MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 55 views
Notes
Transcript

Igreja Batista Logos 12/02/2023

Texto Base: Rm5:1-11 “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu. De fato, no devido tempo, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu pelos ímpios. Dificilmente haverá alguém que morra por um justo, embora pelo homem bom talvez alguém tenha coragem de morrer. Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda, por meio dele, seremos salvos da ira de Deus! Se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele me…”
A) INTRODUÇÃO
Reconciliação é uma mudança de inimizade para amizade. É mútua, ou seja, é uma mudança forjada em ambas as partes que estiveram em inimizade.
Quando pensamos no plano de salvação e em todos os seus aspectos fica claro que existia uma barreira entre nós e Deus. A desobediência do primeiro casal teve grandes consequências e afetou a todos nós. O pecado nos faz inimigos de Deus.
Em Col1:21-22 “Antes vocês estavam separados de Deus e, na mente de vocês, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês. Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação,”
A palavra usada se refere a uma mudança feita no caráter pessoal do pecador que deixa de ser um inimigo de Deus através das obras más, cede a ele sua plena confiança e amor.
Em 2Cor5:20 “Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus.”
O apóstolo suplica aos coríntios que sejam “reconciliados com Deus”, isto é, que deixem de lado sua inimizade.
1Jo2:1-2 “Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo.”
A justiça exige a punição dos pecadores. A morte de Cristo satisfaz a justiça e assim nos reconcilia Deus. Esta reconciliação faz de Deus nosso amigo e permite-lhe perdoar e salvar-nos.
O ministério da reconciliação: O ministério e a palavra da reconciliação consistem na proclamação da obra expiatória realizada por nosso Senhor Jesus Cristo. Dessa forma, Deus propiciou aos cristãos ser um elo de reajuntamento, de reunião e de reconciliação dEle com a humanidade.
B) DESENVOLVIMENTO
PAZ COM DEUS POR MEIO DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO - Pela manhã conversamos sobre a renovação da mente, não tornarmos a forma do mundo. O pecado gera vergonha, escondemos de Deus. (Adão e Eva). A reconciliação é essa ponte construída pelo sangue de Cristo que derruba toda e qualquer barreira e nos aproxima de Deus. Muitos não valorizam essa benção, muitos nem pensam nesse ponto, muitos vivem como se nem soubessem dessa graça, mais não é nosso caso.
GLORIAMOS PELA FÉ NESSA ESPERANÇA - O ministério da reconciliação nos proporcionou acesso pela fé a essa graça. Nessa noite por exemplo já oramos e louvamos e tudo isso crendo que Deus está aqui, e porque temos essa certeza? Essa certeza vem pelo fato de que agora fomos reconciliados.
TRIBULAÇÕES, PERSEVERANÇA, EXPERIÊNCIA, ESPERANÇA - O povo de Deus não se alegra apenas na glória futura, mas também nas provações e tribulações do presente, não porque elas sejam agradáveis, e sim porque produzem uma transformação gradual, que torna os crentes cada vez mais semelhantes a Cristo. Em todo esse processo não precisamos temer, isso porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi dado.
PROPICIAÇÃO - A reconciliação envolveu uma grande oferta, a justiça exige a punição de pecadores. Paulo escreve que em raras ocasiões, até mesmo um ser humano morrera por um justo, ou por uma pessoa boa. O amor de Deus, no entanto pertence a uma categoria totalmente diferente do amor humano, pois Cristo não morreu por justos nem por aqueles que fizeram coisas boas para os outros, e sim por pecadores, isto é, por ímpios, pessoas injustas, que vivem em deliberada rebelião contra Deus.
SALVOS DA IRA DE DEUS - Os cristãos estão agora justificados em virtude do sangue de Cristo, isto é, o sangue que Ele derramou ao morrer na cruz. Portanto, nós podemos estar certos de que seremos salvos da ira de Deus no dia do juízo.
C) CONCLUSÃO
Nós não precisamos achar que temos somente relacionamento com Deus na Igreja, ou que existe um ritual para esse relacionamento.
O Sangue de Cristo é a oferta de Deus para reconciliação.
Bom, e agora? O que devo fazer?
GRATIDÃO
OBEDIÊNCIA
SANTIDADE
AMOR.
Related Media
See more
Related Sermons
See more