir.”

Conclusão

Hoje vimos que o pecado é uma maldição herdada, mas vimos também que, a semelhança de Adão que transmitiu o pecado, a justificação também é transmitida. Nesse sentido 3ª lição: Em Cristo, a justificação é uma bênção adquirida!
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.